Comunitários da Rua 2, no Bairro Jardim Amazonas, em Petrolina, denunciam a queima constante de lixo em terrenos baldios e cobram providências das autoridades. Segundo uma moradora, o fato se repete diariamente e tem afetado a rotina das famílias provocando fumaça intensa, mau cheiro e transtornos para quem vive na localidade.
“Do lado da minha casa tem dois terrenos baldios. Um deles eu limpo direto, mas os vizinhos vêm e jogam lixo. Agora é todo santo dia. Uma pessoa da Rua 3, além de jogar lixo, está tocando fogo. A gente não pode nem ficar dentro de casa, nem lavar uma roupa, por causa dessa fumaceira fedida. É todo santo dia isso”, desabafou.
De acordo com os moradores, a fumaça invade as residências e causa desconforto, além de preocupação com a saúde e o risco de incêndios maiores. Eles também destacam que o descarte irregular de lixo tem transformado os terrenos em pontos de sujeira e insegurança.
A queima de lixo em área urbana é considerada irregular e pode trazer danos ao meio ambiente e à saúde pública. A população pode denunciar esse tipo de situação à Prefeitura de Petrolina, por meio da Ouvidoria Municipal no número 156, além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, ou ainda acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelos canais oficiais do município.


