A governadora Raquel Lyra iniciou o Sábado de Zé Pereira (14) no maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, onde recebeu o presidente Lula e a primeira-dama Janja. Ela destacou a importância do Carnaval para a cultura pernambucana. Na ocasião, a gestora também detalhou o reforço de serviços que o Estado tem prestado durante os dias de Momo. Antes da festa, acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, Raquel realizou revista à tropa no 16° Batalhão da Polícia Militar (BPM), localizado no Bairro de São José. Somente no Galo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou mais de 4,8 mil lançamentos de forças policiais para garantir a segurança dos foliões.
Raquel acompanhou parte do desfile do Galo em camarote reservado para o presidente. O restante da festa ela prestigiou ao lado da comitiva que a acompanhou, formada por lideranças políticas de todas as regiões do Estado, além de representantes do secretariado estadual. “O Galo da Madrugada é emblemático, perpetua nossa identidade cultural. Começamos o dia lançando os efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil, que já estão nas ruas para garantir o Carnaval mais seguro da nossa história. Este ano estamos tendo a alegria de receber o presidente Lula, que tem nos ajudado e sido muito generoso com Pernambuco, em obras e ações estruturadoras, e veio aqui para ver, sentir e presenciar o melhor Carnaval do planeta”, ressaltou Raquel Lyra. À noite, a governadora prestigia a folia na cidade de Salgueiro (Sertão Central).
“Este é mais um Carnaval que o Governo de Pernambuco planeja e organiza pensando no acolhimento e segurança dos turistas e foliões. Hoje, aqui no Galo da Madrugada, temos mais de 4 mil policiais para cuidar da segurança e integridade da nossa gente, para que brinquem com muito amor e tranquilidade no coração“, observou Priscila Krause.
A festa reverencia o Galo Gigante, erguido na Ponte Duarte Coelho. Com 32 metros de altura, oito toneladas e o tema “Galo Folião Fraterno”, a alegoria homenageou neste ano o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Nos trios elétricos que animaram o bloco passaram nomes consagrados como Almir Rouche, Nena Queiroga — também homenageada em 2026 —, André Rio, Geraldinho Lins, Gustavo Travassos, Michelle Melo, Nonô Germano e os maestros Spok e Forró.
Segurança
Com uma das maiores operações de segurança já realizadas no evento, o Governo de Pernambuco empregou 4.841 postos extras de trabalho das forças ligadas à SDS no Galo da Madrugada. A ação integrou policiamento terrestre, aéreo e aquático, além do uso de tecnologia de ponta, como reconhecimento facial, câmeras corporais, drones e aeronaves do Grupamento Tático Aéreo.


