São Gonçalo é o bairro com maior infestação do mosquito da dengue em Petrolina, aponta levantamento

por Carlos Britto // 03 de dezembro de 2015 às 09:33

GEDC0544

Durante coletiva de imprensa promovida ontem (2), a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, apresentou os resultados do Levantamento Rápido de Infestação do mosquito Aedes Aegypti (LIRAa), que mostra os bairros com maior índice de infestação do mosquito da dengue.

Segundo o levantamento, em 1º lugar aparecem os bairros São Gonçalo, Jardim Petrópolis e a Vila Chocolate. Em 2º lugar estão os bairros Dom Avelar, São Jorge e Terras do Sul. Já em 3º lugar aparecem o Jardim Brasília, Cohab IV, Cohab V, Alto do Cocar e Jardim Amazonas. Em 4º e último lugar estão as comunidades do João de Deus e  Loteamento Bela Vista.

Devido aos números, a secretária explicou que estas comunidades receberão atenção especial. “Estes bairros são os de maior interesse neste momento, pela concentração de mosquito. Mas os nossos agentes estão andando de casa em casa”, afirmou.

Perigo que vem da água

A preocupação é que, além de transmitir o vírus da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é hospedeiro de dois outros vírus que causam a febre chikungunya e o zika – este último tem relação direta com o surto de microcefalia.

Segundo o LIRAa, os depósitos predominantes onde são encontradas as larvas do mosquito são vasos de plantas, ralos de varanda e calhas, depósitos de água sem tampa, lixo e sucatas em pátios de ferro velho. Por isso, as recomendações das equipes de saúde são vistorias frequentes, limpeza de calhas e vedação dos depósitos de água.

Devido ao problema, a Lúcia informou que um ofício já foi enviado à Compesa para que a Companhia tome providência com relação à falta d’água que obriga os moradores a armazenar o líquido nas suas casas.

Temos estudos que comprovam que 82% dos casos de infestação de dengue têm relação com o acúmulo de água. Então encaminhamos um ofício para a Compesa pedindo que ela se posicione sobre a falta de água que obriga as pessoas a armazenarem água em suas casas. Tem bairros que ficam dois, três dias sem água  e não tem outra alternativa a não ser armazenar água”, informou.

São Gonçalo é o bairro com maior infestação do mosquito da dengue em Petrolina, aponta levantamento

  1. Luiz Domingos de Carvalho disse:

    No bairro de Areia Branca, principalmente na área que envolve o Bodódromo, plantamos bastante NIM. Suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina, veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no CONTROLE DE PRAGAS. Nesse último quesito, tem chamado a atenção por ser excelente no CONTROLE BIOLÓGICO de diversas pragas e doenças que atacam plantas e animais no campo.
    Tínhamos uma infestação de Potó, capazes de provocar sérias lesões na pele, hoje, desapareceu.
    Com este trabalho de plantar o Nim e cuidar desta planta, os resultados já estão aparecendo com a diminuição de pragas nesta área do nosso bairro – Areia Branca.
    Este projeto de arborização da área do Bodódromo foi realizado com recursos próprios.
    Abraços,
    Luiz Domingos de Carvalho
    Presidente da AESA

  2. GUILHERME VITOR disse:

    ESTAS INFESTAÇÕES SE DÃO POR FALTA DE CUIDADOS ANTERIORES.
    NEGLIGENCIAM PENSANDO QUE TUDO BEM E OS MOSQUITOS SE PROLIFERANDO PRINCIPALMANTE NOS BAIRROS QUE NAO TEM ESTRUTURA.
    HÁ MOSQUITOS…ASSOLA UMA EPIDEMIA POR CONTA DO DESCASO PÚBLICO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários