A leitora Ionete Cavalcante é mais uma cidadã petrolinense aborrecida com o projeto de paisagismo que está sendo feito na Praça Maria Auxiliadora, uma das mais tradicionais da cidade.
A praça vem recebendo elementos característicos do semiárido, mas nem todos concordam – a exemplo da leitora.
Confiram seu desabafo:

Cresci nesta cidade, admirando o verde das palmeiras, os ipês, o ouro das acácias que embelezavam a praça Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Malan e Centenária (ao lado da Matriz) e hoje o que vejo é aquela coisa horripilante, uma agressão aos nossos olhos, subestimando a nossa sensibilidade.
Não podemos deixar que nossas praças permaneçam entregues ao descaso.
Alguém faça alguma coisa, Petrolina hoje é uma metrópole. Considerada e admirada em todo o País. Reconhecida pela sua grandeza.
Peçamos às autoridades competentes para dar uma tônica ecológica e bela à nossa cidade, bem merecida.
Ionete Cavalcante/Cidadã Petrolinense



Realmente conseguiram “enfeiurar” a pracinha…
Fico só imaginando qual foi o valor da “arte”?
Alguém sabe quanto foi e quem fez o idealizador da aberração?
Rapaz até criança faria bem melhor. Lá em Juazeiro uma escola – escolinha de prezinho- adotou uma praça do lado do SEMEC e as crianças deixaram a praça com um visual muito melhor do que essa aqui.
E olha que eu pensava que não existia depredação/deteriorização de arte/monumentos pior do que a falta da manutenção dos mesmos…Mas este “artista” quase superou as possibilidades de deixar a praça a causar terror na população.
Dona Ione,
Concordo com a senhora !!! Ficou horrível !!! As pedras parecem ter caído de um caminhão !! Sei que moramos no semi árido , mas vele ressaltar que moramos numa região de irrigação , temos o rio aos nossos pés , precisamos e podemos ter o verde á nossa volta !!! Que mal gosto !!!
Fiquei idignada e muito triste e tenho que passar todos os dias por ali e confesso que a vontade é de chorar !!!
SOCORRO !!!!
Realmente a leitura deste projeto está sem refino,as pedras nem mesmo na natureza são encontradas assim como foi colocada pelo nobre autora do projeto.Petrolina é conhecida como “California Pernambucana” e não deserto do Arizona.Ainda dá tempo de uma correção por parte da projetista…
Bom, eu também não gostei, até os bancos pintados de varias cores, é p/ aparecer? não precisa, nossa Petrolina já conhecida pelo seu desenvolvimento, conserve as que tinha, praça é p/ colocar rosas de todas as espécie, lá é lugar p/ namorar, bater um papo c/ amigos, ou então admirrar, por favor mude esse cenário.
Concordo plenamente com Ionete, porquê mudar as características de
uma praça hístórica, isso é pura invencionice. O que deve ser feito sim, é a sua revitalização.
Petrolina é o oasis do sertão, esta na hora de termos um projeto de aborizaçao na cidade e não de desertificação, precisamos de mais verde
“Petrolina hoje é uma metrópole. Considerada e admirada em todo o País. Reconhecida pela sua grandeza.”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! Recife que é a capital não está nem entre as dez maiores cidades do país. Só existe uma metróle no Brasil: São Paulo.
Rapaz, se estamos no semiárido, na caatinga, não coisa mias lógica do que termos nas praças a flora da nossa região. Já está mais que provado que gramas ou outras plantas de fora não se firmam aqui. Morrem logo e isso depois de muito gasto pra tentar manter.
Se há orgulho do nosso lugar, praquê ornamentar nossas praças com plantas de outras regiões.
VC É O PAISSAGISTA?
tem sempre um….zé
Não Cabral, não sou O PAISAGISTA. E realmente a praça não está boa de ser vista. Grama é cara e tem uma manutenção trabalhosa, mas há plantas na nossa região que podem ser muito bem aproveitadas – plantas bonitas – e que se fixariam com facilidade dando também uma boa aparência a essa e qualquer praça. Pena que também há o vandalismo. Sou a favor de usar flora- repito FLORA, da nossa região, mas pedra e terra é de matar.
TE PEGUEI. GENTE DESCOBRI, ESSE CLARO É O FEELING DESPEITADO DE JUAZEIRO, VAI CUIDAR DO DESASTRE DE SUA CIDADE, SEU
Só posso dizer que os responsáveis por esse projeto são totalmente “SEM NOÇÃO”!!! Façam alguma coisa, pelo amor a nossa história.
