Representantes do Ministério da Integração buscam parcerias com australianos para enfrentar desastres naturais

por Carlos Britto // 24 de agosto de 2011 às 10:31

Uma comitiva do Ministério da Integração Nacional, liderada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, se reuniu na terça-feira (23), em Canberra, na Austrália, com representantes de entidades privadas e públicas. Quatro temas principais foram abordados: defesa civil, gestão de águas, irrigação e desenvolvimento regional.

No encontro realizado na Agência Nacional de Emergência da Austrália, o objetivo foi verificar de perto a atuação do sistema de gestão de riscos e desastres no país, com foco na reconstrução e recuperação de cenários, prevenção, mitigação e redução de riscos.

A Austrália enfrentou no começo deste ano enchentes de grandes proporções. Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, é grande a possibilidade de futuras parcerias entre o governo brasileiro e australiano para enfrentamento e prevenção de inundações, secas e outros desastres naturais.

A viagem à Austrália, que termina nesta sexta-feira (26), servirá também para estudar novas colaborações no campo da infraestrutura hídrica, principalmente na integração do Rio São Francisco, uma obra de 700 km e que vai beneficiar 12 milhões de pessoas que vivem no semiárido nordestino. A agenda incluiu ainda um encontro com a equipe do Departamento de Sustentabilidade, Água, População e Comunidades da Austrália.

A comitiva do Ministério da Integração Nacional foi recebida pelo ministro do Desenvolvimento Regional da Austrália, Simon Crean. O resultado do encontro, para o ministro brasileiro Fernando Bezerra Coelho, foi positivo.  “Foi um encontro bastante produtivo, com uma ampla apresentação sobre os desafios regionais da Austrália, tendo em vista suas dimensões continentais e grande extensão continental, onde também há certo desequilíbrio econômico, apesar de sua elevada posição na área social , já que é a segunda melhor qualidade de vida do mundo”, analisou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…