O Ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou ontem (24) a prefeitos pernambucanos que as obras da Transnordestina no Estado serão retomadas no mês de outubro. A Infra S.A. publicará o edital para a continuidade dos trabalhos no trecho SPS-4, que liga os municípios de Custódia e Arcoverde (no Sertão do Moxotó), com 73 quilômetros de extensão. O investimento previsto é de R$ 200 milhões.
Em reunião com os gestores, o ministro destacou a prioridade do governo federal em concluir a ferrovia, que está paralisada há mais de uma década. “A Infra S.A. publicará o edital até o dia 30 de outubro para dar continuidade às obras, com o objetivo de entregar esse trecho, gerar emprego e movimentar a economia local”, afirmou Renan Filho.
Atualmente, 179 dos 470 quilômetros do trecho pernambucano já estão concluídos, o que representa 38% da obra. O projeto é visto como um pilar de desenvolvimento para o Nordeste, e o ministro reforçou a necessidade de os municípios se prepararem para os investimentos que impactarão a população local. Na mesma ocasião, Renan Filho também anunciou o início dos estudos para a construção de um porto seco com hubs logísticos em duas regiões de Pernambuco: no Sertão, próximo a Salgueiro, e no Agreste, abrangendo Quipapá e Agrestina.
Reforço
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que também estava presente, destacou o potencial estratégico do projeto, que funcionará como um reforço para o Porto de Suape. “Esse investimento abre uma nova janela de oportunidades para Suape, que poderá atender não só Pernambuco, mas também estados vizinhos, como Ceará e Piauí, integrando-se ainda à Ferrovia Norte-Sul”, explicou.
Os portos secos funcionam como terminais intermodais, conectando ferrovias e rodovias aos portos marítimos. A implantação dessas estruturas visa aliviar a pressão por espaço alfandegário nos portos e reduzir os custos logísticos para as empresas da região. (Fonte: JC)



Estamos nos aproximando do ano eleitoral, muitas licitacoes e obras setao prometidas
Rapaz o incrível é a cara de pau, diz que a obra começa em outubro, depois fala que o será assinado 30 de outubro, mente tanto que não sabe nem o que fala, aprendeu direito com o pai dos pobres, o pior são os jumentos que acreditam nesses hipócritas, demagogos,podem ter certeza nunca irão terminar,isto ai só é mais uma meio de sobrar dinheiro para eleição que vem.
Agora vai!