O diretor sindical dos Correios em Petrolina, Antônio Lira, resolveu rebater as críticas de comunitários feitas ao Blog, acerca do atraso na entrega das correspondências. Segundo ele, a questão é muito maior e passa por “politicagens da estatal, com a influência direta de políticos” da região.
Confiram:
Meus amigos,
O grande problema dos Correios não é só de atraso na entrega. O que acontece hoje, e por várias vezes venho denunciando nos veículos de comunicação, é a politicagem descarada e a troca de favores entre os mesmos.
Os políticos da região não estão nem aí, nem os de direita nem os de esquerda. Porque a empresa é pública, sendo assim deve ser voltada para atender ao público, mas infelizmente não é o que acontece. Aqui em Petrolina existe uma febre de trabalhadores terceirizados que não recebem nenhum tipo de treinamento.
A grande maioria é indicada por políticos em um contrato de 6 meses. No fim destes contratos, entra outro, e assim sucessivamente. Para os amigos terem ideia, já passaram nesse esquema mais de 100, sem criar nenhum vínculo com o cliente, e tampouco aprender o serviço como deve ser feito.
Por outro lado existem mais de 50 candidatos do último concurso público, de 2011, que foram aprovados, fizeram todos os trâmites legais e a empresa vergonhosamente não contrata. Não sou contra o trabalhador terceirizado, mas sim a forma que ele entra na empresa tirando a vaga de um que fez o concurso, pagou sua taxa e estudou.
Só em Petrolina existem duas denúncias no Ministério Público Federal por descaso ou abandono de correspondência. O que esperamos é que a justiça cumpra sua parte e puna os responsáveis, e a sociedade denuncie. Para denunciar, em caso de extravio ou perda de objeto, recomendo o Procon, e em caso de atraso de correspondência o MPF.
Antônio Lira/Correios-Petrolina



cOM A PALAVRA O MINISTERIO PUBLICO FEDERAL. AGUARDEMOS, ESPEREMOS QUE NAO SEJA POR MUITO TEMPO PORQUE A PACIENCIA TEM LIMITE.
Parabens pela postura Sr Antonio. Diga os nomes dos políticos e estará prestando um grande serviço a sociedade. Esses politicos devem ser conhecidos dos eleitores
que nada esses caras ficam implicando com os terceirizados que só estão lá por que também prescisam trabalhar,eles deveriam era levantar as mãos pro céu por terem uns quebra galho pra ajudar.esse antonio lira só sabe zuadar .
Roberto, os correios é uma empresa séria, com funcionários responsáveis e dedicados, não é lugar de quebra-galhos. O nossos clientes tem total confiança em nosso trabalho e manchar essa imagem fere nossa dignidade e não aceitamos isso. Além do mais, quem quebra-galho e macaco gordo.
Fui ao banco com a minha mãe para pegar um cartão novo e me informaram que o cartão já havia sido enviado para a residência no mês de fevereiro. O funcionário do banco entregou-me um documento constando o envio. Fomos então para a agência dos Correios. Lá um funcionário nos informou que não tinha como encontrar tal correspondência se não tivéssemos o número de rastreamento.
Ora, meu amigo, se a correspondência tem um endereço, não dá para encontrar?
As correspondências não são separadas por zona, bairro,rua?
Pergunto: O GOVERNO PRECISA DE UMA EMPRESA DE CORRESPONDÊNCIA?
TRATA-SE DE UM SERVIÇO ESSENCIAL?
Na verdade, os Correios são mais uma empresa que serve de cabide de emprego e de fachada para políticos corruptos se apoderarem do dinheiro público.
Desculpas esfarrapadas do legítimo funcionário público acostumado a não trabalhar.
Estes concursados são uma onda: só pq não podem ser demitidos com facilidade como um funcionário contratado aí não trabalham direito e quando surge uma bomba aí querem jogar pros terceirizados! É por isso que eu defendo o fim de concursos públicos para a iniciativa pública!
Sr. Antonio também trabalho em empresa pública e realmente os politicos sangue sungas, vivem iguais a urubus doido pra da o bote, vejam o nomes desses pilantras e denucie pra o povo fica sabendo quem são. eu sei que tem veriadores, deputados etc…..
tenho um correspondência que diz Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade Operacional em RECIFE / PE, ja fazem uns 27 dias que foi encaminhado e até agora nada, tenho medo de colocarem que minha encomenda foi extraviada, pois é um produto que vai ser útil pro meu trabalho e de quem é a culpa, fui nos correios de petrolina e um carteiro deu um alhada no rastreio e me disse que não tinha nem saído do Rio de Janeiro ainda então o que devo fazer o numero do rastreio é CP290703249CN , fala-se em privatizações será que não vai ser mais útil assim
Interessante quando um representante legitimo do trabalhador resolve se pronunciar aí vem comentários bobos em que as pessoas não procuram saber de verdade o que estar acontecendo parabens “Grandão” por ter coragem de denunciar.Quanto aos mot’s entendemos a necessidade de todos trabalharem mas que façam isso sem exploração e o melhor meio de fazer isso é sendo concursado, quanto da Maria é uma pena não conhecer a realidade de um carteiro uma das classes mais comprometidas com o seu trabalho mesmo diante de tanta exploração, procurem saber a realidade antes de fazer críticas sem fundamentos.
E muito fácil dizer que os correios só tem funcionários , acomodados, dizer que se ganha muito bem lá ou que a empresa deve ser privatizada… isso é muito fácil . Diz um ditado popular que a família do vizinho e que não presta… isso acontece pelo alto grau de ignorância que existe nos cidadãos brasileiros! Falo isso porque ninguém se imagina trabalhar numa distrito postal com 20 km em média onde notoriamente e impossível faze-lo todos os dias, muitas vezes mal se conclui a metade. E bom lembrar que o pesa não se limita apenas a bolsa do carteiro existem diversos sacos com correspondências espalhadas em pontos de apoio para repor a bolsa … sem contar o sol que maltrata e o povo que te conta eficiência! Eficiência que faltou ao governo quando da previsão de receitas orçamentárias para as devidas contratações! Contudo , sobra para os terceirizado… a mando da politicagem … empresas de faixada que interpõe mão de obra barata e sem direito trabalhistas básicos como o pagamento … isso ninguém sabe … existe muita coisa nas paredes dos correios que não se fala para os ignorantes do sistema … e bom lembrar que aquele que se mete a apontar e a falar nesse sistema tem a sua vida ameaçada …te, sua família ameaçada … tem a descrença de muitos e tem o peso de um preconceito atribuído por parte da população pervertida pela mídia burguesa no sentido de dizer vende logo essa empresa que o serviço vai melhorar… será que vai mesmo … poucos sabem mais mesmo com todos os aparato para destruírem um patrimônio brasileiro de mais de 350 anos os funcionários dos correios fazem os correios brasileiro ser o 3 melhor correio do mundo isso Mesmo! E o serviço não e nem 30 % do que deverá ser Prestado! Aquele que se lembrar que a falta de funcionário e maximizada pela falta constitucional de férias de pra se ter uma idéia num setor de trabalho com 12 funcionários todo mês haverá 1 funcionário de férias ! Agora levando em conta a grande carga que só eleva imaginem a situação ! O resultado disso é diversos funcionários em todos país nas filas do INSS com lesões crônicas e incapacitantes! Tenho 6 anos de empresa e já vi muita gente pedir demissão e ser demitido! Eu penso em sair no próximo ano e só fico triste em saber que muita gente sequer sabe o que de fato e os correios ….. a empresa estatal supervisionada por filhos da Ditadura!
se não acumularem entregas não haverá atrazo, sao direito dos trabalhadores, coloque todos que passaram nos concurso para carteiro, e acho muito dificil o senhor com 6 anos de oficio pedir para sair de um serviço concursado….
talvez o terceiro do mundo porque as pessoas brasileiras não tem opçoes melhores.
Na minha Unidade o trabalho está funcionando sem distritos acumulados e toda a zona urbana está com distribuição, mas o problema da correspondências está semelhante ao de Petrolina, pois, o problema é que as faturas estão chegando de Recife já com atraso. Trabalhei em Petrolina, e sei que não é fácil. As adversidades é grande, uma delas é a dificuldade de locomoção para os bairros periféricos, ter em média 3 a 4 horas de trabalho interno, distribuir no horário mais quente do dia, entre outros. Só para comparar, aqui na minha unidade, a média de trabalho interno é de duas horas e a entrega é pela manhã. A realidade só sabe é quem vive ou já viveu. Parabéns Antonio Lira!! Um forte abraço meu amigo! em breve farei uma visita a turma de Petrolina.