Seca: Prefeitos de PE não aprovam medidas anunciadas por Dilma e protestam

por Carlos Britto // 03 de abril de 2013 às 12:34

As medidas contra a seca anunciadas ontem (02) pela presidente Dilma Rousseff, durante reunião do Conselho Deliberativo da Sudene não agradou muitos prefeitos do Sertão. Na manhã desta quarta-feira (03), a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) manifestou-se sobre as ações e divulgou uma nota de protestos contra o governo federal.

Acompanhem:

A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), em nome dos municípios do Estado de Pernambuco, vem a público externar seu mais veemente protesto contra a medida do Governo Federal, que mais uma vez prorroga a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), penalizando os municípios, o elo mais fraco da corrente federativa, em favor da grande indústria automobilística situada no Sul do País, aprofundando as desigualdades regionais. Isso repercute negativamente na execução das políticas públicas e sociais de âmbito municipal, em prejuízo dos milhares de brasileiros e brasileiras que vivem nos pequenos municípios.

Se por um lado as sucessivas perdas de receita e a maior seca das últimas décadas tem fragilizado financeiramente os municípios, por outro lado, o Governo Federal tem repassado cada vez mais atribuições para nossas Prefeituras, sem qualquer tipo de compensação financeira. Na reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE, a presidenta Dilma Roussef anunciou algumas ações emergenciais, importantes para este momento de seca, mas insuficientes para aliviar a grave crise estrutural que se abate sobre os municípios, fruto da marginalização a que foram submetidos.

O anúncio de máquinas e equipamentos, embora relevantes, não atendem as necessidades de abastecimento urgentes que se impõem, considerando-se a insuficiente capacidade de produção do mercado. Alguns deles somente serão entregues no final do ano de 2013.

Por outro lado, as negociações celebradas com o Ministério da Integração Nacional, na reunião realizada em 18 de março na sede da AMUPE, bem como a ocorrida em Brasília, com representantes de 07 Estados do Nordeste, em 20 de março, não foram consideradas e não avançaram, frustrando as expectativas criadas. Para os prefeitos pernambucanos, é lamentável a insensibilidade do Governo Federal para com a dura realidade enfrentada pelos municípios, sobretudo os mais afetados pela estiagem. É na porta dos Prefeitos e não nos gabinetes de Brasília, que batem, a cada dia, milhares de homens e mulheres aflitos por água, ração para os animais, emprego, renda e alternativas de sobrevivência. Uma população historicamente sofrida, cansada de migalhas e de ações emergenciais. Não é possível que o governo federal se mantenha inerte.

Os prefeitos pernambucanos esperam do Governo Federal sensibilidade e medidas eficazes de superação, concedendo aos municípios os recursos necessários. Os municípios se constituem o parceiro federativo de maior capilaridade, com acesso direto à população e capacidade de atendimento de forma mais ágil e eficaz. Por isso, os prefeitos pernambucanos esperam que a presidenta Dilma reveja seu posicionamento e trate os entes federativos de forma mais respeitosa, descentralizando a gestão e os recursos financeiros fundo a fundo, através do cartão de defesa civil, promovendo, assim, o atendimento imediato, conforme requer a situação, alcançando, dessa forma, melhoria de vida para milhares de brasileiros e brasileiras.

ASSOCIAÇÃO MUNICIPALISTA DE PERNAMBUCO – AMUPE

 

Seca: Prefeitos de PE não aprovam medidas anunciadas por Dilma e protestam

  1. carla Carvalho de Novaes disse:

    Patriota perdeu o bom censo!, será que os prefeitos acham que os recursos do seguro safra, bolsa familia, bolsa estiagem, tratores, carros pipas e poços que Dilma estar mandando aos municipios vem de onde ? Porque ele não diz logo que os prefeitos querem administrar estes recursos do jeito deles !
    Querem que o governo liberem um cartão de crédito para os prefeitos, pra que eles gastem com tudo…. menos com a seca.
    Patriota, você não confia no seu governador??? Não se preocupe ele vai enviar os recursos bem direitinho pra vc em Afogados, pense que ele vai mandar!! já mandou!!!!
    Os prefeitos estão chorando porque sabem o governador que tem, traidor, manipulador, arrogante, o Cel do Pernambuco vai ficar com os recursos da seca pra cobrir o rombo de SUAPE.
    Vão pedir o de vcs ao governador!!!!

    1. CARCARÁ disse:

      KKKKKKKKKKKKKKK! É ISSO AÍ GAROTA!
      Êta EDUARDO CAMPOS perigoso! O CORONELZINHO DO SERTÃO pernambucano articula direitinho a AMUPE para desgastar o governo Dilma, com a intenção de se projetar para a próxima eleição presidencial, mas com a presidente Dilma ele topa, depois da sua vinda à Serra Talhada – PE, com uma gestão aceita por 79% da população, e a confiança dos prefeitos do nosso Estado e dos demais municípios do Nordeste, que apesar de enfrentarem a pior seca dos últimos 30 anos não estão no desespero, o CORONELZINHO quer criar factóides pós reunião do Conselho Deliberativo da Sudene. Mas, não adianta não, CORONELZINHO, o povo pernambucano sabe que é o Governo Federal quem comanda as obras estruturadoras do Estado, é só para lembrar: Porto Suape, Transnordestina, Transposição, Megas Adutoras… e agora, neste ano de 2013, Arco Metropolitano para desafogar o transito do Recife e a instalação da Fiat. E tem mais, investimos dessa natureza são realizados por todo país, não importando a cor partidária de quem se encontra à frente de Prefeituras ou Estados. E o CORONELZINHO??? NÃO DÁ CONTA SEQUER DA COMPESA QUE É UM DESASTRE EM PERNAMBUCO. DUDU COM DILMA VC TOPA, ELA NÃO É LULA PAZ E AMOR.

  2. Daniel Ferreira disse:

    ESSA CARLA E CARCARA DEVE GANHA UM BOM DENHEIRO DO P T PARA SER TAO PUCHA SACO .

  3. simplício disse:

    Aos poucos Dilma vai esvaziando a mochila do governador e de seus prefeitos. O povo vai sentir a linha direta do governo federal atendendo a todos. Até outubro vocês verão se FBC ainda aparece neste cenário do governador. Ou o Dudu baixa a bola e volta de vez ou FBC se afastará dele. Todos nós já sabemos que por Dudu o próximo candidato a governador do estado não será FBC. Por Dila e Lula o nosso FBC será candidato sim. Aliás o Lula deve isto a FBC há muitos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários