Projeto vai identificar novas áreas irrigáveis no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 16 de fevereiro de 2011 às 22:40

O Secretario estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, assinou hoje, o contrato com a empresa Proagi Projetos Agroindustriais Ltda. O objetivo é a identificação de novas áreas irrigáveis e formulação de projetos de irrigação no Vale do São Francisco.

A expectativa é de que os serviços venham indicar novas áreas aptas para irrigação e apontar soluções técnicas que permitam ampliar em mais de 20% as áreas atualmente irrigadas em Pernambuco.

Além disso, os municípios, nos quais o potencial da agricultura irrigada é pouco explorado, também serão beneficiados com pesquisas para buscar novas oportunidades de irrigação.

A agricultura irrigada no vale do São Francisco, em território Pernambucano, apresenta significativa participação no PIB agrícola do Estado, contribuindo com cerca de 34% para sua formação. Esses dados concentram-se em três municípios – Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa vista, nos quais o PIB das lavouras permanentes e temporárias representam 27% do PIB agrícola de Pernambuco.

Projeto vai identificar novas áreas irrigáveis no Vale do São Francisco

  1. Atônito disse:

    Gastar dinheiro na identificação de mais área apropriada para irrigação? Eu não acredito!
    Áreas identificadas já existem.
    Ouve-se o galo cantar e não se sabe aonde está o galo! Se se sabe, não sabe pegar o galo, prefere-se o ônus de buscá-lo aonde se sabe que ali o galo não se encontra. Assim se aumenta a estatística de dinheiro gasto, passa-se a idéia de que se persegue a solução dos problemas e a vida continua…

  2. Brejo de Santa Maria disse:

    Em Santa Maria da Boa Vista há um estudo em uma área de sequeiro que é um sonho de vários trabalhadores rurais de transformá-la em área irrigada- já existe até nome (PROJETO BREJO DE SANTA MARIA)- ressuscitem essa idéia.

  3. Desenvolvimento disse:

    Que bom tava na hora! alias os unicos municipios irrigados sao Petrolina — Lagoa Grande — Santa Maria — e alguns pontos em Floresta e Petrolandia, sem relevancia os dois ultimos…

    Se trouxerem para Orocó, Cabrobó… Haveria mas desenvolvimento no Vale…

    Em Cabrobo apenas 22%! Enquanto que em:

    Petrolina – 31%
    Lagoa Grande – 54%

    e ollha que lagoa grande e menor que cabrobo!

  4. GBO Notícias - GRANDEBAHIAONLINE.COM disse:

    É de fundamental importância que se aumente a área irrigável no Nordete Brasileiro.

    No entanto, o que se deve levar em conta, é: qual é a tecnologia que será utilizada para se irrigar no Semi-Árido, porque tecnologias de irrigação se tem várias, resta saber qual a mais viável para uma região com escassez do precioso líquido H2O.

    fica aí o comentário:

    do GRANDEBAHIAONLINE.COM – GBO – O Portal de Notícias de Toda a Bahia.

  5. Romildo Pereira de Sá disse:

    Caros leitores,

    O saudoso ex-prefeito NOÉ BARROS já falava em 1992, que o projeto brejo-santa maria sairia da prancheta, no entanto BOAVISTA ficou esquecida e o projeto ficou como rascunho. Precisamos lutar e nos libertar dessas visões assistencialistas. Desejamos obras estruturadoras para fazer nosso povo trabalhar.

  6. Celia disse:

    Até lovavel a ideia, mas os solos que ja tem feito estudo? vai sair do papel quando?
    Será quando que as autoriades torá atitudes sobre a questao (uso sustentavel da agua e irrigacao)?……….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários