Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde será realizado em Juazeiro, Petrolina e Senhor do Bonfim

por Carlos Britto // 07 de janeiro de 2016 às 10:01

A 4ª edição do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) no Vale do São Francisco será realizada nos municípios de Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA) e Petrolina (PE), de 13 a 21 de janeiro. A iniciativa é fruto de uma parceria da Rede Unida com o Ministério da Saúde e estudantes da graduação, e consiste numa importante ferramenta de educação em saúde com vistas a ressignificar a  formação acadêmica, estimulando a integração e militância em favor do SUS.

Durante os nove dias, 30 discentes de diversos cursos e integrantes de movimentos sociais estarão alojados na Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, onde vão dormir, fazer suas refeições, interagir e debater sobre a importância da defesa do sistema de saúde pública do nosso país.

O destaque do projeto são as vivências realizadas para conhecimento do território e dos serviços de saúde da região, em todos os níveis de atenção. Unidades de Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, UPA, Samu, CTA e Hospitais são exemplos de locais de visita que servem como disparadores para discussões sobre Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Saúde Mental e Determinantes Sociais da Saúde.

No entanto, almejando ampliar a visão do conceito de saúde, serão realizadas vivências em Centros de Referência em Assistência Social (CRASs), terreiros, assentamentos e comunidades que realizam práticas integrativas no setor.

Novidades

Este ano o VER-SUS traz uma grande novidade: a saúde das populações do campo, das florestas e das águas. Nesse sentido, serão visitadas Unidades de Saúde da Família da zona rural, aldeias indígenas, acampamentos do MST e comunidades quilombolas.

Outra novidade é a ampliação dos municípios da vivência, que até então acontecia nas cidades de Juazeiro e Petrolina e nessa edição teve a inclusão da cidade de Senhor do Bonfim, onde será trabalhado o eixo ‘Saúde da População Negra’. No município será visitado o Quilombo de Tijuaçu, onde está sendo implantada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra na Unidade de Saúde da Família, além de um Terreiro, para que os viventes tenham a oportunidade de refletir sobre preconceitos e despertar a atenção para as particularidades da Saúde da População Negra, com destaque para o combate do Racismo Institucional. Mais informações sobre o projeto no Vale e a programação podem ser encontradas na página no Facebook.


Últimos Comentários