Parabéns Ionete, realmente é lamentável passar por aquela praça e não ter o que admirar, nem de longe chega a ser convidativo sentar-se se ali, fico pensando quanto custou toda vez que passo em frente. E ainda têm um caixa d´agua que colocaram e estão tentando fazer um arrumadinho para esconder. Pelo amor a Petrolina, senhores vereadores, Sr. Prefeito revejam este projeto pois ainda dá tempo de voltar atrás.
Convido os administradores petrolinenses a visitar Paulo Afonso-BA para ver praças bonitas e a água do rio são francisco também sendo usada para embelezar a cidade. Não é esse desastre que vemos em petrolina.
Antes o governo de Guilherme só fazia pracinha…até isso seus subordinados esqueceram como se faz? Jardim sêco na terra da irrigação é ideia de jirico, ficou horrivel, péssimo e para cumprir a lei deveria ter uma placa dizendo o responsável e quando custou essa reforma. Esse grupo merece resposta na urna pra nunca mais assumir nem associação de bairro.
Ionete, concordo plenamente com você, até que enfim alguém se manifestou, pois não podemos deixar isso acontecer em nossa querida Petrolina, tenha certeza que isso é idéia de forfasteiro, sem noção.
A autora desse projeto até que teve uma boa intenção, só que não ficou legal, ficou sem vida, sem graça, resumindo está horrível e aqueles bancos coloridos…. pelo amor de Deus!!!!! tragam o verde de volta…..
Oh coisa feia!!!, nem a casinha do meu cachorro tem uma decoração miseravel daquelas, rsrsrsr, parece até as cenas do filme morte e Vida Severina
Convido a todos para no dia 21 de setembro, um evento na referida praça, com a companha “Plante uma arvore” um presente para a nossa Petrolina, que necessita de muito verde, sobra e ar mais puro.
É nisso que da contratar estagiarios formados em Urbanismo por correspondecia.
E o valor para essa “obra” ninguem nem fala.
Carlos Brito, vc está convidado.
Areia nos canteiros ?
Ja nao basta a poeira natural da cidade, ainda colocam areia nos canteiros ?
Praça tem que ter GRAMA, custe o que custar!
Caro deve ter sido esse projeto de trem fantasma.
Grama em nossa região é cara e complicada de manter, principalmente em área publica, pois os sistemas de irrigação e drenagem precisam estar funcionando bem sempre, sem vandalismos e com manutenção constante, não é so plantar e podar, mas existem plantas nativas que conseguem sobreviver e se manter verdes com pouca agua, só que as pedras e tanta areia acho dispensaveis.
Ridiculo o que fizeram, ao invés de deixar a cidade que já é extremamente árida com um aspecto mais ameno eles tiram toda a grama pra colocar umas pedrinhas e ainda deixar o clima mais seco??? Tudo bem que estamos no semi-árido, mas a ideia é exatamente oposta, melhorar a qualidade de vida e não piorar!
Intrigante, como esse paisagista simplemente ao invés de deixar o ambiente mais agradável, simplesmente o torna ainda mais arisco. Senhor paisagista acho q sua escola não tem nada haver com os anseios dos petrolineneses…
Pelo amor de Deus, acho q o que a Prefeitura queria mesmo era economizar na água e nos carros pipas pra não precisar irrigar as plantas que estão na praça ha anos…
Enfim, ficou horrivel!!!!!
Eu vi já muita ornamentação com pedras na minha vida, mas aquela não tem o mínimo de cuidado. cortaram as plantas, colocaram areia e pedra a esmo. Mas parece uma enrolação para não arborizar e sim fingir que é arte/cultura. A beleza é algo que agrada ao culto e ao inculto. Já a “gambiarra” não engana a um nem ao outro. Horrível!
SINCERAMENTE,HORRIVÉLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
GOSTARIA DE SABER QUANTO CUSTOU AQUELAS PEDRAS, E AREIAS. FEIO DEMAIS.
Concordo com essese comentários aqui postado. Os bancos estã oparecendo um jardim de infância. Pelo amor de Deus precisa ser feito alguma coisa pra mudar esse cenário!
Não tem motivos para supresa, poi esse prefeito…… Tenho fé em Nossa Senhora e tenho certeza que ela não ta gostando do que fizeram. O castigo vem aí nas urnas. Eita Julio Lóssio.
ESTE CLARO DEVE SER O PAISSAGISTA.
Gostaria de saber de onde veio a inspiração desta paisagista por sinal de muito mal gosto. Ela esta deixando um dos nossos cartões postais mais admirados um verdadeira horror. Vou até sugerir que mudemos o nome da praça para praça das PEDRAS. Que coisa!!!!!!!!!!.
Não adianta só pintar, iluminar e colocar pedras. Cadê o VERDE?
” A praça Dom Malan está morrendo”
A praça Maria Auxiliadora sempre me pareceu ter um aspecto agreste (falando do ponto de vista estético mesmo). Acho que as melhorias paisagísticas que estão sendo feitas até saiam um pouco do roteiro do que estamos acostumados. Inovar é bom, trazer novas perspectivas sempre é interessante. A dúvida que fica sempre é: e as demais praças da cidade? As que não aparecem? Será que se está pensando no paisagismo delas, ou a fachada da Capital do Sertão é mais importante do que seus quartos, onde vivem aqueles que, de fato, constituem a força que é Petrolina?…
Eu passei por essa praça e vi aquelas terras com pedras no chão e pensei que estavam começando uma reforma não imaginei que ali já era o resultado final, que ja´ estava pronto. Tá uma bagunça, fora que aquelas pedras são um perigo servem até de armas.
srsrsr eu pensei da mesma forma!
Realmente é um projeto de mau gosto!Perdi a vontade de olhar para a praça.
Meu Deus! O paisagismo da praça é de péssimo gosto! A praça antes era menos feia. E quando pintaram os rodapés naquele verde-vômito? Aff! Até eles se tocaram e pintaram depois de branco. Dá vontade de chorar quando passo todo dia por ali. Transformaram uma praça tão central e visível em nossa cidade numa maquete do deserto. Não condeno a intenção de colocar a flora da região, mas, sinceramente, eu não vejo uma paisagem feia daquelas na nossa região, que por sinal é muito verde por causa da irrigação. É triste saber que o meu dinheiro serviu pra comprar areia, pedras feiosas e pagar o “gênio” idealizador. Minha irmã de 18 anos, estudante do 2o período de Arquitetura, faz melhor. Até eu, que não entendo nada de urbanismo, faria muito melhor. Tenho vergonha dessa praça enfeiando minha amada Petrolina.
Queremos uma cidade mais verde…petrolina é uma cidade linda mais ta mal cuidade e com um projeto deste deixa nossa cidade mais seca….gramas nas praças e monumentos, coqueiros e arvores.
Cidade verde urgente!!!!
sr. prefeito nas urnas nao vamos esquecer este seus desmandos
Essa é muito boa, Petrolina a Metrópole, só na cabeça dela.
Horripilante mesmo !!! credo! que falta de criatividade.Cadê os ipês, as acácias, isso é que embeleza a cidade.
Essa praça um dia já foi bela e aconchegante, hoje dá dó!
Passo por ela todos os dias e me bate uma angústia imensa quando vejo areia nos canteiros e essa “obra” que foi feita para “revitalizar” a praça… Parece que como mencionaram acima estamos em Morte e Vida Severina ou em Vidas Secas…
Pelo amor de Deus! Isso é uma ode o mau gosto e um tapa na cara da sociedade. Nós petrolinenses merecemos um espaço mais bem cuidado. Pra que essa inovação? Não seria mais agradável aos nossos olhos que tudo fosse apenas revitaliazado sem por aquelas pedras horrendas, sem que tivessemos que ver os bancos pintados com as tintas que sobraram da prefeitura, sem que houvesse aquele pote de barro fazendo as vezes de fonte?
Cadê os vereadores? Cadê a população?
Queremos saber quanto custou essa “genial reforma” e quem foi o autor dessa bestialidade sem par.
Pelo que fiquei sabendo nenhum arquiteto importante da cidade aprovou o projeto. E porque já pintaram de branco os contornos
dos jardins, antes pintados de verde. Ali sempre foram usados as
cores azul celeste ou branca( predominante). O que falta é mais plantas e recuperar a fonte.
Interessante que muitos, inclusive o idealizador desta “arte”, falam que grama, arvores…são caras e não sobrevivem ao clima, mas se você cruzar a ponte for ao centro de juazeiro, próximo a igreja, existem arvores belíssimas, com sobra e toda a vida do mundo. Somos a terra do impossível, o aosis do sertão, já provamos por A+B que tudo que aqui se planta nasce. Temos que organizar um ato de repudio a esta obra que desagrada a todos os Petrolinenses. Se não não protestarmos, o próximo passo será transformar a Catedral em um Bar e dos bem coloridos! Diga NÃO a morte da praça Don Mallan.
Mais um lixo da prefeitura de Petrolina….
A culpa é de quem votou nesse prefeito!
Fiquei curiosa para saber quanto custou esse projeto,o q era pra realçar,embelezar….acabou por “Matar” o visual de uma praça tão importante da cidade.Poderia sim,ter usado esses materiais e outras plantas q se adaptam bem ao nosso clima,mas a dosagem aí não equilibrou.Praça além de chamar atenção pelo visual tem q ser agradável,mas do jeito q está acaba deixando mais quente,mais feio,mais,mais,…o erro está aí,exagerou!
O jardim da casa do responsável por esse projeto,será q é assim?
Pessoal além de comentarmos aqui, acho que poderíamos unirmos e fazer algum ato em favor da praça.
Essas pedras deve ser os pecados do Prefeito c/Petrolina…….. Seria legal que ele pudesse carrega-las nas costas….. Prefeito Fracooooooooooooooo……………. Petrolina nao merece essa pegadinha nao……………
Prefeito saia da prefeitura e veja a praça!
A praça ficou muito feia, com aspecto de abandonada…Fiquei curiosa para saber quanto custou esse projeto,o q era pra realçar,embelezar….acabou por “Matar” o visual de uma praça tão importante da cidade.Poderia sim,ter usado esses materiais e outras plantas q se adaptam bem ao nosso clima,mas a dosagem aí não equilibrou.Praça além de chamar atenção pelo visual tem q ser agradável,mas do jeito q está acaba deixando mais quente,mais feio,mais,mais,…o erro está aí,exagerou!
A praça está muito feia, com aspecto de abandonada… e não combina com a nossa realidade, pois temos um rio… e ficou parecendo o sertão onde não passa agua nem perto… ESTÁ HORRÍVEL!!!
Pelo amor de Deus… revejam essa praça, pois é um local turistico… e está muito feia…
Tantas plantas naturais da região!! colocam pedras grosseiras sem sentimento artístico, ornamentação rude igual a cabeça dos que criaram tal feito. É a praça da besteira?? pensei q só existisse o monumento da besteira.
Amigos olhem o jardim em volta da prefeitura(tambem estar abandonado) a grama estar morrendo , o lixo em volta do
jardim e as ervas daninhas( conhecidas por tiririca) estao em toda
parte, cuidem do jardim da prefeitura que era lindo na administraça do prefeito FERNADO BEZERRA COELHO. Daqui a pouco vao colo-
car pedra e xique-xique la tambem. A prefeitura é um bem publico…
Adorei a iniciativa de chamar atenção sobre essa reforma horrorosa
que estão tentando fazer com nossas praças.
Por favor senhor prefeito faça nossas praças voltar a serem bonitas;
arborizadas e aconchegantes .
Precisamos de lugares que remetam a idéia de verdadeiros cartões postais,com antes.
Se querem MUDANÇA que pelo menos seja para melhor.
Está uma VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!
Essas Praças da nossa bela cidade de Petrolina elas são cartões postais.
Projetos oba,oba como esse não deve ser feito.
revejam o horror que fizerão imaginem o valor que foi retirado… Isso não existe.
Será que contratarão a mesma pessoa do monumento da besteira?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
as nossas praças estão abandonadas a muito tempo. vejam as praças defronte a prefeitura….Nossa cidade era para ser modelo em verde…..devido ao clima extremamente seco, as arvóres melhoram o clima, diminuem o teor de gás carbônico no ar e por fim embelezam e dão sombra nos dias quentes. A entrada da cidade é o cartão postal, aquele espaço vizinho ao trevo era para ser nosso cartao de visita, com muitas arvóres e especiímes floriferas… é uma pena a falta de conhecimento das pessoas que cuidam do verde na cidade.
Nosso prefeito no início do seu mandato teve a oportunidade de conhecer uma cidade que cuida do meio ambiente, Curitiba,,,o que ele aprendeu ….a praça D. Malam precisa de muito verde, não só de pedras… a nossa cidade e da Irrigação.