Saiba como denunciar presença de animais de grande porte soltos em Juazeiro

por Carlos Britto // 15 de junho de 2023 às 20:10

Foto: PMJ

A população de Juazeiro (BA) tem um canal direto para fazer denúncias sobre a presença de animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade. Através do número (74) 3612-3581 – contato da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) -, os cidadãos podem comunicar a presença de cavalos, jumentos e outros animais que estejam perambulando em vias públicas. 

De acordo com a Semaurb, o trabalho de recolhimento foi intensificado e o objetivo é proteger a população de possíveis acidentes, riscos à saúde, danos ao patrimônio e perturbação pública. Conforme a pasta, somente no último mês de maio foram recolhidos 11 cavalos das ruas, os quais foram encaminhados para o curral municipal. 

O proprietário só poderá reaver o animal após justificar-se na Semaurb e pagar multa no valor de R$ 163,00. Em casos de reincidência, o valor da multa é dobrado. Caso o proprietário não regularize a situação dentro do prazo legal, a prefeitura poderá tomar medidas adicionais, como a venda do animal ou fazer o encaminhamento para instituições filantrópicas ou de pesquisa, ou ainda fazer doação.

Conscientização

O gestor da Semaurb, Islédio Bandeira, enfatiza que a conscientização dos proprietários é mais importante do que a aplicação de multas. O objetivo é retirar os animais de circulação, pois representam riscos de acidentes tanto para veículos quanto para pedestres. “Nossa fiscalização continuará atenta para coibir essa prática. Primeiro, fazemos advertências, mas em caso de reincidência, aplicamos multas. Os animais têm reações imprevisíveis, e a presença deles soltos pela cidade pode causar acidentes graves“, avaliou o secretário.

Quem não quiser fazer a denúncia por telefone, pode registrar a demanda do modo tradicional, indo direto na sede da Semaurb, na Rua Oscar Ribeiro, s/nº, Centro de Juazeiro, das 8h às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários