Revista Veja: Petrolina é a quarta pior cidade do país em relação a coleta do lixo

por Carlos Britto // 03 de novembro de 2011 às 07:00

Petrolina já apareceu melhor avaliada na mídia nacional em outros anos.

A Revista Veja, desta semana, dedica 35 páginas de sua edição para uma matéria: “Especial Cidades, As campeãs de riqueza e bem estar”. 

Veja apresenta ainda um comparativo entre as Melhores e Piores Cidades em algumas avaliações.

No quesito, Petrolina aparece uma única vez. E de forma negativa. Segundo a revista, a cidade é a quarta no Brasil pela ineficiência em atender a população pela coleta do lixo.

Vale lembrar que a atual administração de Petrolina vai chegar ao último ano de governo funcionando sem que o lixo da cidade seja licitado. E que todos permanecem calados. 

O nome da cidade só aparece na reportagem apenas mais uma vez, na parte do Almanaque, com o tema “A Economia que pulsa no interior do País”, destacada pela reconhecida força como exportadora de frutas.

Revista Veja: Petrolina é a quarta pior cidade do país em relação a coleta do lixo

  1. zeca tatu disse:

    E agora Julio Lossio?Ainda acha que pode ficar tentando enganar o povo?Acorda povo/

  2. SOBREVIVENDO disse:

    Não é de se estranhar, se a empresa responsável pela coleta de lixo não tem a mínima experiência na atividade… como ganhou esse “presente”, ninguém sabe, ninguém viu!!!

  3. Mauro Sérgio disse:

    É ESSA A CARA DA NOVA PETROLINA, QUE MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO, QUALQUER LEIGO SABE QUE A EMPRESA DE COLETA DE LIXO SÓ TÁ AI PORQUE …………. É POR ESSE E OUTROS (ACORDOS) QUE GONZAGA NÃO GANHA DENTRO DE PETROLINA, NÃO FAZ ESSE TIPO COISA, E VAI FICAR PIOR, POIS TEM QUE SE CAPITALIZAR PRA CAMPANHA DO ANO QUE VEM. ATÉ UM CEGO TA VENDO ESSE ADMINISTRAÇÃO HORRÍVEL.
    2012 TA PERTO.

  4. DE OLHO disse:

    NÃO ERA PRA MENOS ESSA COLOCAÇÃO.
    A CIDADE DESDE QUE ESSE PREFEITO ENTROU SÓ TEM LIXO E BURACO ETC.
    AI ESSE HOMEM AINDA QUER CONTINUA NO PODER SÓ SE O POVO DE PETROLINA FOR DOIDO OU NÃO AMA A SE MESMO.

  5. Quiarelle disse:

    CARLOS BRITO, VERIFIQUE A INFORMÇÃO SOBRE A LICITAÇÃO DO LIXO POIS TENHO A IMPRESSÃO QUE JÁ HOUVE LICITAÇÃO SIM, E QUE A EMPRESA VENCEDORA FOI A VENANCIO.

    1. HEDIO disse:

      rarara… .

      1. Vítor disse:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. higor disse:

      licitação? só se teve a participação de apenas uma empresa e ainda mais foi realizada na calada da noite.

  6. irá disse:

    Isso é um absurdo, uma cidade que tem 4 coleta por semana, 3 na semana e 1 no domingo nas avenidas, até nos feriados tem coleta ainda sai como classificada nas lista das piores, quer dizer que povo que joga lixo em terrenos limpos ,que coloca o lixo depois que o carro do lixo passa então a culpa é do prefeito.
    eu moro na cohab 6 e infelismentea população da quele bairro joga lixo em um terreno ao lado do posto de saúde,, prefeitura limpa os terrenos e povo joga lixo ai a culpa é da prefeitura.
    qual é a cidade que nos bairros tem coletores de lixo iguais os que foram colocado agora, quem quizer conferir va na cohab tem coletores em frente ao posto de saúde a igreja catolica e em outros locais do bairro porém so faltou um em frente a Sembleia de Deus da cohab 6 , mesmo assim eu não concordo com essa materia da veja

    1. 14 de setembro disse:

      Não se faz mais coleta em feriados! já se foi a época em que a coleta de lixo funcionava aqui nesta porcaria de cidade!

      1. Deise disse:

        Gostaria de informar que aqui na Vila Eduardo o caminhão que faz coleta de lixo não tem horário certo para passar, passa quando quer, e isso é quando passa nos dias corretos….
        E a população? tem que ficar todo dia colocando lixo para dentro e para fora de casa pra esperar a hora que o caminhão resolver passar?
        Ninguém quer que sua casa seja deposito de lixo…. A COLETA DE LIXO EM PETROLINA É UMA VERGONHA…
        e nem adianta BAJULAÇÕES…

      2. Carlos Sauro disse:

        Caro amigo internauta. Se você acha que a cidade é uma porcaria, mude. Não, não estou dizendo para você se mudar. Mude seus hábitos, seu voto. Seus hábitos se você puder cobrar mais das autoridades do que você já cobra no dia a dia. Seu voto se as cobranças que você faz já não adiantam mais. Assim a cidade pode deixar de ser uma “porcaria” aos seus olhos. Somos quase 300 mil pessoas, e podemos fazer a diferença.

  7. Watergate disse:

    Daqui a pouco chega Eildo Babão pra dizer que ta tudo lindo.

    1. Naja disse:

      Veja como era Petrolina em 2007, cheia de mato, animais e a cidade surja.

      http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=483357

      1. Watergate disse:

        Olhei as fotos e vi que hoje ta pior.
        Hoje temos as praças da caatinga, as vias do po de brita, e nada mais.

        1. higor disse:

          Onde é que tem praça em Petrolina? só vemos quadrados sem grama, flores ou então aquela “pintura” da Maria Auxiliadora com potes de barro e outros artigos de lojas de homens do campo.

  8. Bianca disse:

    Ahh, e não se esqueçam: O esgoto das casas do centro vão parar no Rio São Francisco!!! VERGONHA!!!

  9. observadora disse:

    Gostaria de saber porque foi colocado um coletor de lixo em frente ao mercado na rua 3 da cohab 6 e não foi colocado um em frente a igreja da Assembleia de Deus será que esse secretário estar excluindo os evangelicos, será que só a igreja catolica merece? secretário o povo evangelico também paga imposto e também vota.
    fiquei indignada com a discriminação.

  10. Eita prefeito enrrolado e...... disse:

    Britto,pior, Petrolina nunca esteve, isso e` fato e notorio.Que todos enxerguemos o que esta por taz dessa sujeirada toda em Petrolina.Ganancia,improbidade administrativa do prefeito,corrupçao, lavagem, etc etc.Atençao PF e MP…analisem bem o que esta a ocorrer em Petrolina na gestao desse prefeito…Voces …..ATENÇAO POVO DE PETROLINA…ATENÇAO MP …..

  11. Moraes disse:

    O lixo que “enriquece à muitos”.

    Estar ai, à prova máxima de nossa indignação “urbana” ao Governo da Creche.

    E agora? Virão aqui os “correligionários municipais” desfazer de uma “revistinha” como a VEJA?

    Ora, e quanto as muitas famílias prejudicadas com à demissão de vários páis de família, que ocorreu logo no início do Governo da Creche, no assunto de coleta do lixo urbano de Petrolina PE, com a troca da empresa que recolhia o lixo pela a atual empresa que é da Construtora Venâncio, pelo qual mais de 100 trabalhadores foram demitidos de forma drástica e injusta?

    Ou será que o gestor administrativo entende que talvez “O povo se esqueceu?”

    Está ai, mais uma prova do que afirmo, e dessa vez, vêio de uma revista “pequena” como a VEJA.

    Mas,

    O Povo não é cego, nem surdo, nem mudo e tem memória.

    Moraes de Carvalho
    Presidente do PSDC 27 Petrolina PE.

    1. Naja disse:

      Bem que você poderia caprichar mais no português!

      1. paulo disse:

        naja quanto você ganha para ser o advogado do prefeito, justifique porque perolina esta nesta colocação.

    2. Carlos Henrique Medeiro disse:

      Já que o amigo não aceita os meus comentários no seu blog (BLOG DO MORAES???). postarei aqui minhas indignações quanto a esse candidato a prefeito.

      É preferível que o prefeito se preocupe com a Educação juntamente com a saúde. Na minha opinião, em relação ao lixo, vem da consciência do homem e Petrolina tem campanhas para Coleta Seletiva. A vossa Excelência faz a sua parte? Essa iniciativa tem que contar a parte de você mesmo. Já pensou se cada um selecionasse seu lixo?
      Fica a reflexão para os amigos de Petrolina!

  12. megela disse:

    E sobre o artigo em que fala sobre a fortaleza da Economia na Fruticultura Irrigada em Petrolina ninguém comenta? Será que os destinos de Petrolina estão restritos à disputa politica? O problema de coleta de lixo não é pela coleta em si, nas casas, mas sim a sua destinação e até onde sabemos aqui não tem aterro sanitário ou mesmo um local para reciclagem de lixo. Falar por falar é fácil, conteúdo não é para todo mundo!

  13. Eildo Coelho disse:

    Apelativo, como se não houvesse de forma alguma a coleta e como se os próprios moradores nada fizessem para contribuir com esse quadro, e ainda é de estranhar essa postagem sem mais, nem menos, e como os meios de imprensa vivem de fonte, será que tem como se saber de onde partiu.

    1. Watergate disse:

      Que trabalho dificil o seu! Babar até quando o fedor de lixo cobre tudo!

    2. Naja disse:

      Hoje eu considero a cidade mais limpa do que em 2007, é só ver pelas fotos publicadas no link abaixo.

      http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=483357

  14. Luiz Domingos de Carvalho disse:

    Existem coisas ruins, mas existem coisas boas. Veja a reportagem da revista Veja do dia 02 de novembro de 2011, páginas 176 e 180: “A ECONOMIA QUE PULSA NO INTERIOR DO PAÍS. O Brasil tem outros 75 municípios com mais de 200.000 habitantes (excetuadas as capitais), que respondem por 22% do produto interno bruto – PIB”. Veja a reportagem sobre a nossa cidade – Petrolina-PE: “Apesar de o município estar localizado no sertão, o problema da seca não chega a prejudicá-lo. As lavouras irrigadas transformaram a cidade em um polo nacional de fruticultura e no segundo centro vinícola do país”.

    Fonte: Revista Veja do dia 02 de novembro de 2011.

    Luiz Domingos de Carvalho

    1. HEDIO disse:

      tudo de bom graças a familia coelho e seus aliados.ja este prefeito dai…deus me livre!NUNCA MAIS!

    2. chicão disse:

      Não desmerecendo o crédito de Petrolina em ser polo nacional de fruticultura e o segundo centro vinícola do país, mas importante refletir que apesar dessa economia, o seu povo continua pobre.

    3. Indignada... disse:

      A imprensa anuncia o que acontece, sejam noticias boas ou ruins, mas no momento o que está na mídia é a questão da precaridade na coleta de lixo….
      Vamos ser justos, Petrolina tem sim coisas boas, mas aqui não é paraíso nenhum…..

  15. ADVOGADO DO DIABO disse:

    Megela, vai procurar uma lixeira prá acomodar as tuas considerações.
    Esse caso não tem nada a ver com disputa política, pois o que se extrai da matéria publicada na revista remete simplesmente à constatação de puro descaso do gestor para com a administração da cidade e desrespeito à opinião pública e às normas legais (a de licitação, por exemplo). Vai querer dizer que houve transparência e licitude no processo?
    Acho que a Fortaleza da Economia até existe, porém, verdadeiramente intransponível e inacessível aos cidadãos comuns.

  16. Naja disse:

    Por onde eu ando vejo a cidade limpa, muito diferente em outra épocas.

    1. Observadora disse:

      Com toda certezaaa Naja!
      Concordo plenamente com vc…
      O problema é que o povo fecha os olhos e acabam só visualizando coisas ruins do nosso prefeito…
      Também não é assim! Ele faz muita coisa pela cidade sim, pena que não querem enxergar!
      E a cidade é limpa com toda certeza, todos os dias… Vejo sempreee…
      O problema são os maus educados, sem respeito, que sujam a cidade toda! Então o que adianta uns limpar/fazendo a coleta da sujeira e a maioria desrespeitar, jogando 80% do que pega durante um dia no chão!
      Vamos nos concientizar gentee! Se liguem que isso não é só para ibope de prefeito não, é para o bem da sua própria cidade! LIMPA!!!
      =D

  17. José Tchecuslováquio disse:

    Gostaria de expressar minha revolta sobre esta reportagem da revista VEJA. Eles não sabem o que acontece na cidade e ficam escrevendo bobagens o problema é que nosso prefeito quer tudo em primeiro lugar.
    As pessoas, em primeiro lugar;
    Os mototaxistas, em primeiro lugar;
    Os leilões de terrenos, em primeiro lugar;
    Os amigos lá da chácara, em primeiro lugar
    O restaurante popular, em primeiro lugar;
    O péssimo serviço do hospital de traumas,em primeiro lugar
    A falta de capacidade de administrar o HDM, em primeiro lugar,
    E mais um montão de coisas tudo em primeiro lugar, só podia dar nisso mesmo, TANTO LIXO QUE ELE NÃO SABE MAIS COMO LIMPAR A CIDADE. MANDOU ATÉ COLOCAR UM POUCO EM UMA LAGOA PRÓXIMO AO IFET, PRESENTEANDO OS ALUNOS E ALGUNS MORADORES DO JOÃO DE DEUS E QUATI COM UM CRIADOURO DE MURIÇOCAS E MOSQUITOS DA DENGUE.
    GOSTARIA DE VER UMA FOTO DELE LEVANTANDO ESTE TROFÉU DA VERGONHA.
    Não sou partidário ou empresário do ramo de limpeza pública, mas já senti orgulho de ser filho de Petrolina, mas agora tenho um pouco de tristeza. Ainda lembro da musiquinha: agora Petrolina avança…agora Petrolina quer…
    Queremos mesmo e mostraremos isto em 2012, prepare a sua mala..julinho.

  18. Cléia Cavalcante disse:

    Porque só enautecem as coisas ruins. Eu moro na Cohab Massangano e lá o carro de lixo passa todos os dias, a cidade está bem mais limpa e as pessoas não veem isso. Vamos parar de demagogias política a vamos nos juntar para Petrolina melhorar sempre.!! Sou Petrolinense quero minha cidade bem falada.

    1. Observadora disse:

      Certezaa Cléia!
      Sou sua colega de bairro e aqui não tenho do que reclamar!
      E não vejo nada de cidade sujaa!
      Suja é a cidade vizinhaa, essa sim deveria está nessa lista…
      Acorda meu povooo! Que as coisas estão acontecendo… só não percebe quem fecha os olhos para maldade e só ver coisas ruins com o novo gestor…

  19. Só Averdade... disse:

    Isso é Pq não forão em dormentes!Lá seria primeiro lugar.kkkkk

  20. vanderleia andrade cardoso disse:

    Gostaria de aproveitar e fazer uma denuncia, pois ontem dia 2/11, o carro do lixo não passou na rua que moro, os moradores teve que gritar, para que o mesmo recolhessem o lixo da rua 12 na cohab vI, sem contar que deixou sacolas de lixo para tráz, é um serviço que ta deixando muito a deseja, e que não é a primeira vez.

  21. petrolina disse:

    Que vergonha para a minha Petrolina! Culpa do prefeito atual e dos anteriores tbm… Acorda, Petrolina!

  22. Silvandro disse:

    O problema do lixo é de certa cultural, as pessoas jogam lixo nas ruas. O carro de coleta acaba de passar é as pessoas jogam o lixo nos terrenos baldios. Os carrochos soltos espalham o lixo nas ruas o problema se complica cada vez mais. É preciso também educar o nosso povo!

  23. Eildo Coelho disse:

    watergate também é um baita babão que já mamou aqui, e não me diga que é mentira, porque Mr “M” me contou o segredo de Watergate, aproveita e lê a matéria por inteiro porque ela não reflete o verdadeiro sentido da coisa. Antes que eu me esqueça você não transferiu seu titulo para Recife não, ou é porque não tem competência para assumir lá, o que assumia aqui?

    1. Watergate disse:

      Fumou oregano ?

  24. Gustavo Aquino disse:

    Na boa!

    Isso é perseguição política.

    A cidade na última decada melhorou, mais em termos gerais Coleta de lixo sempre foi uma m!@@!$…

    Não é a atual administração pública atual. São Todas que já passaram pela cidade na última década.

  25. Pau de Arara disse:

    Mentira!!!

  26. Irmão Carlos disse:

    Eita Petrolina desejada…
    olha veja bem Britto… Moro a 37 anos em Petrolina e nesses ultimos 10 anos tenho visto com muito bom gosto os serviços de coleta de lixo na cidade, pelo menos é o que vejo nos bairros que morei, principalmente hoje no cosme e damião…
    lembrando a todos que a eleição pessoal é só no ano que vem, por favor menos discurso e ação…

  27. regis disse:

    rpz, a coleta daqui, pelo menos no meu bairro, melhorou e muito. inclusive, há um caminhão que recolhe galhos de plantas, que são serrados nas podas de plantas em vias públicas, e inclusive, fiz uma poda dia desse aqui em minha casa, e com 10 minutos, passou um caminhão e recolheu tudo. antes também não havia reaproveitamento de entulhos de construção civil, e hoje temos. aqui perto havia terrenos baldios, q na gestão do ministro e odacy estavam cheios de lixo. e hoje, eles estão limpos. os donos cercaram os terrenos, e durante uns 120 dias, uma moto da prefeitura rondava os terrenos, para ver se alguem ia sujá-los novamente. sinceramente, a coleta de juazeiro, agora feita pela sanepav que recolheu o lixo daqui por oito anos,e lá está bem pior. creio que isso é uma manobra política, para tentar prejudicar lóssio. isso não é necessário. ele já tá queimado, e tendo um rival bom p/ disputar,ele perde. esculhambar com o nosso lixo, é demais.
    E quais foram as fontes dessa revista??
    Não foi esta que disse que tiririca era analfabeto?? Qualquer tolo percebe que, durante o guia eleitoral, onde ele dançava, ele lia o texto da câmera discaradamente, como qualquer candidato. é perceptível que ele não decoraria o texto, e este não foi improvisado.

  28. JR Coelho>>> disse:

    MORO NO INTERIOR O PROBLEMA AQUI NÃO É O LIXO!!!
    E SIM AS ESTRADAS ACABADAS, O UNICO ORELHÃO QUE TEM NA COMUNIDADE DE BAIXA ALEGRE ESTÁ QUEBRADO E VÁRIOS OUTROS PROBLEMAS…

  29. Nina disse:

    É fumoooooooooooooooo na educação;
    É fumoooooooooooooooo na saúde;
    É fumoooooooooooooooo na limpeza;
    É fumoooooooooooooooo nos Petrolinenses…Mas, graças a Deus todo mundo tá bonzim dos OLHOS pra ver o fumo entrandoooooo.rsrsrsrs
    Obrigada ao nosso oftalmologista, pelos nossos bons olhos. kkkkkkkkk

  30. galdino disse:

    O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) medido em Petrolina, de acordo com critérios do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), da ONU, foi de 0,747, considerado médio. O do Brasil foi 0,718. Petrolina está um pouco acima do índice do Brasil. Para termos uma ideia, o país com maior IDH é a Noruega, com índice 0,943. O pior índice é a da República Democrática do Congo, com 0,286. Petrolina, em desenvolvimento humano, pode ser comparada a países como Costa Rica (0,745) e Granada (0,748). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido o país, quanto mais próximo de 0 (zero), menos desenvolvida a nação. O IDH mede o desenvolvimento humano e não apenas o desenvolvimento econômico do município. Para medir o IDH, levam-se em conta expectativa de vida (nesses itens entram subitens, como acesso à saúde e aos serviços essenciais básicos, como água e esgoto) educação (escolaridade), renda per capita, acesso do povo em geral ao conhecimento (informação), padrão de vida da média da população, entre outros. A Costa Rica, que tem IDH semelhante ao de Petrolina, tem expectativa de vida média de 79,3 anos, mortalidade infantil de 9,9 por mil nascidos, portanto tem taxa de analfabetismo de 4,1% da população em idade escolar, renda per capita de 9.987 dólares anuais ou 16.978 reais anuais e pesquisas revelam que seu povo tem um padrão de vida relativamente alto. Como Petrolina, a economia gira em torno da agricultura e, por outro lado, tem importantes receitas do turismo. Porém, do contrário de Costa Rica, que tem baixo custo de vida, Petrolina custa caro para viver, em especial a moradia e os serviços. Essa comparação foi só para ilustrar, cada país, cada cidade tem suas peculiaridades, mas o IDH veio para desmistificar a afirmação de que apenas o PIB, a quantidade de empregos, entre outros números frios, podem revelar a qualidade de vida de seu povo. O IDH mede se a renda está sendo distribuída, se os serviços essenciais estão chegando à população, do centro às periferias, se os empregos estão sendo bem remunerados, se a rede de saúde atende efetivamente, isto é, mede uma aproximação da real qualidade de vida de um povo (não é medida exata, é aproximação) e, de acordo com essa medida, Petrolina está com nota 74,7 de um total de 100. O 250º município brasileiro de maior IDH é Cianorte, no Paraná, com IDH 0,818 e o primeiro é São Caetano do Sul-SP, com 0,919. Se Petrolina fosse um país latino-americano, teria o 7º IDH da América Latina, o primeiro lugar na América Latina pertence ao Chile (0,805), no mundo, teria a 68ª posição, logo atrás viria a Costa Rica. O Brasil detém a 84ª posição e os Estados Unidos, que tem o maior PIB do mundo, está com a 4ª posição com 0,910 (problemas de distribuição de renda).
    Há críticas de alguns economistas, estatísticos e alguns e sociólogos em relação ao índice, mas ninguém ainda apresentou uma medida alternativa. Nem sempre a economia distribui renda. A renda per capita de Petrolina é de R$ 8.601 ou 5059 dólares anuais, quase duas vezes menor que a da Costa Rica. Temos bons índices em Petrolina, mas precisamos melhorar a distribuição de renda , a qual já é massacrada demais pelo alto custo de vida da cidade.

  31. Ciro Gomes disse:

    O povo tem o prefeito que merece, só fez casas popular porque é do governo federal. O mais é um desmantelo, o mercado popular vai cair antes de inaugurar, este é o prefeito de Petrolina, porém não é o meu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários