Em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), crianças e adolescentes encontram na capoeira uma oportunidade de aprendizado, disciplina e diversão. Há 27 anos, o Grupo Capoeira Brasil mantém um projeto social que atua em diversas comunidades da cidade, promovendo não apenas a prática esportiva, mas também valores importantes para o crescimento pessoal.
Gildo Marques, conhecido como Mestre Madeira, professor de educação física e idealizador do projeto, explica: “Trabalhamos o ano inteiro com capoeira e educação. Nas escolas e comunidades, buscamos o desempenho escolar e o desenvolvimento pessoal das crianças. Nenhuma criança de escola pública paga mensalidade”.
Podem participar do projeto crianças a partir de 5 anos, jovens e adolescentes. As aulas acontecem em diferentes locais da cidade, como Colégio Eduardo Coelho, no bairro Antonio Cassimiro; Escola Neto Rolim no Pedra Linda; em Uruás, zona rural; e no Colégio Rui Barbosa, em Juazeiro (BA), em turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Para se inscrever, basta comparecer aos locais onde as aulas são realizadas.
Programação
O ponto alto do projeto é o evento anual de capoeira, que este ano acontece nos dias 14 e 15 de novembro, no auditório do Colégio Eduardo Coelho. Durante o evento, haverá aulas especiais com mestres convidados e os alunos recebem graduações como reconhecimento pelo esforço ao longo do ano. Os alunos ainda participam de atividades lúdicas e demonstram toda a evolução adquirida nas aulas. As atividades finalizam em 16 de novembro, com um dia de lazer com os alunos e pais na Ilha do sol.
“Desenvolvemos este projeto porque acreditamos que a capoeira é muito mais do que um esporte; é uma ferramenta de inclusão social. Por meio dela, crianças e adolescentes aprendem disciplina, respeito, trabalham o corpo e a mente, além de criarem oportunidades de futuro, longe de situações de risco. Nosso objetivo é transformar vidas e fortalecer a comunidade”, completou. O projeto está em busca de patrocinadores e parcerias para ampliar suas atividades e continuar oferecendo oportunidades para cada vez mais crianças e adolescentes.



Muito bom, esse projeto!