Salgueiro inova com plataforma para gestão de animais retirados das ruas

por Carlos Britto // 09 de janeiro de 2026 às 11:05

Foto: Coordenadoria de Comunicação/PMS divulgação

Em Salgueiro (PE), Sertão Central, a Secretaria de Saúde colocou em funcionamento no município, nessa quinta-feira (8), a Plataforma PetLife, uma solução inovadora que facilita a gestão pública, promovendo o bem-estar animal. O objetivo é melhorar os serviços prestados aos animais em situação de rua e domésticos, modernizando o setor.

Idealizado e desenvolvido por pesquisadores do Campus Salgueiro do IFSertãoPE, o sistema vai auxiliar a prefeitura no cuidado a animais recolhidos das ruas, que ficam sob custódia do poder público. A implementação do serviço em Salgueiro aconteceu em cerimônia no Centro de Proteção Animal (CPA), com presença do prefeito Fabinho Lisandro, acompanhado de sua equipe de governo, vereadores, pessoas envolvidas na defesa animal e representantes da equipe desenvolvedora do PetLife.

Com a plataforma, o governo municipal pode fazer o gerenciamento completo dos animais recolhidos, principalmente cães, desde o registro, castração e acompanhamento de saúde, até o processo de adoção responsável. Além disso, os pets podem ser identificados por meio de microchip e QR Code, com o armazenamento de dados e fácil acesso ao histórico do animal na nuvem.

A PetLife tem compatibilidade com todos os microchips do mercado, unificando as informações dos animais em uma base segura e inteligente, permitindo o registro de exames, cirurgias, vacinas e todo o histórico médico de forma segura e acessível. Os dados podem ser acessados pela prefeitura através de um aplicativo e um site, enquanto a população em geral pode fazer o acompanhamento de forma prática e fácil pelo aplicativo. No programa mobile, o tutor se cadastra e verifica a fila de castração sem sair de casa, o que garante mais transparência, comodidade e eficiência ao serviço.

Melhorias para os pets

Usando o aplicativo, as pessoas também podem adotar um animal; acompanhar vacinas, banhos e vermifugação; fazer a gestão da saúde do animal; reportar maus-tratos e ataques; localizar animal perdido, com ajuda do microchip; e agendar procedimentos. O sistema também conta com um módulo para a prefeitura e outro para veterinários. O objetivo é transformar a qualidade de vida de cães e gatos, por meio de suporte e políticas públicas eficazes e inovadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários