Administração do River Shopping diz que cobrança de estacionamento é lícita e oportuna

por Carlos Britto // 13 de dezembro de 2010 às 16:19

A administração do River Shopping enviou ao Blog uma carta à população do Vale do São Francisco esclarecendo a cobrança do estacionamento e outros assuntos relacionados.

Confiram na íntegra o conteúdo da carta:

Carta a população do Vale do São Francisco –

O River Shopping vem a público esclarecer algumas dúvidas levantadas pela sociedade do Vale do São Francisco a respeito da cobrança do estacionamento e outros assuntos relacionados. 

A nossa missão é zelar pelo bem-estar de nosso cliente, buscando trazer as melhores opções de compra e lazer para a região. Só este ano, foram inauguradas mais de 11 franquias no mall e na Praça de Alimentação, lojas que estão presentes nos melhores shoppings do Brasil. Iniciamos a construção do novo complexo de cinemas que terá tecnologia de última geração e capacidade para quase mil pessoas e, em 2011, o River terá mais novidades: o empreendimento será ampliado com a construção de um novo corredor com 27 lojas. Somos responsáveis pela criação de mais de 3.000 empregos diretos e indiretos, o que nos credencia como empreendimento de comércio que, isoladamente, mais gera emprego e renda no Vale do São Francisco. 

A cobrança do estacionamento é lícita e oportuna. O controle de acesso e de saída é necessário, se traduz em mais segurança para todos que circulam pelo estabelecimento. A medida acompanha o incremento no fluxo de pessoas na região e visa minimizar os impactos negativos, que possam vir a surgir no tocante à segurança. Para garantir este controle contratamos 35 funcionários para atuar exclusivamente no estacionamento, na fiscalização dos sistemas de vigilância e dos equipamentos bem como contratamos uma apólice de seguro para reforçar a segurança do local. 

O terreno no qual funciona o empreendimento não foi doado pela Prefeitura Municipal de Petrolina. Na época da construção, a área foi negociada através da quitação de contraprestações por parte do River Shopping. Tal forma de pagamento foi definida após a avaliação do espaço pela administração municipal. O River se comprometeu e cumpriu, através de contrato, construir espaço para a prestação de serviços de utilidade pública. O pagamento se deu com a construção e entrega de toda estrutura de mobiliário e utensílios da Creche Tia Dulcinéia, situada no bairro de Palhinhas, cuja administração é de responsabilidade da Prefeitura de Petrolina.

A empresa que presta serviço ao River Shopping na gestão do estacionamento emite Nota Fiscal. Os clientes devem solicitar o documento no ato do pagamento da taxa. Também é importante frisar que o River Shopping não possui nenhum tipo de isenção fiscal. Como qualquer empresa de cunho comercial, o shopping paga em dia seus impostos, conforme legislação fiscal pertinente.

Também por questões de segurança, estacionamentos externos de shoppings centers não devem possuir cobertas. Centros comerciais estão normalmente localizados em grandes áreas urbanas, as quais podem estar sujeitas a incidências de crimes e violência. Ao cobrir o pátio do estacionamento, as equipes de segurança não conseguem ter o pleno controle para garantir a vigilância dos veículos e das pessoas que frequentam o espaço, facilitando assim eventual ação de dano ao patrimônio e as pessoas. 

Nos últimos dois anos, todos os investimentos realizados na melhoria do empreendimento, como a ampliação e o novo mobiliário da Praça de Alimentação; a automação e a modernização do estacionamento com a implantação do sistema de iluminação, segurança e automatização do local foram custeados pelos empreendedores do River Shopping. 

Os contratos de locação do River Shopping envolvem, exclusivamente, espaços comerciais e não possuem qualquer relação com o preço final da mercadoria na loja, ou seja, tal prática anula qualquer possibilidade de taxas embutidas que venham a sobrepor ao preço praticado no mercado. 

Por fim, vamos continuar dando ênfase ao nosso crescimento e fortalecimento. São 15 anos de convivência mútua com toda a população do Vale, que sempre nos presenteou com sua presença e confiança no empreendimento. Continuaremos a buscar o melhor do varejo nacional para que os sertanejos tenham acesso aos melhores produtos, serviços e conveniência.

Administração do River Shopping

Administração do River Shopping diz que cobrança de estacionamento é lícita e oportuna

  1. p............... disse:

    Qual a receita/despesa do estacionamento ?
    Receber uma área valorizada em troca de uma creche. É brincadeira.

