Após o posicionamento da Associação dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) acerca dos cortes orçamentários definidos no Congresso Nacional, foi a vez dos reitores das universidades reforçarem sua preocupação com a medida. Numa nota conjunta, eles argumentam que tais restrições financeiras vão prejudicar especialmente a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Confiram:
Em nota recente, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) alertou toda a sociedade brasileira para sua profunda preocupação com os cortes promovidos pelo Congresso Nacional no orçamento das Universidades Federais durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026. Em especial, a manifestação destacou a grave situação do orçamento destinado à Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cujo nível de financiamento compromete diretamente a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas Instituições Federais de Ensino Superior.
As Universidades Federais constituem instrumentos estratégicos para o enfrentamento das desigualdades sociais e das assimetrias regionais, bem como para a promoção da inclusão social. Nas últimas décadas, essas instituições passaram por um intenso processo de expansão e interiorização, ampliando de forma significativa o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.
No Nordeste, essa política pública teve papel decisivo na democratização do acesso à universidade e na indução de um desenvolvimento regional consistente e sustentável, alicerçado na educação, na ciência, na tecnologia e na inovação, contribuindo para o reposicionamento da região no cenário nacional. Destaca-se, ainda, a relevante atuação das universidades na promoção da cultura e na oferta de serviços e ações de saúde de qualidade à população.
Diante desse contexto, somado ao fato de que a proposta orçamentária para 2026 enviada ao Congresso Nacional pelo Governo Federal já se mostrava insuficiente para fazer frente às necessidades de nossas comunidades acadêmicas, nós, reitoras e reitores das Universidades Federais do Nordeste, plenamente conscientes do papel estratégico de nossas instituições para o desenvolvimento social, econômico e humano da região, reforçamos a urgente necessidade de recomposição e suplementação do orçamento das universidades federais. Reafirmamos, ainda, nosso compromisso permanente com a defesa de um financiamento adequado e sustentável da educação superior pública, gratuita e de qualidade, condição indispensável para a garantia do direito à educação e para o futuro do país.
Reitor Roque do Nascimento Albuquerque/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Reitor Paulo César Miguez de Oliveira/Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Reitora Terezinha Domiciano/Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Reitor Josealdo Tonholo/Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Reitor Camilo Allyson Simões De Farias/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Reitor Alfredo Macedo Gomes/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Reitor André Maurício Conceição de Souza/Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Reitor Airon Aparecido Silva de Melo/Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)
Reitor Silvério de Paiva Freitas Júnior/Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Reitor João Paulo Sales Macedo/Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)
Reitor Fernando Carvalho Silva/Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Reitor Jacques Antonio de Miranda/Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
Reitora Nadir do Nascimento Nogueira/Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Reitora Georgina Gonçalves dos Santos/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Reitor José Daniel Diniz Melo/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Reitora Joana Angélica Guimarães da Luz/Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
Reitor Telio Nobre Leite/Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
Reitora Maria José De Sena/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Reitor Rodrigo Nogueira De Codes/Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)


