A governadora Raquel Lyra firmou, na sexta-feira (12), investimento de R$ 1,2 bilhão a partir do contrato de financiamento entre a Compesa e o Grupo AFD – Agência Francesa de Desenvolvimento. O montante será destinado à ampliação do abastecimento d’água em todo o Estado de Pernambuco. A cerimônia de assinatura, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.
“São R$ 1,2 bilhão num contrato de operação de crédito firmado com a Agência Francesa de Desenvolvimento. Conseguimos construir a confiança necessária para poder garantir esse investimento que será destinado a obras estruturadoras em Pernambuco. Essa é uma importante parceria para o nosso Estado, fruto do nosso compromisso em garantir que cada cidadão pernambucano possa ter o direito básico do acesso à água“, ressaltou Raquel Lyra.
O programa está estruturado em três eixos estratégicos. O primeiro prevê ações para a ampliação da oferta de água e a segurança hídrica, como a implantação de poços na Região Metropolitana do Recife, a duplicação da Adutora do Pajeú e a construção do Sistema Produtor do Litoral Sul. O segundo eixo é voltado à reabilitação dos sistemas de produção de água, com destaque para a modernização dos sistemas produtores de Tapacurá (São Lourenço da Mata), Botafogo (Igarassu), Timbaúba, Jucazinho (Surubim) e Siriji (Vicência), além de outras unidades no Agreste e nas Matas. Também está prevista a implantação de 11 novas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEFs) em diferentes regiões do Estado.
“É mais uma grande conquista para o Estado, a Compesa, e para o setor dos recursos hídricos e do saneamento. No novo modelo que será implantado em breve, o Estado deverá continuar tratando do armazenamento, do transporte e do tratamento das águas. Então, são muitos investimentos ainda que vão caber ao Estado”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
O último eixo estratégico trata do reforço operacional da Compesa, com investimentos em hidrometração da produção, automação e telemetria dos sistemas, eficiência energética e adaptações para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Momento histórico
Para o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a iniciativa representa um momento histórico para o saneamento do Estado e para a Companhia. “Já temos um planejamento bem detalhado das ações dentro dos três pilares, seja na parte de ampliação de grandes sistemas adutores, seja na modernização e requalificação dos sistemas atuais, bem como na parte de automação e instrumentação das estações elevatórias e de bombeamento. A partir de agora, é mão na massa para executar e entregar as obras”, garantiu.
Presente na solenidade, o Cônsul-Geral da França em Recife, Serge Gas, pontuou a relação de Pernambuco com a França. “O momento é simbólico porque estamos celebrando os 200 anos entre o Brasil e a França. Essa parceria terá um impacto direto na vida de todos os pernambucanos. Estou muito feliz e parabenizo à governadora pela iniciativa”, disse. Também estiveram presentes os secretários de Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), a secretária Executiva de Relações Internacionais, Rayane Aguiar, o presidente do Conselho de Administração da Compesa, Alex Campos e o gerente de Projetos da AFD para o Brasil, Rogério Barbosa.