  2. RoG disse:

    ”Também por questões de segurança, estacionamentos externos de shoppings centers não devem possuir cobertas.” Adm do river…

    Ahh, então é por isso que nos filmes, os assassinatos e perseguições acontecem apenas no edfícios garagem…

    ”Ao cobrir o pátio do estacionamento, as equipes de segurança não conseguem ter o pleno controle para garantir a vigilância dos veículos e das pessoas que frequentam o espaço, facilitando assim eventual ação de dano ao patrimônio e as pessoas.”

    PLENO controle, vocês ninguem tem. Era melhor dizer que pra cobrir o estacionamento iria se cobrar uma taxa de R$7,50 :D

    ”A cobrança do estacionamento é lícita e oportuna”

    Concordo, mais oportuna que isso não poderia ser. Esperou terminar as eleições e anunciar novas lojas pra camuflar. O Shopping tem que crescer com as proprias pernas… aluguel/condominio/publicidade já é suficiente para isso.

    Imaginem o que se movimenta de dinheiro em um shopping com um estacionamento desses… e ainda cobra das motos. (Claro, o fluxo de moto é muito grande pra deixar de lucrar com esse nincho).

  3. Desconstruídor de Discurso disse:

    Certamente, os representantes do Rivershopping pensam que aqui em Petrolina somos todos bolsa-renda, chapéu-de-palha e por aí vai. Ninguém aqui, por causa da fome, consegue pensar. O terreno não foi de graça, foi trocado por uma cheche construída nas palhinhas. Trocar um terreno bem localizada desse por uma cheche é mesmo que trocar um fusca ano 1969 um lançamento da Honda.
    Não tem isenção de imposto? com a palavra, a Prefeitura…
    Qaunto aos funcionários, em menos de um anoa metade é demitida..

  4. Toninho do Capeta disse:

    Waltergate vai ao delírio com esse post. O melhor de todos né?

    “… por questões de segurança, estacionamentos externos de shoppings centers não devem possuir cobertas.”

    “Ao cobrir o pátio do estacionamento, as equipes de segurança não conseguem ter o pleno controle para garantir a vigilância dos veículos e das pessoas que frequentam o espaço…”

    O cara que escreveu esta “Carta” deve ter se divertido à bessa!

  5. cabra macho disse:

    COBRAM ATE DE FUNCIONARIOS………A PREFEITURA DEVE E DA UM BASTA NISSO…..

  6. Aloisio Castro disse:

    Perguntar não ofende cara pálida: Porque voces não fazem convênios com as lojas do shopping, que por sinal pagam taxas absurdas? porque impor tudo da forma que voces querem? Quem lucraria diretamente com essa novidade seriam os comerciantes dos shoppings, que teriam mais consumidores em suas lojas e por conseguinte, mais vendas. Mesmo os consumidores que entraram na lojinha de lembrançinhas apenas para gastar a quantia para não pagar estacionamento, estão consumindo. Apenas a questão de receber mais consumidores nas lojas já é muito valioso. Um comerciante inteligente, com certeza saberia se aproveitar dessa situação. Existe um termo chulo, ” CASQUINHA DE SORVETE”, designado pelos famigerados administradores de shopping centers, para clientes que vão ao shopping, entram e saem das lojas sm nada comprar e na saida do shopping, compram apenas uma casquinha de sorvete. Esse cliente poderia efetuar uma compra em uma das lojas para ter um desconto ou isenção da taxa. Lucro para as lojas. Lucro para o shopping. INTELIGENCIA. CRIATIVIDADE. RESPEITO POR QUEM MANTÉM TODA ESSA ESTRUTUTA E VOCES.

  7. MERLIM... O MAGO disse:

    Muito engraçadimhos…

  8. Emanuel disse:

    Em relação a Nota Fiscal, ela deve ser emitida imediatamente na hora do pagamento, e não o cliente ter que ir as docas e esperar uma eternidade para a emissão do documento.
    Com relação ao terreno, INFORMO a Prefeitura que também me coloco a disposição para construir uma creche em algum lugar desconhecido em troca da área ao lado da Biblioteca municipal. TOPAM??? FECHAMOS QUALQUER NEGÓCIO.

  9. João José disse:

    Quanto à cobertura do estacionamento discordo. É só colocar cobertura bem alto que não atrapalhasse as câmeras. Conta outra!

  10. Snoop disse:

    Só acredito quando vir tudo isso no papel! Nem vou comentar sobre a palhaçada que é essa “carta”, pois o pessoal aí de cima já o fez pra mim.

  11. Heyder disse:

    Como eu e dezenas de outras pessoas já dissemos: a cobrança pelo estacionamento por si só já é absurda… mais absurdo ainda é se cobrar o estacionamento dos funcionários das lojas do shop.
    O texto enviado pela administração do shopping é muito bonito e pomposo… mas não convence!

  12. barbosa disse:

    Concordo plenamente com a cobrança do estacionamente,quem não tiver satisfeito que não frequente o shopping.O shopping hj é uma empresa privada e deve fazer o que achar conveniente,agora cabe aos seus clientes concordar ou boicotar e o resto é conversa pra boi dormir.O s vereadores deveriam se preocupar é com as cobranças de estacionamentos em espaços publicos como acontece qdo tem os grandes eventos na região como são joão no centro ou nos bairros,vaquejada,festival da primavera e etc…,aí sim é um absurdo.

  13. Beth disse:

    Eu respeito a nota divulgada pelo shopping, mas infelismente não concordo com algumas colocações. Acho que eles tem que investir mesmo, melhorar o shopping e a segurança… mas o valor do estacionamento está abusivo! Penso ainda que nem tiveram a sensibilidade com os funcionários, poxa que ” capitalismo selvagem” é esse?

    Uma pena, mas acho que a colocação da taxa agora na epoca do natal não pegou bem… fui ao shopping no sabado e percebi uma coisa inédita não tinha filas na lotérica, nos caixas eletronicos e até no hiper a fila estava minuscula!!!Não dava nem para acreditar…

  14. Leitora disse:

    Continuemos a não ir ao Shopping ou deixemos nossos carros lá fora.

  15. Paulo Antonio disse:

    Gente, vamos ser realistas: ninguém é obrigado a comprar, ninguém é obrigado a FREQUENTAR…

    O Shopping foi diabólico ao desativar a capela: é proibido qualquer tipo de taxa que dê acesso a lugares de oração.

    Ao invés de ficarem se lamuriando, simplesmente deixem de andar no shopping. E pronto!

    Só quero saber a posição do Governo do Estado, já que o Expresso Cidadão funciona lá dentro.

    A MELHOR VINGANÇA DA POPULAÇÃO É DEIXAR DE ANDRAR NO SHOPPING.

    Vamos curtir nossas ilhas, nossas comunidades religiosas, os clubes, nossas famílias…

    Vamos mostrar que podemos viver sem a doença do consumo, que nos deixa burros e sem conteúdo.

    DEIXO UMA SUGESTÃO AOS COMERCIANTES DO CENTRO DE PETROLINA: que tal estender o horário de atendimento até às 20h? Assim, quem não gosta de andar sob o sol de 40 graus, tem uma opção noturna para fazer suas compras.

  16. Luanna disse:

    CONCORDO COM VCS!!!! FOI UMA ESTRATÉGIA DA ADMINISTRAÇÃO DO RIVER SHOPPING. OBSERVARAM QUE A TAXA COMEÇOU A SER COBRADA POR COINCIDÊNCIA ÀS VÉSPERAS DO NATAL? ÉPOCA EM QUE A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS É BEM MAIOR EM TODO LUGAR? ACHO QUE PENSAM QUE SOMOS UNS IGNORANTES, ANALFABETOS… ALGO DO TIPO. ESSA TAXA TEM NADA DE OPORTUNA, ALIÁS, TEM SIM… CUSTEAR AS OBRAS DO NOVO CINEMA. ACHEI UMA UTILIDADE REALMENTE JUSTIFICANTE PARA ESSE TAXINHA “BOBA” QUE ESTÃO NOS COBRANDO…. LÁ EM RECIFE, POR EXEMPLO, TEM UM SHOPPING QUE, SE VC FIZER QUALQUER COMPRA, NEM QUE SEJA UMA LEMBRANCINHA, VC NÃO PAGA O ESTACIONAMENTO. OU SEJA, É UMA INICIATIVA INTELIGENTE, COMO DISSE O COLEGA ACIMA PORQUE INCENTIVA AS COMPRAS E FORTALECE O COMÉRCIO. MAS VC ATÉ PRA TRABALHAR AQUI EM PETROLINA TEM QUE PAGAR. NUNCA VI ISSO.

  17. Neto disse:

    concordo com o amigo Paulo…….
    VAMOS DEIXAR DE FREQUENTAR O SHOPPING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    EXISTEM VÁRIAS ALTERNATIVAS DE LAZER EM PETROLINA, MINHA GENTE!!!! TEM A ORLA, AS ILHAS, OS BONS RESTAURANTES DA CIDADE, O BODÓDROMO… EM TODOS ESSES LUGARES VC SE DIVERTE E NÃO PRECISA PAGAR ESTACIONAMENTO!!!!!

  18. Bia disse:

    Ao ler as respostas desse tópico, aproveito para parabenizar a postagem de Paulo Antonio, muito consciente e coerente!
    eu também já estou mobilizada, só vou ao river em caso de necessidade, ou seja em último caso! Afinal sou cliente e tenho direito de escolha….

  19. Thomas disse:

    Faltou o Shopping Esclarecer 2 graves situações:

    1o E A QUESTÃO DA ÁGUA QUE ESTÃO ROUBANDO DO RIO ILEGALMENTE HÁ 15 ANOS?

    2o COBRAR POR UM ESPAÇO PÚBLICO EM TROCA DE UMA CRECHEZINHA, ISSO JÁ É INTRAGÁVEL. MAIS RIDÍCULO AINDA É FICAR ESPERANDO PRA PAGAR ESSA ABSURDA TAXA NUMA FILA COM 20 PESSOAS NA MINHA FRENTE E 1 PESSOA SÓ ATENDENDO.

    Me esqueçam por um bom tempo. Vou comprar no centro.

  20. OSGA disse:

    Daqui a pouco só quem dinheiro sobrando ou quem não tem carro, ou seja, os mais pobres, vão frequentar o River. Vai ser muito bom ver pessoas como o ‘Watergate’ conviver com o povão. Viva o Brasil!!!

  21. LIGADO disse:

    EXCLUSIVO NOVA TABELA DE PREÇOS NO ESTACIONAMENTO DO RIVER SHOOPING DE PETROLINA, A TERRA DOS IMPOSSÍVEIS:

    A) VEICULOS AUTOMOTORES (CARROS) – R$ 2,50
    B) CICLOMOTORES OU MOTOCICLETAS ( MOTOS) – R$ 1,00
    C) BICICLETAS (BIKES,CAMELO OU MAGRELAS) – R$ 0,75
    D) CARRINHOS DE BEBÊS, VELOCIPES E PATINETES -R$ 0,50
    E) PATINS E SANDALIAS HAVAINAS – R$ 0,25

    SÓ FALTA ESSA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  22. Sérgio disse:

    É tudo balela.

    Pensem comigo:

    Terreno Público: Que mágica foi feita para trocar um terreno de 100.000 (cem mil metros) por uma creche??? A População foi espoliada nesse negócio. O River passou toda Petrolina pra trás com essa negociata. Ainda qyerem nos exploxar DE NOVO com a cobrança para estacionar?

    Segurança: Hoje, qualquer shooping, supermercado, estabelecimento comercial que oferece estacionamento tem que se responsabilizar pelo veículos ali parados. Seja estacionamento pago ou não. Portanto, todos os investimentos feitos pelo River Shopping em vigilância, pessoal, etc, NÃO PASSA DE OBRIGAÇÃO. Agora querem trasnferir esse custo pra população pagar a conta?

    Novas Lojas: não passa da obrigação de quem quer atrair o público. O River nunca foi (e ainda não é) um shopping. É uma galeria com arcondicionado. Se quer virar shopping um dia, tem mais é que trazer franquias e lojas de verdade. Mas ainda vai demorar…

    “A nossa missão é zelar pelo bem-estar de nosso cliente”: Duvido. fazendo isso em pelno Natal, a mis~são mais clara que evidencia é o lucro imediato a qualquer custo

    Notas Fiscais: Não procede. Vocês sonegaram notas fiscais nos primeiros dias. Submeteram os clientes a situações vexatórias de irem buscar notas em locais escondidos do shopping (porque não estavam à mão como manda a lei???) e até de inverdades de como de ir ao site da prefeitura para buscar o comprovante. Eu Fui vítima pessoal disso.

    Por fim:
    Parem de agir como se a população fosse criança e não entendesse que uma carta dessas é “para inglês ver”. Seria muito mais elegante ficar calado.

    Ah! e vocês devem estar rindo disso tudo e dizendo pelos cantos que “o povo tudo esquece. Já, já eles se quietam e páram.”

    Vão esperando…

    O Sertanejo é antes de tudo um forte!
    Não vamos nos render.

  23. Desconstruídor de Discurso disse:

    Emanuel… aumento o lance…. construo uma creche + uma assinatura do programa do Chaves para a galerinha não dá muito trabalho as “tias”.

  24. Watergate disse:

    O Aguas Center com suas 12 vagas gratuitas espera por vocês!

  25. Roberto Guedes disse:

    Se não há lei que diga o contrário então é realmente lícita a cobrança. Oportuna não se tem dúvida que é, pois nesta época aumentasse a demanda de compras e nada melhor que encher o bolso de dinheiro com a necessidade das pessoas.
    Já que é inevitável a cobrança do estacionamento, entendo que ao menos os idosos e deficientes deveriam se isentos dessa cobrança.

  26. pedro disse:

    ate parece que a area do shoper nao pertence ao municipio de petrolina por que tudo isso acontece e ninguem se manifesta nen o prefeito nen os vereadores nen o ministerio publico a cidade esta entregue as baratas. Parece que existe um monstro escondido nos papeis do shoper que nao pode ser descoberto.QUE TAL DISMISTIFICAR ESSE MISTERIO, TIRAR ACAPA DESTA BANANEIRA. VA ……………..MOS!

  27. Desconstituídor de Discurso disse:

    É preciso dissecar o caso, e fazer a abordagem correta. A cobrança do estacionamento só é lícita se por acaso nao visar lucro, e para isso tem que haver prestação de contas. Quando o município doou o terreno, foi restritamente para a finalidade específica de um shop, não incluia auferir renda sobre a exploração do estacionamento. Por isso, é preciso prestaçao de contas mês a mês, para ver se o shop está revertendo o dinheiro arrecado em melhoria no estacionamento. O resto é discussão boba, e como tudo em Petrolina, discussão política partidária.

  28. Sertão disse:

    O que mais me chama a atenção é que os caros comentaristas acima, esquecem que o shopping trocou o terreno por que o governo municipal da epoca ( Guilherme Coelho ) se não me falha a memória, aceitou a negociata.

  29. Murilo disse:

    “Também por questões de segurança, estacionamentos externos de shoppings centers não devem possuir cobertas. Centros comerciais estão normalmente localizados em grandes áreas urbanas, as quais podem estar sujeitas a incidências de crimes e violência. Ao cobrir o pátio do estacionamento, as equipes de segurança não conseguem ter o pleno controle para garantir a vigilância dos veículos e das pessoas que frequentam o espaço, facilitando assim eventual ação de dano ao patrimônio e as pessoas”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

  30. Vida alheia... disse:

    Vcs deveriam cuidar da vida de vcs… entra no shopping quem quer!

    E os vereadores? O que dizem da zona azul? Daqui alguns dias eles pintam as vias ao redor do shopping pra ganhar mais um pouquinho!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Qual seguro que a zona azul oferece?
    Fiquei sabendo que o shopping tem um seguro que cobre, inclusive no papelzinho que a maquina emite tem falando da apolice!

  31. Atenção!!!!!! disse:

    Minha gente!!!! JÁ TEM PESSOAS AQUI MORRENDO DO CORAÇÃO POR CONTA DESSES COMENTÁRIOS, OU MELHOR, DESABAFOS DA POPULAÇÃO PETROLINENSE. DE FATO, NINGUÉM É OBRIGADO A IR AO SHOPPING, PORÉM TAMBÉM NÃO SOMOS OBRIGADOS A ENGOLIR DESCULPAS ESFARRAPADAS E CONVERSA PRA BOI DORMIR…. A TAXA É ABUSIVA SIM. VAMOS VER ATÉ ONDE O POVO VAI AGUENTAR O BOLSO…….

    A TAXA PARA PATINS E SANDÁLIAS HAVAIANNAS A 0,25 CENTAVOS (COMENTÁRIO DE “LIGADO”) FOI ÓTIMA!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  32. Cidadã disse:

    FATO: não adianta ficarmos reclamando aqui no Blog do Carlos Britto. Nada irá ser mudado. Enfim… muita cara de pau de qm escreveu essa carta, dizer que nós temos que pedir a nota fiscal no momento que o pagamento da taxa de estacionamento for efetuado. Quando solicitei a NF, a funcionária mandou eu ir até a entrada de funcionários na praça de alimentação, caminhar por um corredor até chegar a uma sala minúscula denominada Central de Estacionamento. A NF é eletrônica e é emitida para o e-mail da pessoa. Ou seja: ao solicitar a NF vc é obrigado a se dirigir a outro local p/ conseguir a NF, o que deveria ser pelo menos mudado (o funcionário é qm deveria ir pegar a NF). O problema disso tudo é que muitos apenas pedem a NF, mas de fato não vão pegá-la pela distância e demora. Outra coisa é afirmar que contrataram 35 funcionários – num valem bosta! As filas p/ pagar são grandes e demoradas. Sem contar que o cara nem sabia emitir a NF eletrônica direito. Belo treinamento que foi concedido p/ otimizar isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários