Seca castiga zona rural de Lagoa Grande

por Carlos Britto // 10 de setembro de 2011 às 12:26

Mais de 7,5 mil pessoas estão sofrendo com a seca na zona rural de Lagoa Grande (PE), no sertão do São Francisco. A situação vem preocupando a prefeita Rose Garziera (PMDB) que tem feito o que pode para não deixar a população de localidades do entorno dos distritos de Jutaí e Açude Saco, área de sequeiro, sem receber o líquido. “Estamos sozinhos, atendendo a população com três carros pipa na região mais atingida pela estiagem em nosso município”, disse a prefeita, que decretou emergência no município no mês de julho (reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, através da portaria 364).

A Prefeitura tem contado apenas com o apoio do carro pipa do Governo do Estado, que chega através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Mas quando a quilometragem atinge o limite, de 3 mil/mês, o veículo não pode mais levar água para as comunidades e apenas a administração municipal fica com a tarefa.

“A Operação Carro Pipa do Exército está parada há dois meses, o que tem deixado os moradores ainda mais apreensivos com a falta de água. No Exército a explicação é que se aguarda o repasse de recursos do Ministério da Integração Nacional, o que ainda não aconteceu”, revelou o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar.

O consumo médio tem sido de 20 litros de água por pessoa no dia, quando o recomendado pela ONU é de 100 litros. “É um problema sério e que vem se agravando, principalmente a partir deste mês quando o clima fica ainda mais quente com temperaturas acima dos 30 graus em média”, lamenta Reginaldo frisando que tem recebido cerca de 200 pessoas por dia na secretaria relatando a situação da seca em suas comunidades e pedindo ajuda para levar água á região.

O ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, tem reiterado que os recursos destinados à operação coordenada pelo Exército estão sendo repassados regularmente – não só para Lagoa Grande, como os demais municípios da região. (com informações/fotos ascom PMLG)

Seca castiga zona rural de Lagoa Grande

  1. Insatisfeito por demais disse:

    Procuro esses pipa da Prefeitura e não encontro, onde será que estão colocando água já que os unicos pipas que estão atendendo a população e não a prefeitura, são os do IPA conseguido através da oposição. Vá trabalhar Secretario não fique pegando carona juntamenter com a Prefeita.

    1. população angustiada disse:

      Pelo que observo você esta muito mal informada, o carro pipa e do governo federal e a água que falta e do governo estado, por tanto o maior culpado quem é? Quem é que não faz o que realmente e de sua responsabilidade e competência?

  2. interior disse:

    Insatisfeito por demais eu acho que vc está mal informado ou está se fingindo de cego ver as coisas e finge que ñ ver.
    pq esse pipa vermelho que é dirigido por Edilson ou flavinho ele é da prefeitura e ele está colocando água sim.

  3. Carlos Carvalho disse:

    e tambem castiga zona urbana em petrolina no bairro terras do sul moradores estão andando mais de 2km para buscar agua.

  4. Rio São Francisco disse:

    A sede na margem do Rio e os políticos levando água para outros Estados. Espero que esse PT não agonize o nosso Rio.

  5. ElanFigueiredo | O'zZ Lispectolatras™ disse:

    Nossa nem eu toO vendoO esses carros de distribuição de água para os assentamento da zona rual da cidade é por issoO que a prefeita declarou situação de emergência pela parte da zona rural e naum para a zona urbana. #FatoO.

  6. vaqueirama do interior disse:

    Por que o pipa da prefeitura não da conta para colocar água nas escolas primeiro pela falta competências da gestão a escola de Jutaí frequentemente libera os alunos mais cedo por falta da água. enquanto isso o pipeiro recebe ordem do Chefe Distrital para abastecer sua casa, inclusive numa caixa adquirida com recursos da APL que ficava no Parque Exposição Paulo Fernando, que o mesmo (Vandaido) retirou e colocou na sua casa. Em outros tempos isso aí dava inquérito
    administrativo, ou improbabilidade administrativa. Porem o que faz o governo que esta nada por que? por que não tem comando com seus secretários que vivem derrubar o trabalho da prefeita que perdeu o comando.
    acorda Rose as vais recebidas em Jutaí é por essa e outras

  7. Estamos de Olho disse:

    Pessoal o problema de Lagoa Grande não é só a seca, o grande problema que nós temos em Lagoa grande é a falta de compromisso dessa gestão, do Secretario da Agricultura e Coordenador da Defesa Civil que não faz nada para atenuar o problema da “SECA” tem inúmeras cisternas e poços artesianos não concluídos nos municípios e alguns por determinação de que por direito devia solicitar que fosse concluído o senhor “Chico do Sindicato” que está selecionando as pessoas que deve receber ou não e está seleção está condicionada a vinculação política.

    Vamos dar um basta nisso.

  8. DE OLHO disse:

    TUDO QUE VAQUEIRAMA DO IMTERIOR FALOU É VERDADE O UNICO CARRO PIPA QUE EXISTE É O DA PREFEITURA E ESSE NÃO DA CONTA.
    E A HISTORIA DO CHEFE DISTRITAL DE JUTAÍ TER TIRADO A CAIXA DAGUA DO PARQUE É VERDADE ELE TIROU E DISSE QUE A CAIXA TINHA SIDO ROUBADA SÓ VIVE CRIANDO POBLEMA E QUERENDO TOMAR OS TERRENOS DO POVO EM JUTAÍ.
    E ESSE SECRETARIO DE AGRICULTURA É MUITO PEGADOR DE CARONA ESSES PIPAS QUE ELE FALOU NÃO APARECEU AINDA É SÓ CONVERSA FIADA O POVO NÃO AGUENTA MAIS TANTA CONVERSA MOLE VER SE TRABALHA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários