SAC-BA amplia emissão da nova CIN a pescadores da região do São Francisco

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2025 às 20:00

Foto: Ascom Saeb/divulgação

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Bahia, por meio da equipe SAC Itinerante, ampliou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) exclusivamente a pescadores. Nos próximos dias, o atendimento acontece em Barra, Riachão das Neves e Sítio do Mato, contemplando 4,2 mil pescadores destas cidades. A ação faz parte da segunda etapa do Projeto Pescador Cidadão, um atendimento especial de emissão da CIN para pescadores em 21 municípios da região do Rio São Francisco. Durante os meses de novembro e dezembro de 2025, o intuito é atender a cerca de 31,7 mil pescadores.

Em Barra, a 655 km de Salvador, o atendimento é até quarta-feira (19) e acontece no Colégio Estadual de Tempo Integral da cidade. Em Riachão das Neves, vai até esta terça-feira (18), no distrito de São José, próximo à Colônia de Pescadores; e em Sítio do Mato, os pescadores serão atendidos até quarta-feira (19), no Colégio Estadual de Tempo Integral Nossa Senhora do Rosário. Em todos os municípios, o horário de atendimento é de 8h às 17h.

O documento é exigido para que profissionais da pesca tenham acesso ao seguro defeso, benefício concedido pelo governo federal durante os períodos de proibição da atividade pesqueira. O projeto teve início no dia 9 de setembro, na cidade de Vera Cruz, com 1,3 mil pescadores atendidos. No total, a primeira etapa atendeu a mais de 24,5 mil pescadores de camarão, de 26 municípios baianos.

O Pescador Cidadão é uma iniciativa conjunta da Bahia Pesca, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Rede SAC, Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e Secretaria de Educação (SEC). Vale ressaltar que os pescadores atendidos são direcionados pela Bahia Pesca, não havendo atendimento por demanda espontânea neste projeto. Aqueles que não tiverem sido informados devem procurar suas colônias de pesca ou associações pesqueiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários