Os primeiros dias do Carnaval 2025 de Petrolina transcorreram sem anormalidades, segundo informou a prefeitura municipal. Ontem (3), a Secretaria de Segurança Pública divulgou um balanço das ocorrências durante o período festivo e nenhum incidente grave foi registrado.
De acordo com a pasta, foram feitas 23 atuações operacionais, entre elas mediação de conflitos, furto, pertences perdidos e recuperados e remoção de ambulantes irregulares. Foram feitas 15 abordagens.
A estratégia deste ano foi fechar as saídas de algumas ruas do Centro e deixar somente duas entradas na Praça da 21 de Setembro e uma na Orla. Essa iniciativa concentrou os locais de revista, fazendo com que as equipes de segurança privada apreendessem 30 armas brancas – entre facas e tesouras.
Saúde
O cenário não tem sido diferente quanto à saúde pública. No balanço inicial da folia, os registros também seguiram normais. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Atenção Especializado (CTA/SAE) estão atuando nos polos da folia.
Com três ambulâncias – uma em cada polo – e um estande na Orla, o Samu registrou sete ocorrências, e apenas uma precisou ser direcionada para uma unidade hospitalar. No trabalho de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), até agora o Centro de Testagem e Aconselhamento distribuiu 4.800 preservativos masculinos, 820 femininos e 180 kits contendo preservativos e lubrificantes.
Presente na festa para garantir aos foliões alimentos e bebidas inspecionados e com garantia para o consumo, os inspetores da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) verificaram as barracas das festas. Apenas em duas foram identificadas irregularidades. O gelo oferecido não era o apropriado para consumo. Alguns ambulantes não apresentavam a certificação para comercializar e foram notificados pelos inspetores sanitários.


