Reunião em Juazeiro discute reintegração de posse de área ocupada pelo MST no perímetro Salitre

por Carlos Britto // 30 de janeiro de 2013 às 19:29

Reunião Codevasf_640x425O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e o chefe de gabinete, Stênio Petrovich, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (30), em Juazeiro, com o superintendente da 6ª Regional, Emanoel Lima, para discutir a situação das famílias do Movimento Sem Terra (MST) que ocupam uma área dentro do Perímetro Irrigado Salitre.

O objetivo do encontro foi discutir de que maneira será feita a reintegração de posse da área, já determinada pela Justiça Federal. Também participaram da reunião o superintendente do Incra, Marcos Nery; o deputado federal Valmir Assunção (PT/BA); o prefeito de Sobradinho (BA), Luiz Vicente Berti (PDT), além de representantes do MST. Durante o encontro houve a leitura de todos os pontos do acordo e seu Termo Aditivo, já firmados anteriormente.

No acordo, a parte de competência da Codevasf já foi feita com a aquisição de uma área de quase 13 mil hectares em Sobradinho, que está passando pelo processo de regularização fundiária sob responsabilidade do Incra.

O encaminhamento dado foi que o próprio MST fará o levantamento das famílias que estão acampadas no Salitre para, em seguida, repassar as informações à Codevasf que poderá, temporariamente, ceder uma reserva de terras até que o Incra realize a regularização da área destinada aos trabalhadores em Sobradinho.

A Justiça Federal já determinou a retirada dos integrantes do MST acampados na área, a qual pertence à União. No dia 06 de novembro de 2012 oficiais de justiça, policiais militares e federais cumpriram a ordem de reintegração de posse e retiraram as famílias do local. Porém, no dia seguinte, o MST voltou a ocupar a área. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários