As fogueiras e fogos de artifício são uma tradição do ciclo junino, mas ao mesmo tempo representam um sério problema à saúde pública. Incidentes envolvendo queimaduras são muito comuns nessa época e, infelizmente, muitos acabam em consequências graves – tendo, sobretudo, crianças como vítimas. Por este motivo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Petrolina reforça os cuidados que a população deve adotar para evitar casos desse tipo.
O Samu recomenda adquirir fogos de artifício apenas em locais autorizados, observando a classificação etária e as instruções de uso; não utilizar álcool ou gasolina para acender fogueiras, pois isso pode provocar explosões e queimaduras graves; as crianças devem ficar afastadas de fogueiras e fazer uso de fogos de artifício sempre sob supervisão de um adulto responsável; e é necessário evitar o manuseio de fogos de artifício após o consumo de bebidas alcoólicas, pois poderá haver comprometimento da coordenação motora.
Caso um acidente aconteça, é fundamental agir com rapidez e cautela. Para isso o Samu dá as seguintes orientações: Resfriar a área queimada com água corrente por, no mínimo, cinco minutos; retirar peças que podem perpetuar a queimadura, como relógios, anéis ou outros adornos; cobrir o local com um pano limpo e seco, sem aplicar substâncias caseiras como manteiga, pasta de dente ou café; procurar atendimento médico imediatamente, principalmente em casos de queimaduras extensas ou que atingem regiões sensíveis do corpo; e em caso de dúvidas, acionar o Samu pelo telefone 192.


