Petrolina recebeu esta semana as representantes da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, responsáveis por Pernambuco, Valmira Costa e Ana Cristina Nunes. Elas realizaram uma visita técnica ao município, a fim de conhecer a realidade da saúde local, verificar in loco o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e apresentar suas considerações para auxiliar a gestão municipal na qualificação do serviço.
A primeira parte da visita ficou concentrada na vistoria da Central de Regulação do Samu, na Cohab Massangano, e da sua base descentralizada na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializada (AME) Lia Bezerra, no bairro José e Maria. Em seguida, as técnicas do Ministério reuniram-se com representantes de municípios que integram a VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (VIII Geres).
Na reunião, que contou com a participação dos secretários municipais de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta; de Cabrobó, Carmen Diana Cavalcanti; e Lagoa Grande, Severino Vieira dos Santos, além de representantes de Santa Maria da Boa Vista, Maria Graziela Lima; da 8ª Geres, Maria das Graças Vivian; da diretora atenção especializada de Petrolina, Juliana Granja, e do coordenador do Samu Petrolina, Tiago Acioli. Os gestores tiraram suas dúvidas sobre o Samu e discutiram a possibilidade de Petrolina tornar-se uma Central de Regulação Regional, responsável pela coordenação do serviço nos municípios que compõem a 7ª, 8ª e 9ª Geres.
De acordo com a técnica do Ministério da Saúde, Valmira Costa, a gestão municipal de Petrolina organizou com qualidade a instalação do Samu e criou uma estratégia bem direcionada, tanto na sua Central, como na base descentralizada, ligada à unidade de Saúde da Família. Segundo ela, hoje o Ministério tem uma meta, que é regionalizar o Samu em todo o país – iniciativa que já foi abraçada por Pernambuco e pode fazer de Petrolina a quarta Central Regional do estado. (Com informações da Ascom PMP c/foto)


