Prova de concurso para delegado da Polícia Civil da Bahia gera polêmica

por Carlos Britto // 04 de junho de 2013 às 13:41

policia-civil-da-bahia[1]Diversos candidatos do concurso da Polícia Civil da Bahia estão questionando o gabarito da prova discursiva do cargo de delegado, aplicada pelo Cespe/UnB, no dia 5 de maio deste ano, cujo resultado preliminar foi divulgado na última quarta-feira (29 de maio). Na terceira questão discursiva, que cobra conhecimentos sobre uma peça cautelar, a resposta aceita pela banca é “prisão temporária dos suspeitos”. No entanto, uma parte dos candidatos entende como certa a “prisão preventiva”. E ainda outra parte dos inscritos alega que as duas modalidades de prisão seriam opções corretas de resposta – a partir do que pede o enunciado.

De acordo com o candidato Helyelberg Gregório de Oliveira, alguns professores e concorrentes ao cargo se posicionaram nas redes sociais para discussão do tema.

“Esse entendimento é compartilhado por delegados da Polícia Civil que foram consultados e outras autoridades que atuam na área criminal, pois se tratando de uma questão discursiva, que em seu enunciado forneceu elementos indicativos do cabimento da prisão preventiva, não é adequado que a banca apenas considere um entendimento”, alega.

A Assessoria de Comunicação do Cespe explicou que os candidatos podem entrar com recurso até as 18h desta terça-feira (4) e que os questionamentos serão devidamente analisados. O resultado será divulgado no dia 26 de junho. (Fonte: Folha Dirigida)

Prova de concurso para delegado da Polícia Civil da Bahia gera polêmica

  1. Baiano disse:

    Que vergonha. Depois do último concurso eles já estão começando bem!

  2. Ceará disse:

    Esperamos que as autoridades e a Banca CESPE reanalisem a questão e aceite como correta a peça feita no modelo preventiva, visto que, se isso não ocorrer inúmeros Mandados de Segurança serão impetrados. ERRAR É HUMANO, ENTRETANTO PERMANECER NO ERRO É BURRICE”.
    NÃO É JUSTO com os candidatos que ficaram entre os melhores da prova objetiva serem eliminados por um erro da banca CESPE.

  3. Fernando disse:

    Pelo visto, será mais um CONCURSO LENDÁRIO do estado da Bahia. Qual o posicionamento das autoridades quanto à isso??? consultei a prova e, realmente, é grotesco o gabarito apresentado pelo CESPE, será que a “algo mais” por trás disso????

  4. Rosana disse:

    Pra mim isso vem de candidatos que não prestaram atenção no que a questão pede. No final está explícito que a prisão mais adequada é a temporária. E, como sempre, criam confusão quando não passam.

  5. JOSÉ CARLOS FEITOSA RAMOS disse:

    Não se trata de não prestar atenção do que se pede na prova.INÚMEROS JURISTAS DELEGADOS, ADVOGADOS entendem que a representação de´PRISÃO TEMPORÁRIA OU PREVENTIVA É UMA DISCRICIONARIEDADE DA AUTORIDADE POLICIAL.No caso em tela
    lendo a questão no conforto de casa é fácil optar por representar por uma PRISÃO TEMPORÁRIA, mas o candidato submetido á pressão na hora da prova não é razoável que se exija outra PEÇA CAUTELAR DIFERENTE DA PREVENTIVA.
    ATÉ MESMO PORQUE A PRINCIPAL TESTEMUNHA ESTAVA SENDO AMEAÇADA.E OS INDICÍADOS TEM ANTEDENTES CRIMINAIS QUE EXTERIORIZA SUA PERICULOSIDADE.
    FOI UM TREMENDO EQUIVOCO DO CESPE NÃO ACEITAR A REPRESENTAÇÃO DA PREVENTIVA.AQUELES CANDIDATOS PREJUDICADOS DEVEM RECORRER AO PODER JUDICIÁRIO PARA CORRIGIR ESTA TREMENDA INJUSTIÇA EM FACE DAQUELES CANDIDATOS QUE SE PREPARAM E ABDICARAM DE MUITOS DIVERTIMENTOS E LAZER, SÓ PARA SE DEDICAREM AO CERTAME.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários