Na última plenária do Partido dos Trabalhadores de Petrolina antes do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025, marcado para domingo (6 de julho), os filiados e filiadas da legenda estiveram nesse domingo (29) reunidos para debater de forma coletiva a retomada do PT local, suas pautas prioritárias e a volta do calendário de atividades da sigla na principal cidade do sertão pernambucano. Essas atividades passam pelo retorno dos encontros mensais, das plenárias ampliadas mais frequentes, plenárias regionais e a implantação dos núcleos de base.
Tais ações buscam estreitar o contato do partido com as comunidades, levando informação sobre as políticas públicas, sociais e de desenvolvimento econômico do governo do presidente Lula e dos mandatos petistas da cidade. O fortalecimento para a consolidação da reeleição de Lula em 2026, também integra a pauta prioritária do PT com a renovação das direções petistas nos municípios, estados e país.
Outra prioridade é a colocação de nomes para a disputa eleitoral de 2026, com disputas competitivas para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e Câmara dos Deputados, além de trabalhar pela volta do senador Humberto Costa ao Senado.
Nome consensual
O nome para a disputa à presidência do PT de Petrolina é o do professor Herlon Bezerra, do IFSertãoPE, escolhido em consenso pelos grupos, tendências e demais filiados petistas. Em sua fala durante a plenária, Herlon frisou seu propósito em abraçar a causa petista por acreditar no partido que ao longo de seus 45 anos, atua na construção e consolidação de políticas públicas que promovem justiça social e oportunidades para o povo mais pobre e para a classe trabalhadora.
“De minha parte, estamos dispostos a retomar a força que o PT sempre teve em Petrolina e construir uma pauta de retomada de nossas atividades e ações junto às bases e lideranças comunitárias, bem como fortalecer politicamente o projeto do PT para nossa cidade, Estado e país. Espero contar com todo o diretório para consolidar esse projeto“, disse o professor Herlon, em sua fala durante a plenária deste domingo.
Locais de votação
Estão aptos a participar do PED 2025 quem se filiou ao partido até fevereiro deste ano. Em Petrolina, serão quatro locais de votação:
N4 – Escola Nossa Senhora Aparecida;
Bairro João de Deus – Escola Eneida Coelho;
Centro – Sintepe;
Izacolândia – Escola Monteiro Lobato.
PT pernambucano
Nesta quarta (2 de julho) haverá em Petrolina o debate entre os candidatos a presidente do PT de Pernambuco. Às 17h, no Sintepe, o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado federal Fernando Ferro vão apresentar suas propostas para os militantes do PT na maior cidade do Sertão, como também para filiados da região do Vale do São Francisco.


