Seagri já entregou 23 mil caprinos a agricultores familiares

por Carlos Britto // 05 de setembro de 2009 às 19:33

cabritos“Do bode se aproveita até o berro, que é a melodia do Sertão”. Com esse entendimento, a Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma (Seagri) está incentivando e melhorando geneticamente a caprinovinocultura, principal cadeia produtiva do semiárido baiano.

Com o projeto Sertão Produtivo, desenvolvido pela Seagri e que compõe o Programa Terra de Valor, o Governo do Estado da Bahia vai entregar, até o final do ano, 38,2 mil animais, entre caprinos e ovinos. Até o momento foram atendidas 4,6 mil famílias em 77 municípios, com 23,8 mil animais já entregues

Segundo destaca o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, além de garantir a melhoria genética e o aumento do rebanho no estado, a ação do Governo traz a sustentabilidade para a região semiárida e para mais de sete mil famílias, com geração de emprego e renda. A Bahia lidera o ranking nacional de caprinos com um rebanho estimado em 4,5 milhões de cabeças e está em segundo lugar na criação de ovinos, com 2,5 milhões, superada apenas pelo Rio Grande do Sul.

Cada família selecionada pelo projeto recebe cinco matrizes melhoradas de caprinos ou ovinos. O impacto do melhoramento genético do rebanho é garantido através da distribuição dos animais em regime de doação rotativa. Cada família beneficiada nessa fase do programa doará a mesma quantidade de animais para uma segunda família, num prazo de 18 meses. As raças distribuídas possuem dupla aptidão (carne e leite) e se adaptam muito bem ao semiárido, com alta taxa de fertilidade e baixo custo de criação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.