Entra em vigor nesta quinta-feira (23) a taxa de reajuste de 5% das contas de água da Compesa. A maioria dos consumidores pernambucanos, no entanto, deve começar a sentir os efeitos do aumento somente a partir de fevereiro de 2011, já que, no próximo mês, o cálculo ainda será feito proporcionalmente e as contas têm datas de fechamento diferentes. Mas a dica é já entrar em 2011 economizando.
A partir deste ano, entra em vigor a aplicação do reajuste tarifário anual na conta de água, através de um indicador financeiro adotado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), composto, em 2010, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo para medir a inflação oficial, e pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M).
Até 2009, vigorava o modelo de revisão tarifária, quando a Compesa solicitava o percentual de reajuste a partir de estudos de aumento de seus custos operacionais e de investimentos. Agora essa prática só ocorrerá de quatro em quatro anos, quando os clientes devem enfrentar reajuste oriundo de dois índices de origem distinta.
Algumas medidas, no entanto, podem evitar surpresas desagradáveis na hora de quitar a fatura. A Compesa recomenda que os consumidores concertem os vazamentos, para não deixarem válvulas e torneiras desperdiçando água. Se os reparos estiverem velhos, é bom verificar as condições e, se for o caso, substitui-los.
Os banheiros são responsáveis, em média, por 70% do consumo de água nas residências. Então, na hora da descarga, pressionar a válvula somente pelo tempo necessário (três segundo são suficientes) ajuda na economia. Quando não regulada, a válvula pode chegar a dobrar o consumo.
Evitar jogar papel higiênico e ponta de cigarro no vaso também pode ajudar a reduzir a conta no fim do mês. Além de economizar água e dinheiro, a atitude também evite entupimentos.
Na hora de lavar as roupas, procure acumular o máximo de peças possíveis para usar a máquina com a carga completa. A área de serviço costuma ser responsável por 10% do consumo dentro de casa.
A Compesa recomenda ainda aguar as plantas ao amanhecer ou à noite, assim a água pode ser melhor aproveitada já que altas temperaturas levam a uma maior evaporação.




essa compesa é uma verdadeira safadesa, na minha casa venho uma conta de água de 270,00 onde so moram tres pessoas as quais so ficam em casa feriado ou final de semana…onde tem um predio vizinho que moram 5 familias e a agua vem apenas 30 reais. sera que tem explicaçoes. UM predio de 2 andares e estao indo pro terceiro, fizeram contruçao e tudo e pq que minha agua que veio nesse valor.
E o pior de tudo é que os nossos representantes não fazem nada…
a compesa é a pior desgraça de Petrolina.
apanhando e sorrindo, é assim que os petrolinenses estão, agua cara, esgoto caro. um absurdo…
quem será o salvador desta patria.
que Deus nos proteja…
INACREDITAVEL, SERÁ QUE OS POLÍTICOS ALIADOS NÃO ESTÃO VENDO ISSO, O MINISTÉRIO PÚBLICO PELO O AMOR DE DEUS TOMEM UMA PROVIDÊNCIA NÃO PERMITAM QUE ESSE GOVERNO QUE SÓ PENSA EM ARRECADA DINHEIRO COMETA ISSO PELO MENOS NAS CIDADES A ONDE A COMPESA É INÚTIL COMO SANTA MARIA, PETROINA E OUTRAS AUMENTO SEM DÁ MANUTENÇÃO A POPULAÇÃO, PORQUE NÃO AUMENTOU NO PERIODO DA ELEIÇÃO? Á ESQUECI É LOGICO VEM O DESGASTE POLITICO, ISSO É UMA VERGONHA! ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!ISSO É UMA VERGONHA!
A COMPESA tem feito por merecer reajuste, acho até pouco o percentual. Com os espetaculares serviços que ela nos presta…