A doação de um terreno público pertencente ao município de Petrolina para uma empresa de call center, aprovada há dois meses pela Câmara de Vereadores, pode acabar não se concretizando. Por meio de uma ação civil pública, com pedido liminar, o promotor de justiça Lauriney Reis Lopes (foto) está solicitando do Judiciário a suspenção ou anulação da Lei Municipal 2.621, sancionada pelo prefeito Julio Lossio (PMDB) no dia 16 de abril deste ano, autorizando a doação.
O imóvel está localizado no antigo Colégio Motiva, bairro Caminho do Sol, onde a empresa AeC Centro de Contratos S/A pretendia se instalar com a promessa de geração de 2 mil empregos diretos na cidade.
O representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) justificou, no entanto, que não foram levados em conta “os regramentos legais e constitucionais” nos trâmites do projeto aprovado pela Casa Plínio Amorim, até a sanção da lei.
Para reforçar seus argumentos, Lopes afirma que os vereadores Alvorlande Cruz (PRTB), Dr.Pérsio Antunes (PMDB) – este último à época ainda ligado a Lossio – e Geraldo da Acerola (PT) teriam atropelado o Regimento Interno da Casa. O promotor questiona o fato de que os três, apesar de subscreverem a emenda modificativa da vereadora Cristina Costa (PT), acabaram apresentando, na verdade, outra emenda modificativa.
Enquanto a emenda de Cristina, segundo Lopes, referia-se ao parágrafo segundo, determinando um prazo de seis meses para a doação do terreno ser efetivada após o ‘Habite-se’ de construção, a dos vereadores altera o parágrafo primeiro do mesmo artigo, passando a responsabilidade pela construção da creche destinada a 120 crianças para o município. O representante do MPPE acredita que essa deveria ser obrigação do grupo de call center.
“Presente”
Mostrando certo ceticismo quanto aos 2 mil empregos prometidos pela empresa, Lopes afirma que a doação do terreno “foi um presente exclusivo concedido pelo Poder Executivo e pelo Poder Legislativo à empresa AeC Centro de Contatos, em detrimento ao interesse público”.
O promotor diz ainda estranhar a doação em benefício da empresa, haja vista que o procedimento regular da prefeitura municipal em relação aos imóveis públicos é a sua venda. “Estranha-se a mudança de atitude”, completa. O Blog reserva espaço a todos os citados darem sua versão para os fatos. Abaixo, segue, na íntegra, a ação civil pública ingressada por Lauriney Lopes:



Eita que lossio e os vereadores que aprovaram essa doação vão ter que devolver o dinheiro…….kkkkkkkkkkkkkkk se lascaram.
ELE VAI SAIR PELA TANGENTE E DIZER QUE A CULPA É DELES QUE VOTAM SEM LER.
OREMOS PRA QUE CHEGUE LOGO 2016,PRA FAZERMOS UMA LIMPEZA.
O QUE QUEREM O PREFEITO E OS SENHORES VEREADORES OU PARTES DELES EM DOAREM UM TERRENO PERTECENTE AO MUNÍCIPIO A UMA EMPRESA PRIVADA??
SE QUEREM MESMO QUE A GENTE PENSE NO LÓGICO ESTAMOS PENSANDO, SIM…..CORREU DINHEIRO SOLTO EM TUDO ISTO!. RESTA SABER QUEM LEVOU E QUANTO LEVOU!!. O QUE VIER NO PATRIMÕNIO DE QUEM LEVOU JÁ SE SABE O QUE FOI…MAS SEMPRE BOM INVESTIGAR.
O QUE QUEREM??
OU PENSAM QUE O POVO É BURRO!!. ALHEIO…..!!! QUE NAO RACIONANAM??
AFINAL…
QUEM LEVOU E QUANTO LEVARAM NESTE ATO DE CARIDADE CRISTÃO???
BRAZILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL ZILLLLLLLLLLLLLLLLLLLL ZILLLLLLLLLLLLLL
Dr. Lauriney, o Controle Social de Petrolina ainda acredita nas instituições sérias. A sua dedicação e dos demais promotores de Petrolina é reconhecida pela a população…
NESTE ATO DE CARIDADE CRISTÃ…CORRIGINDO
Gente até que fim apareceu alguém com bom senso no planeta Petrolina, poxa vida doar um terreno cojo seu valor é de R$ 10.000.000,00 de reais, Julio e sues …. Muito difícil o detalhe se esta ação vingar vai ser na devolução do din dinnn e agora cambada o que fazer?
FINALMENTE ALGUEM TOMA UMA ATITUDE CONTRA VEREADORES Q ESTÃO COM DESMANDOS E FALTA DE RESPEITO A SOCIEDADE.. VAMOS VER SE ESSE PROMOTOR CONSEGUE DEVOLVER PARA NÓS O Q É NOSSO, AGORA GOSTARIA MESMO Q ELE FIZESSE UMA VARREDURA NAS DOAÇÕES DO FBC.. MAS DESDE JÁ O PARABENIZO POR TAL ATITUDE… E AGORA COMO VÃO DEVOLVER O DIDIN Q CAIU NA CONTA DOS VEREADORES? E DO PREFEITO? VAI SOBRAR PARA O SÃO JOÃO DE NOVO!!!
SEM FALAR QUE ATÉ AGORA E TAL EMPRESA NÃO FIXOU UM PREGO NO LOCAL, MAIS COM CERTEZA JÁ ESTÁ COM OS DOCUMENTOS DO PRÉDIO.
AGORA ESTÁ CHEGANDO UMA OUTRA EMPRESA NO DISTRITO QUE COM CERTEZA TEM O DEDO DOS COMI TOCO PELO MEIO.
Tem que criar uma lei federal que proíba incentivos fiscais, de incentivo a miséria. Mas ninguém tem coragem de meter a mão na m…. esse processo nao vai dar em nada
POR JESUS!!! NUNCA SE VIU TANTAS DENUNCIAS PARA UM SÓ PREFEITO NA HISTORIA DE PETROLINA, AINDA TEM CARA DE PAU QUE FALE BEM DESSE MAL GESTOR. CADÊ A POLICIA FEDERAL, MAIS UMA LAVAGEM DE DINHEIRO PUBLICO, FAVOR ENTREM NO CASO.
SABE DE NADA INOCENTE!
JA CHAMAOS NOSSA SUPER MINISTRA LUCIANA LOSSIO PRA RECOVER ESSA BESTERA.
QUERO VER QUEM PODE MAIS! SE É NOSSA MINISTRA OU UM PROMOTORZIM
OREMOS PELA CASSAÇÃO,PELO BEM DA NOSSA QUERIDA PETROLINA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ENTÃO OREMOS.
eusdedit, olha este promotor esta de parabéns, pela iniciativa não sei se ele vai consegui, porque a quadrilha envolve muita gente, todo mundo sabe que não é doação, é o argumento que eles usão para vender o patrimonio publico, ´vereador auvorlande e o prefeito falou em radia que era 2 000 00 mil emprego e tudo mentira e, so pra sensibilizar a população eu digo e desafio porque eu digo e desafio ao sr.auvorlando como nao dar este tanto de emprego mas todo vez que vai vender um patrimonio publico este vereador vai pra radia com estas conversa fiada pra sensibilizar a população mas como a gente sabe que ele não ganhou a eleição foi o prefeito que colocou ele pra defender ele com estes discurso furado