Raquel Lyra posiciona-se contra comercialização de cigarros eletrônicos no país

por Carlos Britto // 19 de abril de 2024 às 17:10

Foto: Miva Filho/Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se posicionou contra a liberação de cigarros eletrônicos no Brasil em uma consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a regulamentação da venda dos produtos, popularmente conhecidos como ‘vapes’. A Diretoria Colegiada da agência vai apreciar, nesta sexta-feira (19), uma proposta de resolução que pretende manter a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar. Raquel foi a única gestora estadual a se manifestar na consulta.

Em sua manifestação, em nome do Estado, a governadora defende a manutenção da regra vigente no Brasil, que já proíbe esses produtos. “Manter essa medida é de extrema importância para evitar inúmeros malefícios para a saúde pública do país, especialmente no combate ao tabagismo. É consenso na comunidade científica que ele é a maior causa de adoecimentos e mortes precoces em todo o mundo. O Brasil não pode retroceder nesse aspecto“, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A consulta pública da Anvisa (nº 1.222/2023) buscou colher sugestões ao texto da proposta de Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) que proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos no território brasileiro. A consulta foi aberta em dezembro de 2023 e encerrada em fevereiro deste ano.

Em 2022, a Anvisa aprovou um relatório que indicava não só a necessidade de manter a proibição dos dispositivos, mas também a adoção de novas medidas para reprimir o comércio irregular. Desde 2009, os cigarros estão proibidos por meio de uma resolução da própria agência (nº 46/2009). A decisão se baseou no Princípio da Precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem eficiência, eficácia e segurança no uso dos produtos.

Raquel Lyra posiciona-se contra comercialização de cigarros eletrônicos no país

  1. Maguim disse:

    Tem meu respeito Governadora!
    Parabéns pelo posicionamento!

  2. Sempre Juazeiro disse:

    Srs leitores. Parabéns!!! A governadora Raquel, se não faz bem a população, tem que ser contra a comercialização. Últimos meses, temos testemunhado matéria televisiva, dando conta de que, determinada pessoa que fez uso do cigarro eletrônico, não se sentiu bem e, foi internado, pessoas anônimas e até artista musica.

  3. Ednaldo disse:

    Aqui no Brasil, se tiver arrecadação de imposto, tudo é possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários