Reitor de universidade baiana acusado de racismo

por Carlos Britto // 18 de outubro de 2011 às 21:28

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Paulo Gabriel Soledade Nacif (foto), divulgou uma nota comentando a polêmica em torno de uma declaração proferida no dia 7 de outubro, durante rodada de negociação com estudantes de graduação, que ocuparam o campus da cidade de Cachoeira por 40 dias, entre setembro e outubro, reivindicando melhorias na instituição.

Um vídeo com trechos do discurso foi postado no Youtube no dia 10 de outubro, onde ele comenta sobre os empecilhos culturais que devem ser ultrapassados no processo de interiorização da universidade no Recôncavo. “Uma universidade que nasce no interior, cujos trabalhadores são do interior… se a gente for ver pela cor do trabalhador, pela renda do trabalhador que nós temos, a formação do trabalhador, a gente vai ver que é um desafio maior. Querer que a UFRB funcione na velocidade de uma universidade antiga ou qualquer outra é brincadeira”, diz no vídeo.

Na gravação, o reitor é interrompido por uma estudante, que mostra indignação com o que foi dito. “A gente não pode considerar de forma alguma o senhor dizer que o fato de a universidade estar no interior e a cor do funcionário interfere diretamente na atuação da UFRB”, contrapõe.

Em conversa com o G1, Paulo Nacif explicou que estava tentando defender os servidores técnico-administrativos durante o discurso, que foram alvos constantes de agressões verbais por parte dos estudantes ao longo do período de ocupação. “Eles chamavam os servidores de corruptos e incompetentes, exigindo que a UFRB, que tem cinco anos, fosse igual à USP imediatamente. A maioria dos servidores está aqui na universidade há dois anos. Mas eles não colocaram essa parte no vídeo”, afirma e acrescenta: “Isso é que beira o racismo, a forma com que eles tratam um grupo de servidores que é do interior e não está acostumado a ver essa mobilização de estudante”.

Paulo Nacif, 47 anos, é agrônomo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e reitor da universidade desde abril de 2003. Ele comenta que tem um debate acumulado sobre a questão do racismo e diz reafirmar o discurso exposto para os estudantes. “Não há como considerar a estrutura da sociedade brasileira sem entender a questão de classe e cor. Milton Santos e diversos autores ressaltam isso de forma muito categórica. Entendo que algumas pessoas possam achar tudo isso estranho, mas nós precisamos trazer isso para a sociedade brasileira, que é racista”, afirma.

O estudante que gravou e editou o vídeo não foi encontrado pelo G1 para comentar as acusações. (foto/G1)

Reitor de universidade baiana acusado de racismo

  1. Watergate disse:

    Interessante como os negros veem racismo em tudo, ate onde nao tem.
    Procurei racismo em todos os lugares do video e nao achei nada.

    1. maria das graças disse:

      Waltergate, pelos comentários que vc posta neste blog percebe-se claramente que vc não vê um elefante na sua frente… ainda mais situações tão sutis como o racismo cicioso!

  2. petrolinense disse:

    Tbm não vi tom de racismo alguém. Há de ser só mais um estudante que polemiza a toa, querendo aparecer… protestar por protestar. A hora é de enriquecer…. pela madrugada!

  3. ferraz disse:

    Acho ridiculo racismos de negro para branco,pois existe e muito e de branco para negro.Creio que os animos estao acirrados e principalmente os negros fazem tudo para se pevalecerem da lei e os brancos ,quando sao atingidos, como podem e defender?Qualquer preconceito e ruim ,mas o racismo so se aplica de um lado ,entao estao aproveitando , para polemizar a questao. e assim isso se tornar sensacionalista ..portando e preciso ter muito cuidado pois isso vem acontecendo com frequencia , e todos devemos ser racionais e nao nos deixarmos ir no impeto da emoçao e engolir sapos, principalmente se os sapos forem de cor ,portanto fiquemos sempre atentos as provocaçoes,..Preconceito dos dois lados sempre e` ruim , e todos devemos nos respeitar, nao importa se somos de cor ou nao..somos iguais,tanto um,quanto o outro.

    1. solange coutinho disse:

      Ferraz, me perdoe, mas mesmo não presenciando este desentendimento que você teve com uma pessoa negra (não “pessoa de cor”) já mostra como seu discurso está carregado de racismo. Se você mesmo diz que em sua palavras que “somos iguais”, porque usar a expressão “pessoa de cor”? O que é uma “pessoa de cor”? É uma pessoa azul, laranja, verde?
      E, quando você diz: “engolir sapos, principalmente se os sapos forem de cor”, isso não é racismo?
      Acho contraditório seu discurso que fala de igualdade e depois chama seu desafeto de “sapo de cor”.
      Não sei e nem me interessa saber o motivo de sua discussão com esta pessoa que pelo que você descreve deve ser negra, mas percebam como existe racismo sim em nosso cotidiano, um racismo cicioso em que o “sapo” é o grande vilão!!!

      1. jose disse:

        Cara amiga,voce esta equivocada quanto ao seu parecer, eu sou negro,e com orgulho, e sem complexo por isso, pois acho minha raça linda, creio que estao exagerando ,e nos negros , as vezes nos colocamos numa situaçao como se fossemos inferiores, e nao os somos , e isso que estas a falar, so nos coloca numa situaçao constrangedora, como se nos, negros, fossemos inferiores. e nao o somos;Temos e` que reformularmos nossos conceitos sobre nos mesmos, e seguirmos nossa estrada, trilhando caminhos ,com cabeça erguida, e nao cabisbaixos pois o mundo esta ai para todos nos, e nos ,e quem devemos nos colocar em pe de igualdade , e nao ficarmos nos lastimando por temos nascido negros,pois eu me orgulho muito dissoCabe a nos, negros, seguirmos nossa estrada , e todos juntos, crescermos em uma mesma direçao .Abraços cordias,cara irma.

        1. solange coutinho disse:

          Quem está equivocado é você, ser negro e ter orgulho disso, mas baixar a cabeça pra certas coisas… não acrescenta nada!!! Não sou a favor da vitimização, mas sou contra o discurso da igualdade quando na verdade o que se pratica é outra coisa! O fato de vc ter orgulho de ser negro não quer dizer NADA! Não tenha orgulho, tenha consciência! Sobre a cordialidade, se informe sobre isso… vivemos mesmo numa sociedade que se diz cordial, mas não é! Abraços!

    2. Valéria Cavalcanti disse:

      Eu sou de cor” Acreditem minha cor é salmão, com estampas bege e um tom verde limão!!! Seria cômico se não fosse trágico!
      Hellooooww, não existe pessoa de cor, vê-se que tipo de pessoa é esta que fala de igualdade e chama alguém de “pessoa de cor”

      1. Ze disse:

        eu sou de cor e sou negro, com orgulho Sou de cor negra, e me orgulho de minha cor,`tou errado por isso? me acho lindo por ter essa cor.

        1. Maria Sofia disse:

          Vc acha lindo!?!? ummmmmmmmmm!

    3. Murilo Santos disse:

      Sou estudante de direito e neste comentário de Ferraz só não vê racismo quem não quer: “pessoa de cor”, “nao nos deixarmos ir no impeto da emoçao e engolir sapos, principalmente se os sapos forem de cor”. Vamos ter cuidado, pois vivemos num estado de direito, não de desordem!!

      1. arimateia disse:

        Veja a que ponto chegamos-se se fala negro,eh racismo, se se fala pessoa de cor tb acham, entao como devo ser chamado, ja que sou negro-negro ou de cor?agora fiquei zonzo…sem saber mais como me situar…

        1. Maria Luiza disse:

          Situe-se, acrode!!! Se vc não tem capacidade de saber, ninguém será capaz de dizer!!!

        2. Cláudia disse:

          Olá Arimatéia, você é negro, isso mesmo, negro…a sociedade brasileira é tão preconceituosa que acha errado dizer negro…não é ofensa é geografia, é o social…no entanto, o que devemos como sociedade é reparar a grande maldade que fizemos com os negros durante a escravidão. Devemos sim proporcinar condições e chances iguais para todos, brancos, negros e índios, a cor ou a raça não significa inteligência ou competência, para tanto, todos precisam ter as mesmas chances, por isso o Brasil precisa aprender a viver sem preconceito, seja ele qual for racial, social ou sexual. Pronto falei!

      2. nogueira disse:

        Amigo, como sou negro, nunca me importei se as pessoas me chamam de negro ou de cor.Creio que isso nao muda meu carater e o meu conceito que tenho de mim mesmo.Casei com uma branca e sou muito feliz.Sera que isso tambem foi errado, eu amar uma pessoa de cor branca e casar?Voces tem preconceito contra mim, que mesmo sendo negro, casei com uma branca?

        1. maria das graças disse:

          Nogueira, não se trata de uma questão de caráter, pois se fosse vocês estaria apenas reafirmando que sendo negro uma pessoa não podria tem “bom caráter”! Entendeu???
          Eu entendi perfeitamente o que esta Solange está dizendo com isso. Na verdade parabenizo-a por se colocar de forma tão clara! Acho que as pessoas se equivocam quando simplificam uma questão histórica e complexa!
          Nogueira, o debate do racismo não tem a ver com seu caráter!
          Arimatéia, no Brasil as pessoas auto-declaram sua raça e etinia, não cabe a você nem a ninguém dizer quem é negro, branco ou indígena, cabe a própria pessoa!
          Mauri, já existiu raça mais favorecida (as pessoas de pele branca), a história mostra isso, deixe de ser bobo e vá conhecer seu país!
          José, deixe de ser romântico, negro e indígenas sempre foram cidadãos discriminados como 2ª classe neste país, abra seu olho!
          E, finalmente parabéns a todos por não se esquivarem deste debate!

        2. Vilmar Santos disse:

          Quem está colocando a questão por esta via é você!!! Se você não está resolvido com sua realção amorosa com uma mulher branca então se resolva!! Li todos os comentários e não percebi nenhum ponto relacionado a isto!!! Eu acho que sua relação amorosa ou o fato de você não se importar em ser chamado de “pessoa de cor” não quer dizer que toda a sociedade aceite esta expressão como normal!!!

        3. Maria Luiza disse:

          Amigo, então continue sendo “pessoa de cor”, se você não se imprta quem irá se importar por você”?”?

          1. amigo disse:

            Eu nao me importo mesmo,amiga.me importaria ,se me chamassem de ladrao, corrupto,malandro, ai sim, eu ficaria muito chateado,podes crer,mas eu sou de cor negra ,e me orgulho de minha cor,amiga

          2. maria luiza disse:

            Amigo, gora entendi, pois no primeiro comentário você disse que tanto faz ser chamdo de negro ou tanto faz ser chamado de “pessoa de cor”. Na verdade é uma questão sua, vc resolve!! Se alguém me chamar de “pessoa de cor” eu certamente responderei! Sim, sou rosa!

          3. Nogueira disse:

            Amigos,sou da Assembleia de Deus,de uma passadinha la e me procurem, entao assim, poderemos conversar melhor e louvar a Jesus,pois somos todos irmaos e Cristo quer que reine a paz em nossos coraçoes e nao a guerra.Abraços cordiais do seu irmao Nogueira-Assembleia de Deus

  4. solange coutinho disse:

    Os negros não vêm racismo em tudo, os negros e afrodescendentes sofrem o racismo… não sou a favor do discurso da vitimização, mas acredito que o caro Waltergate e o Petrolinense podem até não perceber, mas prática do racismo está tão presente em nosso cotidiano (de quem pratica ou de quem sofre) que passa por algo natural, normal, cristalizado, comum, paranóia “dos negros” (como quis dizer Waltergate). Uma coisa é certa, um negro se colocar contra o racismo é algo que incomoda muito aos não-negros, tanto é que estes comentários mostram isso!

    1. Edmundo Lourenço disse:

      Por acaso uma pessoa de cor poderia ser verde de bolinhas brancas????
      Dizer que alguém é de cor é racismo!!!

      1. feliz disse:

        eu sou negro logo,sou de cor negra. e pra mim, isso da no mesmo .E digo mais, tenho muito orgulho de ser da cor negra. Tenho orgulho de minha cor e voces tambem deveriam ter , pois casei com uma pessoa de cor branca e nos amamos, e dai?voces me acham errado por isso,pois digo que sou muito feliz com minha mulher ,pois somos iguais, somos filhos de um mesmo Pai-Deus

    2. mauri disse:

      Mas, e` necessario se ter muito cuidado, pois com essa lei anti racismo, agora os ditos brancos, estao encurralados,pois nao tem nenhuma lei que os proteja, e muitos negros,estao se aproveitando disso, para provocarem os brancos e assim, os colocarem em situaçoes cnstrangedoras ou vexatorias .Portanto, todos tem que ter cuidadado com o que esta acontecendo nos dias atuais, pois qualquer um ,que for branco, pode sofrer a iminencia de um risco,pois todos sabem que a lei so protege 1 lado,portanto,cautela e boca fechada as provocaçoes, sao o unico remedio ,para se evitar qualquer confito,pois ninguem e a favor de racismo;nem contra negro,e nem deveriam serem contra brancos ,isso tudo deveria ja ser ultrapassado mas infelizmente ainda nao o e`, mas isso tudo, esta se tornando um perigo,pois as leis so favorecem a uma raça… o que pode gerar ai abuso de poder tambem ,da raça mais favorecida pela lei,que e` a negra, do que a outra, que se encontra em aberto ou sem proteçao nenhuma da lei, quanto a esse aspecto…Sejamos todos contra qualquer tipo de racismo,seja ele entre negros ou brancos….. afinal, somos todos irmaos,, so nao sejamos hipocritas em nao enxergar os fatos como eles se encontram nos dias de hoje…TODOS JUNTOS CONTRA A CORRUPÇAO..

      1. Maria Sofia disse:

        “Somos todos irmãos”! Acho que sim, somos todos irmãos da boca pra fora!

        1. nogueira disse:

          Nos precisamos orar mais irmaos e tudo o mais se torna bobagens..So Cristo salva, o resto nao vale nada..Procure a Assembleia de Deus,irma,que estaremos ao seu dispor com a paz nos nossos coraçoes,caros irmaos em C risto,voc aguardamos na Igreja.Paz no Senhor Jesus

  5. Edmundo Lourenço disse:

    Este tema levanta mesmo muito debate, já que mexe com nossas relações sociais tão fragilizadas!!! Não vi o vídeo, mas acredito que quem apanha sabe a dor que sente, mas quem bate acha que tem mãos de veludo… Mas de qualquer forma acho que este tipo de debate é importante, pois fazem as pessoas se mexerem ao menos pra opinar sobre o tema… No Brasil pesquisas do IPEA, do IBGE apontam que o brasileiro é contra o racismo, mas de alguma forma praticam racismo então acho que ainda somos muito hipócritas… falamos de igualdade quando na verdade queremos segregação…

  6. solange coutinho disse:

    Meus comentários foram parar onde?!!? Saibam que o blog concorda com as palavram racistas de Ferraz quando publica o comentário dele e não publica argumentos contrários!

    1. sertanejo disse:

      Cara Solange, tou achando que aqui ,quem e racista e voce,pois sua dureza em nao permitir que as pessoas se expressem, leva a crer , que o que foi publicado, so reforca a tese de que ha preconceito acirrado de negros contra brancos,e isso nao e racismo??.Todos nos, creio, abominamos quaisquer tipo de racismo,pois no sec em que nos encontramos , ja nao se admite mais, mas o que hoje ocorre, e` o racismo de negros contra brancos,tambem,ou voce nao concorda?Todos juntos contra o racismo,seja de negros contra brancos ou de brancos contra negros.Digamos nao ao racismo de qualquer especie.Nao a violencia no blog,queremos paz e amor todos juntos,numa mesma caminhada,amiga.

      1. Solange coutinho disse:

        Não sou racista, apenas rabati o argumento de uma pessoa (que inclusive parece que foi editado, pois não está do jeito que estava quando eu comentei), pois ele falava de igualdade e depois se referiu a uma outra pessoa como “sapo de cor”. Eu interpreto isso como uma expressão contraditória para alguém que fala em igualdade!! Entendeu? Estou aberta ao debate, não tenho intensão de destratar, nem desrespeitar ninguém, apenas acho que o blog é um instrumento importante de debate e liberdade de expressão. Entendo que a liberdade de expressão está a serviço da emancipação das pessoas sejam elas indígenas, negras, brancas, mulheres, homens, crianças, ciganos etc, etc…
        Apenas isso!!! Obrigada!

      2. Samara Vitória disse:

        Sertanejo, esta caminhada é para quem realmente se envolve com estas questões!!! Não sejamos hipócritas!

  7. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    A INTOLERANCIA ALMENTA QUANDO NOS DIVIDIMOS EM RAÇA, E OS QUE DIZEM NENOS PRECONCEITOSO SÃO OS MAIS INTOLERANTES, POIS NÃO ACEITA NEM A OPINIÃO DO PROXIMO.
    A CEGUEIRA É GERAL COM GASOLINA NA MÃO A ESPERA DA FAÍSCA PARA POREM FOGO………NO PRIMEIRO JESUS QUE APARECER NA FRENTE.

  8. Watergate disse:

    Deus Salve a raça!

    1. Normara Cruz disse:

      Qual, Poodle, Siamês… seria Labrador?!?!? Ou raça Wlatergate?!?!?!

  9. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    NOGUEIRA VOCÊ FOI COMPLETO EM SUAS PALAVRAS, É O QUE MUINTOS PRECISAM OUVIR E ENXERGA.O PRECONCEITO ESTA DENTRO DE NOS MESMO.

  10. petrolinense disse:

    Numa releitura da fala do reitor, admito que é possível ser interpretada como racista. Mas sinceramente, não creio que essa tenha sido a intenção. Entendo que a fala dele está vinculada aos próprios índices e estudos que mostram que os afrodescentes estão em situação de maior desvantagem em nosso país, até o dia de hoje.

  11. Maria das Graças disse:

    Parabens ao blog,pois apos ler os comentarios acima,foi que me dei conta ,embora eu seja negra, eu,assim como tantos outros negros ou nao, nao sabiamos da diferença ,se e` que existe, entre pessoa de cor ou negra.Eu ate que gostava mais ,quando alguem me chamava—– ela e pessoa de cor…achava melhor do que se me chamassem de cor negra;porque minha cor e` negra, e nao ha como mudar isso.Eu tenho cor,e ela e` negra.E amo ser uma mulher negra e feliz.Obrigada pelo otimo debate, de alta qualidade ,pois tenho certeza, que nem eu, nem a maioria da populaçao,sabiamos a diferença entre ser de cor ou ser negra,como eu o sou, mas que no fundo acho que da no mesmo,mas,enfim…Obrigada a todos que participaram desse debate construtivo para todos nos do blog.Parabens Carlos Britto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…