Revisão cadastral do Bolsa Família em Petrolina começa nesta segunda-feira

por Carlos Britto // 18 de maio de 2015 às 09:33

cartao-bolsa-familia[1]As 8.768 famílias contempladas pelo programa Bolsa Família, do governo federal, em Petrolina precisam fazer a revisão e averiguação cadastral dos seus dados para não terem o benefício bloqueado. O alerta é da Secretaria Municipal de Cidadania, que iniciará nesta segunda-feira (18) o serviço de atualização de dados.

O serviço é válido para os beneficiários que receberam avisos no extrato de pagamento do programa sobre a necessidade de atualização, bem como aqueles que já estão com o benefício bloqueado.

A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à gestão municipal. E, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à prefeitura, para que continue recebendo o pagamento do programa. Cerca de 580 mil famílias ainda devem atualizar seus cadastros em todo o País.

Diferentemente dos anos anteriores, todas as famílias em revisão e averiguação cadastral foram disponibilizadas conjuntamente para as gestões municipais planejarem os trabalhos do ano inteiro. O lançamento conjunto desses dois processos vai possibilitar que o município tenha uma visão integrada da demanda de atualização dos cadastros em seu território, oferecendo novos recursos para o aperfeiçoando do planejamento dos trabalhos locais.

Cadastro Único

Apesar de serem dois processos distintos, a revisão e a averiguação cadastral visam a atingir os mesmos objetivos: garantir a veracidade e a atualidade dos dados declarados no Cadastro Único. Além dessa novidade, a partir deste ano foram incluídas na averiguação cadastral todas as famílias do Cadastro Único que apresentam indícios de subdeclaração de renda, na comparação com outros cadastros do Governo Federal — sejam as famílias beneficiárias do programa ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários