Mais de 100 pesquisadores de várias Unidades da Embrapa e de instituições parceiras, organizados na Rede AgroHidro, vão compor um projeto para avaliar as consequências das alterações do clima e do uso da terra sobre os recursos hídricos. Esta questão é um dos grandes desafios nacionais a ser enfrentado pela empresa de pesquisa nos próximos anos.
Para o coordenador da Rede AgroHidro e pesquisador da Embrapa Cerrados de Planaltina (DF), Lineu Rodrigues, é fundamental entender como as mudanças no clima irão impactar os recursos hídricos e a produção de alimentos. O trabalho em rede visa assegurar a sustentabilidade da agricultura e a manutenção da qualidade de vida das comunidades rurais. Os resultados alcançados pelo projeto deverão subsidiar a gestão dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas do país.
O pesquisador Luis Henrique Bassoi, da Embrapa Semiárido, que coordena um dos projetos que compõem a Rede AgroHidro, considera que avaliar e adaptar tecnologias para a preservação da qualidade da água e seu uso eficiente na agricultura. “É uma oportunidade ímpar não somente para a execução de pesquisas, mas para a difusão e transferência de tecnologias em diversos biomas brasileiros”. (da Ascom)


