Enquanto as regiões Sul e Sudeste do país sofrem com as enchentes, o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe/Itep) prevê que o próximo trimestre pode ser marcado por chuvas abaixo da média em Pernambuco. A mudança no comportamento climático está associada à temperatura superficial das águas do oceano Atlântico, responsável pela qualidade da chuva nos meses de fevereiro, março e abril.
De acordo com a coordenadora do Lamepe/Itep, Francis Lacerda, atualmente, os fenômenos globais La Ninã e Dipolo do oceano Atlântico estão influenciando a condição climática da Região Nordeste. Porém, segundo a meteorologista, nesta época do ano, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do oceano Atlântico é determinante para definir a previsão de chuvas no trimestre.
Mesmo com o prognóstico de chuvas abaixo da média para o trimestre no Estado, o Lamepe diz que para o restante de janeiro e o mês de fevereiro ainda podem ocorrer pancadas de chuvas em Pernambuco, principalmente em alguns municípios sertanejos.


