Rogério Passos propõe dupla homenagem a ex-prefeito de Lagoa Grande

por Carlos Britto // 19 de dezembro de 2025 às 09:00

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

Ex-prefeito de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, e atual secretário municipal de Governo, Jorge Garziera receberá em breve uma dupla homenagem da Câmara de Vereadores de Petrolina. A proposta partiu do vereador Rogério Passos (UB/foto), por meio dos Projetos de Decreto Legislativo 142/2025, que concede a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, e 143/2025, referente ao título de Cidadão Petrolinense, aprovados na última sessão plenária do ano, nessa quinta-feira (18).

Em sua justificativa, Rogério Passos destacou a importância do trabalho de Jorge Garziera como indutor do desenvolvimento regional. “Jorge Garziera é responsável pelo fortalecimento da vitivinicultura regional, efetivando a implantação do polo vitivinícola do Vale do São Francisco. Através desse trabalho, ele chegou a gerar mais de 20 mil empregos diretos e colocou a nossa região no mapa mundial da produção vinícola como a segunda maior produtora vitivinícola do país”, assinalou o vereador.

O vereador ressaltou ainda que a concessão do título de Cidadão Petrolinense, juntamente com a Medalha Dom Malan, simboliza o reconhecimento de toda a região do Vale do São Francisco ao empresário que colocou o semiárido pernambucano no cenário mundial da produção de vinhos.

Jorge é um dos principais influenciadores da promoção do desenvolvimento do Vale do São Francisco. Ele transformou Lagoa Grande na capital da uva e do vinho do Nordeste. Em 2025, completam-se 50 anos da chegada das primeiras mudas de uva ao Vale, trazidas por ele, um marco histórico e um modelo de desenvolvimento regional que deu certo”, acrescentou Rogério Passos.

Também em 2025, Jorge Garziera, que já governou Lagoa Grande em dois mandatos e acompanhou a gestão da ex-prefeita Rose Garziera, assumiu a Secretaria de Governo na gestão da prefeita Catharina Garziera, sua filha. Jorge sempre reforça que sua missão é dar continuidade à promoção do desenvolvimento econômico e social do município e da região, por meio da produção vitivinícola, do fortalecimento do enoturismo e de outras cadeias produtivas.

Esse primeiro ano de gestão foi marcado pela celebração do retorno da VinhuvaFest — Festa da Uva e do Vinho do Nordeste — criada por ele em 1999 e que voltou após 10 anos, registrando grande sucesso de público e volume de negócios.

Responsabilidade

O ex-prefeito também destacou que ser homenageado pela Câmara de Petrolina com o título de cidadania e a Medalha Dom Malan aumenta ainda mais sua responsabilidade. “Esse é um trabalho fruto de um sucesso conquistado junto com muita gente. Só tenho a agradecer por mais esse reconhecimento. É um trabalho que não começou agora e que não foi construído só por mim. Aqui, a gente trabalha e sabe que a felicidade existe. Esse propósito eu enxerguei assim que cheguei por aqui, há 50 anos, acreditando. E deu certo. É uma região que nos impulsiona a ir além. Muito obrigado ao vereador Rogério Passos e aos demais vereadores de Petrolina. É mais uma emoção que recebo como cidadão pernambucano, lagoa-grandense e, agora, cidadão petrolinense”, expressou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários