Saudado como herói, piloto da Avianca que evitou tragédia é homenageado por Lossio com Medalha Senador Nilo Coelho

por Carlos Britto // 15 de abril de 2014 às 07:30

comandante avianca_640x360comandante avianca (2)_640x360Saudado como “herói” pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o piloto Eduardo Verly recebeu na noite de ontem (14), das mãos de Lossio, a Medalha Senador Nilo Coelho (honraria máxima do município) por ter livrado de uma tragédia pouco mais de 40 passageiros do voo da Avianca que seguiam de Petrolina a Belo Horizonte (MG). O fato aconteceu no final de março e ganhou repercussão nacional.

Momentos antes da entrega da honraria, ocorrida no auditório do Senai, Verly comentou, numa coletiva à imprensa local, como fez para realizar um pouso de emergência em Brasília (DF), após ter detectado problemas no trem de pouso da aeronave.

Ele lembrou ter ficado por cerca de 40 minutos sobrevoando a capital federal a fim de esvaziar a grande quantidade de combustível do tanque da aeronave e forçar o pouso. “Minha atitude foi preventiva, porque eu diminui os riscos de uma explosão se houvesse uma quebra do trem de pouso e vazamento de combustível na hora que o avião tocasse o chão”, explicou.

Verly ressaltou que, apesar da manobra fora dos padrões, nenhum passageiro entrou em pânico. “Tanto que 45 minutos depois, 20 passageiros continuaram seus voos”, acrescentou. O piloto atribuiu o desfecho feliz do fato, além de sua experiência, aos passageiros terem se mantido calmos durante o incidente e à Avianca estar preparada. “O que ninguém vê é o que a empresa fez, que foi levar os passageiros para uma sala e conversar eles. O plano dela (Avianca) para esse tipo de evento funcionou perfeitamente”, disse o comandante. Ele também fez questão de mencionar os constantes serviços de manutenção nas aeronave, bem como a qualificação dos seus funcionários, promovidos pela companhia.

Valorização

Verly também comentou algumas críticas surgidas após Lossio anunciar que lhe entregaria a Medalha Senador Nilo Coelho pelo seu ato. Reconhecendo não ter feito “mais do que a obrigação”, o comandante no entanto lembrou que atitudes parecidas de outros pilotos – a exemplo do que pousou com um boeing na água, em Nova Iorque, e outro que forçou o pouso de uma aeronave na Rússia – receberam homenagens semelhantes. “Por que só homenageamos os estrangeiros? Por que nós, brasileiros, não podemos homenagear a prata da casa?” disse, mostrando-se orgulhoso pela honraria.

Para o prefeito as críticas são “absolutamente normais”, uma vez que passou pela mesma situação quando decidiu construir monumentos para homenagear respectivamente a bíblia, seis pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial e o primeiro bispo da cidade, Dom Malan. Lossio voltou a dizer que o piloto teve uma atitude heroica ao conseguir realizar a manobra com sucesso. “Ser herói não é fazer as coisas impossíveis, porque estas são difíceis de fazer. Ser herói é fazer as coisas possíveis muito bem feitas”, declarou.

Saudado como herói, piloto da Avianca que evitou tragédia é homenageado por Lossio com Medalha Senador Nilo Coelho

  1. GUILHERME VITOR disse:

    DIGAM-ME!!!
    FALEM-ME!!!!!
    POR QUE O PREFEITO NAO CONDECORA CADA FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA COMO HERÓIS POR RECEBEREM BAIXOS SALÁRIOS…QUANDO A PREFEITURA PODERIA LHES PAGAR O JUSTO???.
    POR QUE NAO CONDECORA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO….SAÚDE PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS COMO VERDADEIROS HERÓIS? CLARO QUE ME REFIRO TAMBÉM AOS DEMAIS FUNCIONÁRIOS DE OUTROS E OUTROS SETORES…APENAS CITEI DOIS EXEMPLOS MAIS CLÁSSICOS!!
    POR QUE??
    SOMENTE ELE SABE RESPONDER ESTA PERGUNTA!!.
    DIRIA ELE:
    — DEMAGOGIA É O MEU FORTE!!!

  2. PROFESSORA MUNICIPAL disse:

    A PRIORE ,ELE DEVERIA RECONHECER E VALORIZAR OS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO QUE SÃO HERÓIS QUE TRABALHAM SEM CONDIÇÕES DE TRABALHOS E SEM UM AUMENTO SALARIAL MERECIDO.NÓS PROFESSORES,POR EXEMPLO TEREMOS UM AUMENTO DE APENAS 5% NO PISO SALARIAL,QUANDO O FEDERAL ORIENTA 8,32%.

  3. Watergate disse:

    Por isso, Julio Lossio, você ta muito longe de ser um Herói. Pois nunca fez bem feito tudo que era possível. Na verdade você nunca fez nada mesmo!
    Procura teu rumo!

  4. Ademar Nonato Barbosa disse:

    Parabéns pela atitude do Sr. Prefeito, como é satisfatório alguém ser reconhecido mesmo cumprindo o seu dever como relata esse grande equilibrista do ar que usa a lei da física para planar no espaço na condução da maior invenção do homem, que realiza o sonho de crianças e adultos nessa máquina que diminui as distâncias sobrevoando terra e mares em grande velocidade. Quando o mesmo fala das críticas, infelizmente vivemos momentos da fuga dos valores morais e desencontro de entendimentos humano, tais acontecimentos nos distância de grandes nações onde o reconhecimento a atos de heroísmo ou defesa de vidas seja enaltecidos pela sociedade. Parabéns Petrolina.

  5. Everaldo Aleixo disse:

    Homenagem merecida pelo desempenho nota dez na sua função de Piloto.

  6. Ricardo Miranda disse:

    ESSE VÔO IA PARA BRASÍLIA E NÃO BH, por favor, né?

  7. POPO disse:

    O Papagaio de pirata esta lá……Querendo se aparacer…… Já foi Papagaio de F.B.C. e agora sempre ao lado do Prefeito de Brincadeira.. ( JUlio Lossio Balão)

  8. POPO disse:

    O papagaio é Landin como sempre….rsrsrsrsrssr Teve uma teta ele ta Lá…. Vergonha esse cara ai… Chamar de Vereador? Não não não… Cai Fora Impostor.

  9. Rafael disse:

    Esse Eduardo aí não merece nada! A poucos dias atrás ele falou mal, xingou e atacou a nossa querida região nordeste! Disse que nós somos um povinho escroto, que não sabemos oferecer bons serviços às pessoas e ao país! É um verdadeiro tirano neofacista e xenofóbico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários