Um projeto implantado desde setembro de 2009 em Sobradinho (BA), município do norte do estado, pretende garantir melhorias genéticas à ovinocultura daquela região. A iniciativa foi viabilizada através de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e diversos órgãos voltados para o setor (EBDA, SUAF, SDA e ADAB).
Baseado no Programa para Fortalecimento da Agricultura Familiar no Semi-Árido, desenvolvido pelo Governo da Bahia e a Secretaria de Agricultura do Estado, o projeto de melhoramento genético do rebanho ovino deve estimular ainda mais a atividade na região.
A partir do momento de sua implantação, até agora, o projeto vem sendo avaliado e monitorado pela Seagri e EBDA. Foram distribuídas pela SUAF 300 matrizes (fêmeas) mestiças da raça Santa Inês e 10 reprodutores (machos) P.O (puro de origem) da mesma raça para 60 famílias. Cada beneficiário recebeu cinco matrizes e possui um suplente que ao final de 18 meses irá receber cinco crias fêmeas destas matrizes, o que totaliza o repasse de 300 crias para os suplentes do projeto, a fim de dar continuidade e garantir o sucesso da atividade.
De acordo com o secretário de Agricultura, Willys Nunes, todos os animais fornecidos passaram pela avaliação de médicos veterinários e zootecnistas. “Os animais apresentavam boas características fenotípicas, compatíveis com o padrão racial e satisfatório estado de sanidade. Estão sendo criados em regime comunitário de fundo de pastos e os reprodutores utilizados de forma rotativa, com a finalidade de reduzir a consanguinidade e aumentar a variabilidade genética dos rebanhos”, explica. (com informações e foto da Ascom PMS)



