Secretário destaca notoriedade da Guarda Municipal de Petrolina pela eficiência em ações preventivas e também de proteção a população e patrimonial

por Carlos Britto // 01 de maio de 2018 às 06:00

Secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Segurança Pública é um dos temas que geram bastante discussão na atualidade. Diante do baixo efetivo policial em muitas cidades, a atuação das Guardas Municipais tem se destacado com mais frequência, e em Petrolina não é diferente. A Guarda da principal cidade do Sertão pernambucano, embora com efetivo abaixo do necessário, visto o aumento populacional, acaba de completar 24 anos, mas celebra com trabalho satisfatório, conforme o secretário-executivo de Segurança Pública, José Silvestre.

Em entrevista a este Blog, Silvestre destacou a notoriedade da Guarda Municipal pela eficiência em ações preventivas e também de proteção a população e patrimonial. Nos próximos meses, a Guarda vai receber novos equipamentos de trabalho e outras melhorias. A verba – R$ 2 milhões – foi anunciada pelo prefeito Miguel Coelho na semana passada.

Quando a gente fala nesses R$2 milhões, a gente está falando de logística. No sentido de equipamentos, de assessórios e de equipamentos de proteção individual, para que o guarda faça o trabalho dele. A guarda tomou uma dimensão de necessidade de serviço e não veio o devido aporte de equipamentos. As ações começam por viaturas. Vamos trabalhar com 12 viaturas novas, nove motos e aquisição de armas e uniformes. Serão 135 pistolas novas – os 71 revolveres que temos vão ficar para treinamento“, adiantou o secretário.

José Silvestre contou que o trabalho para aquisição dos equipamentos já foi iniciado. “Iniciamos os procedimentos há 15 dias. Estamos buscando a adesão a atas de registro de preços, aí faremos uma adesão. Aquilo que a gente não conseguir, estamos fazendo um termo de referência para lançamento de edital de licitação. Acreditamos que primeiro cheguem as viaturas, uniformes e outros equipamentos. Acredito que em torno de 90 dias estaremos com esses equipamentos quase todos aqui. O armamento deve demorar mais, por causa da burocracia. Dependeremos também da empresa que ganhar a licitação“, explicou.

Licitação internacional

Para evitar o monopólio da venda de armas do Brasil, Petrolina vai fazer uma licitação internacional e permitir a participação de empresas estrangeiras. “Vamos fazer uma licitação internacional, para evitar que só as duas empresas que estão no mercado brasileiro concorram. Tem varias empresas internacionais que se interessam pelo mercado brasileiro. E a gente precisa de qualidade. Se isso ocorrer, nós seremos a segunda Guarda Civil do Brasil a trabalhar com armamento importado. A primeira foi São Paulo, que recebeu doação“, comentou Silvestre.

A Guarda Municipal de Petrolina conta, hoje, com pouco mais de 120 membros, mas será uma das categorias contempladas no concurso público que a Prefeitura está preparando. Miguel Coelho já havia adiantado que o quadro deverá ser ampliado em 30%, oi seja, 40 novos guardas. Mas o secretário José Silvestre quer que esse número aumente um pouco mais. “Miguel está querendo que sejam 40, mas eu tô lutando para que sejam 60“, disse.

Como Miguel já havia anunciado, o secretário ainda reforçou que, entre as novas ações da Guarda Municipal está a reorganização da corporação com a criação de novas divisões como as patrulhas do Interior, Maria da Penha e Ambiental. A Guarda Municipal ainda expandirá sua cobertura policial em áreas da zona rural como Rajada, Izacolândia e Pedrinhas e no patrulhamento escolar.

ROMU

A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) iniciou seu trabalho no dia 14 de setembro de 2017, com uma proposta de realizar um trabalho de ronda ostensiva e preventiva em Petrolina. Contando com um efetivo de 20 guardas civis municipais especialmente selecionados para a atividade, atua no policiamento municipal em situações diferentes do patrulhamento preventivo, a exemplo de conflitos familiares e repressão ao tráfico de drogas.

Esses guardas passam por um curso e têm maior capacidade operacional. Eles são diferenciados porque atuam em áreas mais sensíveis, com uma maior incidência criminal. A ROMU quebra o paradigma de atuação comum. Ela preza pela firmeza, mas também pela educação. Evidentemente, se for necessário o uso da força, será feito“, afirmou José Silvestre, destacando a participação a participação do grupo em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante operações na cidade.

Secretário destaca notoriedade da Guarda Municipal de Petrolina pela eficiência em ações preventivas e também de proteção a população e patrimonial

  1. Paulo Rogério Gonçalves da Silva disse:

    A Guarda Municipal de Petrolina, para Mim está Negando aos Agentes de Segurança Patrimonial, Vigias e Vigilantes Extintos, a sua Progressão de Função, e Isso é Notável e Imoral, Quando não Reconhece o Estatuto do Servidor Pública Municipal, Acho um Grande Descasso do Executivo Municipal, de uma Cidade que Deveria estar Dando Exemplo, esta Burlando a Lei que nus Faculta este Direito, Uma Vergonha???…👆👆👆👆👆👆👆👆👆👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👎👮👮👮👮👮👮👮👮👮👮👮👮👮👮👈👈👈

  2. Joseilton disse:

    Parabéns a guarda municipal,vale lembrar que a equipe da guarda com todas as dificuldades,vem a muito tempo fazendo um serviço de excelência. Então esse secretário já pegou o bonde andando,assim fica fácil. ( A quem vai um parabéns de verdade ), A todo os guardas municipais de Petrolina. Ao comandante Diniz,aos inspetores,esses sim fazem da guarda o seu lar.

  3. Roberto disse:

    As Guardas Municipais de todo Brasil tem crescido muito ultimamente, assumindo papel de relevância no combate aos crimes patrimoniais e o tráfico e consumo de drogas nos municípios de atuação, e, em Petrolina, não está sendo diferente. Constantemente vimos viaturas dessa instituição realizando a segurança em alguns locais da cidade, tais como, feiras, escolas, orla, dentre outros. Tem assumido um verdadeiro papel de Polícia Ostensiva municipal, contribuindo com o combate à criminalidade, juntamente com a Polícia Militar e com a Polícia Rodoviária Federal. Os investimentos anunciados vão trazer consolidação aos trabalhos já realizados, bem como ampliar a área de atuação, aumentando sensivelmente a sensação de segurança; e quem ganha com isso é toda a população da cidade. Parabéns a todos que fazem parte dessa instituição pelas conquistas!

  4. José Felipe disse:

    Precisa-se é de um concurso para aumentar o número de guardas na cidade, quando isso será realizado? Espero que logo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários