Quiosque na orla fluvial de Petrolina ignora até beleza do Velho Chico, lamenta arquiteto

por Carlos Britto // 11 de setembro de 2011 às 15:29

Na última nota da série “falhas em quiosques construídos em Petrolina”, o arquiteto Otávio Sampaio faz suas observações detalhistas sobre a orla fluvial, um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade, onde também existem estabelecimentos que desrespeitam os padrões. Confiram:

Infração 1: a construção chegou depois, mas o flamboyant que já esta aí há anos, teve que ser cortado (vai ter que apelar para algum ambientalista). Até porque tinha que ter um depósito de bebida, e essas árvores não poderiam atrapalhar, não é isso? então corta! e se aumentar o movimento do bar, vai sobrar mais uma vez para quem? advinhem?

Infração 2: No estabelecimento existe um puxadinho (coberta verde). E olha que esse quiosque é o mais novo da orla, imagina se o movimento no bar aumentar… vão avançar no parque infantil!

Infração 3: Não dá para deixar de falar na concepção do projeto! e não quero falar da estética. Este quiosque está de costa para o Velho Chico. Vocês se lembram do Velho Chico, é o nosso rio. Vejam na foto que, por trás do flamboyant, existe um tom de azul. Sim, esse tom de azul é dele, o nosso Velho Chico! é uma pena. Não, é um crime!

Futuro: por tudo citado acima, confesso que nem sei…

Quiosque na orla fluvial de Petrolina ignora até beleza do Velho Chico, lamenta arquiteto

  1. Chico Pezão disse:

    Concordo plenamente Petrolina é uma cidade linda mas tem cada coisa de cidade atrasada:
    Ex: aqueles barracos em frente ao hotel aguas palace ( ceara calçados), e aqueles calçada tomada de ambulantes e a entrada da cidade vindo pelo aeroporto que coisa feia não tem um canteiro arbozizado parace que estamos no deserto com um rio deste.
    Vamos cuidar mais da nossa cidade!!

    1. Adriano disse:

      Concordo com você sobre aqela área em frente a ceará calçados.
      Alí é uma imoralidade.
      Barracos Sujos, esgoto a céu aberto.
      Por traz dos barracos vemos restos de comida esujeiras decendo.
      São barracas de comida e bebida acredito que nem a vigilancia sanitária passa por lá.
      E esse arquiteto aí deveria passar por lá e pra dara nota dele.

  2. galdino disse:

    Quero ver se esse arquiteto vai ter coragem de “condenar” os prédios da orla, que ofuscam a paisagem do Velho Chico… Só detona os pobres dos quiosques…

  3. Roma disse:

    Otávio Sampaio, antes de tudo parabéns pelos conhecimentos e pelo exemplo de cidadania…Agora se vc deseja uma “farto material” é só passar na Praça Fábio Delmondes – fica na Avenida do Cajueiro ,divisa da Areia Branca com o Bairro Dom Malam . Lá existia um quiosque-que virou um barraco-que virou um bar que tomou toda a praça.
    Resultado: árvores arrancadas; brinquedos das crianças retirados da sombra e expostos ao sol; bancos da praça colocados no sol e no lugar dos bancos as mesas do bar; uma tenda que era provisória virou permanente…E não adianta ligar para a Secretaria de Obras: tem gente graúda de lá que não sai de lá e tal como o prefeito oftalmologista não enxerga os desmandos que lá acontecem…Ministério Público ? Se existe nunca passou por lá…Se passar vai ter uma surpresinha…

  4. Jumento brabo disse:

    Esse prefeito é um fraco, não acerta em nada…esse quiosque não tem nada haver com o visual da orla, ficou ao lado de um parque infantil e nunca soube de licitação para explorar o local, deve ter sido mais um apadrinhamento desse grupo.

  5. Mario Rodrigues disse:

    Carlos Brito,
    Não é de agora que as nossas praças estão sendo tomadas por barracas velhas. Não é fácil encontrarmos uma praça sem barraca.
    A população aceita e convive bem com isto.
    Todavia, não sou contra a substituição das barracas velhas por novas mais limpas e com melhores condições gerias.
    Este arquiteto nunca falou das velhas barracas. Porque ?
    Porque ele não fala dos quiosques do “clube do carro”, onde os vendedores serão tratados com mais dignidade
    Porque não se pergunta aos barraqueiros há quanto tempo exploram seus locais.

  6. Absurdo! disse:

    Gostaria de saber aonde estão as autoridades dessa cidade?
    Vereadores? Ministério público? Prefeitura?
    O que será da nossa cidade daqui a uns 5 anos? Será motivo de chacota lá fora com tamanha barbaridade. Até cego, PREFEITO, consegue ver que essa construções estão acabando a imagem de nossa querida Petrolina. É esse o presente q Vossa Excelência vai dar a Petrolina dia 21? Uma orla com este circo? As praças com tamanha irregularidade? Petrolina não merecia esse tratamento, Petrolina que te recebeu de braços abertos e tão bem te acolheu. Retribua tudo q esta cidade fez por Vossa Excelência . Petrolina agradece!

  7. lembrando disse:

    Todos sabem que o arquiteto quando não é ele quem
    assina o projeto, ele fala mal. Isto é secular. Ele foi inspetor
    de obras do CREA e nunca falou dos barracos. Inclusive tinha
    um de frente ao CREA na praça do galo. Ai tem coisa!

  8. Pela derrubada urgente de todos os quiosques construidos em praças ou logradouros publicos disse:

    Que se coloquem abaixo esses horrores de quiosques pois todos nos, somos os donos das praças e logradouros publicos, e esse prefeito nao te o direito de ta leiloando p seus cabos eleitorais,como se ele fosse dna da cidade..so nos faltava essa desse prefeito maluquinho.Abaixo os quiosques construidos em terrenos publicos.Trator neles/

  9. Rato de esgoto disse:

    Orla de Petrolina o ´´CARTÃO POSTAL“ da cidade há um problema muito maior que até hoje parece que as autoridades insistem em não enxergar…
    Nem mesmo o prefeito que é médico dos ´´ZÓIOS“ consegue ver que diariamente nosso rio recebe esgoto diretamente no seu leito sem nenhum tratamento.Esse é o prefeito da saúde.

  10. Naja disse:

    Sou favorável que se aproxime a orla do Velho Chico, na mesma altura que é hoje. E claro, sem nada que impeça a visão. O petrolinense precisa ficar mais próximo das águas do nosso querido rio. Do jeito que estar hoje estamos muito distante.

  11. Friedrich Wilhelm Nietzsche disse:

    Pela simples leitura das colocações acima, é nítido perceber que são desprovidas das mais basilares técnicas de engenharia/arquitetura, porém, sobrecarregadas de cunho eminetemente político ou quem sabe revanchismo!

    Não sou partidário de qualquer das correntes políticas hoje em voga na cidade de Petrolina, em verdade, nem voto aqui, mas dizer que as colocações são de grande valia pra população….. pelo amor de Deus, prefiro assitir ao Chaves e/ou Chapolin, aprenderei muito mais.

    1. parabens Marcia,pela coragem de falar a verdade disse:

      VOCE TEM O PERFIL DE QUEM GOSTA MESMO E`DE CHAVES E DO CHAPOLIM ,porque, todo cidadao, e“ um ser politico e politizado por natureza, e nao cabe so a politicos, legislar em causa propria, e sim do povo e o mesmo,povo, tem mais ,e`que participar,opinar e ver o que estao fazendo com o nosso dinheiro.Fiquemos sempre atentos e nao durmamos no ponto,pois isso e` tudo que os politicos querem,participemos e opinemos sobre tudo o que por direito e` nosso.

  12. Paula Monteiro disse:

    A Orla de Petrolina voltará a ser o que era antes, com mais turistas e sua população podendo usufruir dos pontos de lanches e e diversão, pois se todos os quiosques fossem bonitos e organizados com o citado tudo seria melhor. O quiosque em questão além de ótimo cardápio, é higienico e organizado.
    Além do mais deixem de hipocrizia, pois o pobe do nosso VELHO CHICO, sofre de tantos outros males, que não vai ser um quiosque que vai ofuscar de QUEM QUIZER VER O RIO não possa faze-lo.
    Agora, se o Sr. Arquiteto não teve a ideia antes de fazer os quiosque, ne apoio de gestões anteriores para faze-lo, paciencia…. Tá aí Dr. Julio botou a cara a bater e pelo menos tentar fazer a diferença e deixar sua marca registrada. Esta cidade cresce dia a dia e recebe familias que vem fazer daqui o lugar ideal para criar seus filhos. Porque vc não fala mal dos estabelecimentos da Orla 2? Há eles são grandes, influentes! Ou de lá se vê o Rio??? Há só para os clienetes em atendimento?? Deixe o povo trabalhar! Vá arrumar uma lavagem de roupa! Mente desocupada é moradia do diabo!!!!!!
    Me dei ao trabalho de ir ver os Flamboyants e vejo que as podas neles precisam ser feitas para não bater na rede elétrica, como toda e qualquer árvore. A visão do Rio é muito mais comprometida no Portal do Rio, pois ao chegar nele nos deparamos com as construções da pizaria e lixo que tomam conta. Pior que o quiosque é um espetinho que invade CONSTANTEMENTE a passarela dos transeuteis. Falem disso!!!!!!

  13. petrolinajuazeiro disse:

    carlos britto, sujiro que leve seu consultor para assuntos de construção mal feita e mal conservada, para visitar locais de uso público praticamente abandonados como o parque josefa coelho, e a praça da cohab massangano.
    fica a sujestão.

  14. andré disse:

    Vamos falar de irregularidade neh!!! toda orla é irregular pois só depois de 500 mt é permitido qualquer construção. O quiosque é muito lindo adorei ana vc é muito criativa, seus pratos são maravilhosos e todas as pessoas que frequentam seu bar são de extremo bom gosto, pena que não posso viver ai tomando uma e comendo suas maravilhas, sua carne de sol na brasa é uma delicia e digamos de passagem que vc é a unica pessoa em Petrolina que tem costela no bafo… que deliciaaaaaaaaaaaaaa…. vou exclusivamente no sabado a tarde só para comer ai…. esse povo que critica são pessoas que já tiveram projetos não aprovados e tão ai fudido…. morram de inveja!!!!

  15. andré disse:

    chapolim tã tã tã chapolim tã tã tã….

  16. Indignada disse:

    Cortar árvores é coisa comum nesta cidade. Enquanto o mundo inteiro luta pelo verde, paisagistas transformando pequenos cantinhos em fonte de oxigênio, vejam o que fizeram com a Praça Mª Auxiliadora! Transformaram-na num deserto árido cheia de pedras, areia, etc. Que paisagista teve esta idéia rídicula. Será que vão fazer o mesmo com a Praça D. Malan, com a Praça do Centenário e tantas outras onde as árvores velhas pedem socorro. A Praça da Compesa onde tinha grama estão construindo cubículos para incentivo á venda de bebida, o verde que se vê em Petrolina são dos muros da população. Nem as cidades que não tem água mostram uma aridez e descaso como a nossa Petrolina. Acorda Petrolina! Dá seu grito!

  17. Carlos eduardo disse:

    Tem que começar a condenar todos os prédios da orla que não podem ser construídos e aquele condomínio lá antes do iate club, mas todo mundo ali vai construir sabe por que? são ricos!!! ai querem mexer no pequeno quiosque que emprega e aumenta o polo gastronômico da cidade, vão conhecer assim vc’s terão outra visão de nossa orla!!!!
    vão trabalhar comboio de vagabundo…

  18. Junior Moreira disse:

    Ana é uma mulher esforçada, trabalhadeira, cumpridora de seus deveres, honesta, pagadora de seus impostos que eu conheço. Já este senhor deve desconhecer o maravilhoso trabalho que a CELPE faz quando vai torar as galhas, porque ela não poda, ela tora, ele deveria era olhar as plantas que estão todas morrendo na praça da Igreja Matriz. Os Flamboyants essas agora estão sendo bem cuidadas, porque são agoadas, devidamente podadas, coisa que antigamente estavam abandonadas e com suas copas totalmente falhadas! Bem quer falar de sujeira e imundisse? Veja se no quiosque da ‘Petiscaria da Ana’ o esgoto vai para as margens do Rio São Francisco? Diferente dos outros quiosques, bares, churrascarias, clubes, restaurantes da orla que não possuem fossas e levam seus desjetos para o o leito do Velho Chico… quer que eu enumere mais coisas? , procure algo mais plausível para falar e criticar, porque criticar por criticar isso todo mundo faz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários