A fim de diminuir o lançamento de objetos indevidos e resíduos nas redes coletoras de esgoto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE), iniciou em Janeiro um trabalho de mapeamento em alguns pontos comerciais da cidade, onde a ocorrência de entupimento da rede de esgoto era constante.
Identificados esses pontos, o órgão iniciou a fase de testes, com a construção de uma caixa de gordura pré-moldada em um dos estabelecimentos da cidade. Concluída essa fase de teste, o SAAE iniciou este mês a construção de mais dez caixas de gordura em outros estabelecimentos comerciais da cidade.
O chefe do setor de esgoto, Evidal Freitas, informou que o objetivo da caixa é reter a gordura antes de entrar na tubulação.“Com esse primeiro resultado vamos ampliar a construção das caixas para outros estabelecimentos”, disse Freitas, que lembrou aos comerciantes sobre a importância de ter uma caixa de gordura. “evitamos com isso as obstruções da rede coletora de esgoto e diretamente estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente”, destacou Evidal.
O empresário Aloísio Manoel (Batata), disse que antes de instalar a caixa de gordura no seu comércio, a cada 15 dias tinha que chamar a equipe do SAAE para desobstruir a rede. “Estou muito satisfeito com construção da caixa. Já estou há dois meses sem ter nenhum problema de entupimento na rede de esgoto”, informou o empresário.
O empresário “Papas”, como ele mesmo gosta de ser chamado é um bom exemplo de responsabilidade com o meio ambiente. Reformando seu estabelecimento na Rua Raul Alves, nos Arcos da Ponte, ele já instalou três caixas coletoras e afirma que sempre teve o cuidado de não despejar na tubulação resto de gordura e comida. “Nunca tive problemas de entupimento na rede de esgoto, pois sempre evitei jogar gordura e resto de comida na tubulação. E agora que estou voltando novamente para cá, tive a preocupação de colocar as caixas, porque sei dos problemas que isso pode me trazer”.
Consciente, Papas alerta que não adianta só colocar as caixas de gordura. “Tem que realizar a manutenção, retirar a cesta e colocar os resíduos dentro de um saco e não jogar diretamente na tubulação de esgoto”, deixou a dica.
Os donos dos estabelecimentos comerciais que estiverem interessados em saber como fazer a instalação da caixa de gordura, podem procurar o setor de esgoto do SAAE que fica localizado na Rua Alan Cardek, S/N°, vizinho ao Ministério do Trabalho, bairro Santo Antônio, Juazeiro – Bahia.



O funcionário do SAAE citado nessa matéria é um grande conhecedor do esgotamento sanitário da cidade. Alí trabalha há muito e muito tempo…boa gente, trabalhador para toda obra! Esse tipo de informação ajuda ao consumidor, e vejo que as pessoas estão interessadas em seguir tão boas orientações, em outras palavras, a parceria tem tudo para dar certo…!!!
Dom Britto, peço se possivel me ajude e por tabela ajude aos moradores da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro da cidade de Juazeiro, Estado da Bahia, Brasil. Aqui em seu blog assim como no de Geraldo, tenho feito uma verdadeira perigrinação para que a Prefeitura de Juazeiro tome as devidas providências na retirada do entulho ou lixão “daqui não saio, daqui ninguém me tira…”, e eles não dão a mínima. Como a força do povo está nos meios de comunicações, agora ampliado graças as redes sociais, peço sua sensibilidade em também publicar aqui para que os seus quase 15.000 acessos diários, tomem conhecimento daquele descaso. Informações dão conta que até às 20.40hrs desse domingo 18.03.2012 o lixão “daqui não saio, daqui ninguem me tira…” continua lá causando todos os transtornos que você possa imaginar!!! Muito obrigado, Dom Britto!!!
Imagina o quê a gordura faz dentro dos nossos vasos sanguíneos… Entope até encanação…