Rejeito de Cobre na Mineração contamina caatinga, diz leitora

por Carlos Britto // 22 de outubro de 2010 às 12:38

A leitora do Blog, Maria do Remédio Leite,   enviou uma denúncia de que uma  carga de rejeito de cobre da mineração atingiu a Caatinga e segue para riacho e açude.

Leia, na íntegra, a nota:

Tsuname do rejeito do cobre da Mineração Caraíba S.A. mais uma vez invade a Caatinga.

Mais uma vez a contenção da bacia de rejeito da Mineração Caraíba S.A. foi abaixo, originando um verdadeiro tsuname de rejeito de cobre,invadindo a caatinga, como se fosse uma onda gigantesca de rejeito de cobre,nos fundos de pastos dos caprinovinocultores e nos riachos que levam ao açude de pinhões.

O crime ambiental aconteceu na madrugada dessa quarta-feira, 20/10, e até agora, o rejeito continua a invadir a caatinga,sem respeitar o ecossistema. Até aqui, já invadiu o riacho da vaca e se dirige para o açude de pinhões.

Solicitamos seu apoio no sentido de intervir para que o IMA mande a fiscalização ambiental emergencialmente. Solicitamos que o fiscal que vier seja de Salvador e com isenção e que, de preferência, não esteja vinculado aos escritórios locais; caso contrário,tudo continuará a ser como dantes no quartel de abrantes e como sempre, a Mineração Caraíba S.A. irá apenas assinar algum acordo se comprometendo a cumprir a lei como das outras vezes. E, também como das outras vezes,continuará a reincidir nos mesmos crimes ambientais de sempre,sem que nada seja feito de concreto para detê-la.

Maria do Remédio Leite de Santana

O blog reserva o espaço para empresa se pronunciar sobre o assunto.

Rejeito de Cobre na Mineração contamina caatinga, diz leitora

  1. Faz. Lagoa do Padre disse:

    Um crime ambiental as nossas vistas e a imprensa Juazeirense se omite a esta tragédia, devemos botar a boca no trombone vamos denunciar ao MINISTERIO PUBLICO e ÓRGAOS AMBIENTAIS! Sabemos da importância da empresa Caraiba ´para a região mas sabemos que trará muita dor de cabeça aos produtores da região!

  2. Pinhões disse:

    O distrito de Pinhões está imerso em uma imensa nuvem de poeira devido aos trabalhos da Mina Surubim. Muita gente está com problemas respiratórios. Melhorou um pouco esta semana graças a Deus q mandou um pouco de chuva e amenizou o pó. Mas a população está apreensiva com o q pode acontecer.
    A água do açúde que é utilizada pela população para banho, escovar os dentes e no uso das tarefas domésticas, está fétida, podre mesmo insuportável. Não sabemos o que aconteceu.
    Os carros pipas a serviço da Mineração fazem fila pra pegar a água do açúde. SOS PINHÕES.

  3. Petronio V. Almeida disse:

    Esta Maria dos Remédios é uma piada mesmo! Só fala bobagens sem fundamento. Na verdade, o problema dela é dor de cotovelo e ódio distilado contra a diretoria atual e o conselho de administração da Mina e isto porque foi demitida da empresa por incopentência, pois era uma empregada que tinha um poder desmensurado injustificado, dados pelas diretorias antigas e se acha com o rei na barriga nos 20 anos que trabalhou lá, inclusive com administração de grandes somas de recurso que ela utilizou em projetos que não deram em nada, aliás, só deu prejuízo e que não tem nenhum funcionando hoje. Esta não é a primeira vez que ela diz abobrinhas, só que as pessoas não dão mais crédito a ela.

  4. Rangel Dagmar Vieira Varjão disse:

    Venho através deste email apenas corroborar com Petronio. V. almeida. Essas atidudes visam apenas prejudicar um emprendimento, que só tem a beneficiar as comunidades da região. Evidentemente, os trabalhos de pesquisa quanto de exploração de recursos minerais como sabemos, podem vir a trazer prejuizos e a responsabilidade é objetiva ou seja, não é ncessário a prova de culpa. Mas, em minha opinião, não apenas fundamentada em mera subjetividade, deve-se ponderar entre o que seja benefico a toda sociedade, haja vista que o emprrendimento Minerario viabiliza toda a economia. Do proprietario das terras que se beneficiam através das indenizações cabíveis, quanto trabalhadores, os quais ganham capacidade de sustentar suaa familias, sem falar dos tributos arrecadados pelo Estado. Enfim, há o desenvolvimento de toda a região. Não quero aqui, dizer que supostos danos ambinetais não devam ser esclarecidos, entretanto, como se vê, há apenas mera suposição de danos ambientais, que dispensam os fundamentos de fundamentalistas baratos. Sou um dos proprietários da fazenda Angico, a qual esta sendo sondada por empresa tercerizada da Mineração caraíba Sa. Apesar de alguns danos que esta havendo na respectiva propriedade, estou confiante na capacidade e na confiabilidade desta Empresa, além de reconhecer os benficios que essa atividade irá trazer na região.

    1. SUZIMARA OLIVEIRA VARJAO DE ALMEIDA disse:

      Concordo em parte com voce ,Rangel Dagmar V. Varjao.Se o beneficios realmente fosse somente para a nossa regiao ate que seria viavel,porem todos que tem um pouco de consciencia sabem que os verdadeiros beneficiado sao os donos de terras onde serao explorados o minerio e as empresas ,pois a realidade e que em relaçao a trabalho eles pescam uns e outros e depois vao procurar mao de obra fora,e ainda dizem que estao fazendo seleçoes.A realidade é que se eles realmente quizessem ajudar o povo, primeiro se certificariam que nao deixaram nenhum desempregado na regiao circunvizinha sem trabalho e depois sim se necessario ai buscar fora.Sem querer ser curta e grossa ,bom e pra quem ja nada no dinheiro e ainda vai ser beneficiado por essas empresas que sao como sangiçugas enquanto nao acabam com todos os recursos que a natureza dispoe , nao sosegam. Se a natureza e a dignidade das pessoas nao valem de nda ,entao que viva o poder,o dinheiro. Agora de uma coisa todos devem ficar certos a terra so tem uma serventia depois que morrems ,comer nossa carne.e dinheiro e poder de nada vale ,pois pisar nos outros por nome nao e nada.assim como o dinheiro vem ,quando nao e bem administrado ele vai.Precisamos de ar puro p resirar, de agua sem toxinas prejudiciais para beber e de terra sem veneno p plantar e nos alimentar,pq ninguem come nem bebe poder e muito menos terra,quisa dinheiro.Desculpe mas estou cheia de ouvir o ldo de la das historia,pra entender a situaçao e so se colocar na pele dos filhos de pobre empregadosque mau tem o pao de cada dia,e nao so como o filho o dono das terras q serao exploradas,de seu pai Manoel Messias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários