Representante dos profissionais de saúde afirma que Prefeitura de Petrolina quer privatizar setor

por Carlos Britto // 24 de agosto de 2011 às 08:05

A situação da saúde pública de Petrolina, envolvendo temas polêmicos como o fechamento do Laboratório Central do Município (Lacem), ganhou mais um capítulo ontem (22) na Casa Plínio Amorim.

Representante da Associação dos Profissionais na Área de Saúde de Petrolina (APASAMP), Maria Perpétua (foto) soltou o verbo durante o espaço a que teve direito, durante a sessão ordinária.

Segundo ela, a prefeitura municipal atropela as decisões do Conselho Municipal de Saúde e caminha para privatizar. Perpétua disse que o fechamento do Lacem não foi comunicado com antecedência aos funcionários, muito menos à população.

Ela criticou também o fato de que os exames de atenção básica, que deveriam ser de responsabilidade da prefeitura, também estão sendo enviados para a Unimed, juntamente com os de média e baixa complexidade. Ainda assim, segundo Perpétua, os usuários enfrentam muitas dificuldades para marcar esses exames.

A representante da APASAMP revelou ainda que a prefeitura só decidiu transferir os funcionários do Lacem para o Hospital de Urgências e Traumas (HUT) depois que o assunto ganhou a imprensa. Ainda assim ela argumentou que o laboratório do HUT funciona “em uma sala pequena e improvisada”, sem condições adequadas de trabalho.

Perpétua aproveitou para cobrar da prefeitura o destino dos 12 funcionários que faziam parte do Lacem – entre bioquímicos do estado e do município, auxiliares e recepcionistas. Ela reconheceu que o número mensal de exames, após a decisão do Executivo Municipal em transferir os serviços, vai duplicar. Mas isso acontecerá sem a devida qualidade, já que os recursos humanos foram reduzidos. “O povo é quem vai pagar por essa privatização”, desabafou.

Representante dos profissionais de saúde afirma que Prefeitura de Petrolina quer privatizar setor

  1. Osvaldo disse:

    A notícia reconhece que o número de atendimentos subiu, isso é bom. Os funcionários podem ter ficado com menos tempo para o cafézinho. E se querem falar de privatização devem estar pensando no Dom Malan nas mãos do IMIT.

  2. Priscila disse:

    kkkkkkkk…esse primeiro comentário aí está todo errado!
    Realmente fechar o LACEN é um retrocesso, essa gestão precisa melhorar e não piorar as coisas. Que vergonha!

  3. Dreda disse:

    Isso significa terceirizar, ou se formos mais rigorosos, privatizar o serviço, beneficiando as clínicas amigas, como a cooperativa Unimed, do qual fazem parte Dr Persio e Dr Julio Lossio. Desde a posse JL sempre tentou sucatear e acabar com o Serviço Público de Saúde, inclusive já ofereceu descontos de impostos a clínicas particulares para atender pacientes do SUS. A população só perde com isso. A qualidade dos exames irá piorar muito, e ficará tudo mais caro no longo prazo. Só quem ganha são as clínicas particulares dos amigos do prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…