As forças policiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia atingiram a marca de 3.800 foragidos da Justiça capturados com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial. A tecnologia, implementada em 2019, está presente em Salvador e mais 80 municípios do Interior do Estado e Região Metropolitana (RMS).
Somente em 2025 já são 1.414 capturados, número maior do que o registrado em todo o ano de 2024, com 1.131 presos. Destes criminosos identificados e presos neste ano, 22% eram procurados por roubo, seguido por homicídio (13%) e tráfico de drogas (10%). Estupradores (6%), criminosos procurados por furto (3%) e porte ilegal de arma de fogo (2%) também estão na lista.
O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA também é utilizado durante festas e eventos na Capital e Interior. Somente no último Carnaval, 55 criminosos foram localizados por meio dos equipamentos instalados nos Portais de Abordagem. Na Micareta de Feira de Santana e nos festejos juninos, a tecnologia identificou, respectivamente, 13 e 26 suspeitos, além de quatro no Festival ‘Virada Salvador’.
Últimas prisões
Em Itabuna, no sul baiano, nessa terça-feira (26), as câmeras inteligentes da SSP-BA localizaram um foragido procurado pelo crime de violência contra a mulher. Já em Paulo Afonso, a Polícia Militar (PMBA) capturou o fugitivo após ele passar por um dos pontos monitorados na cidade. Ele era procurado pelo crime de homicídio.


