O deputado federal João Fernando Coutinho (PSB-PE) apresentou, na última quarta-feira (1), um projeto de lei que pode obrigar todas as indústrias e empresas que se instalem em território nacional a contratar no mínimo 20% dos seus empregados, que sejam formados em instituições de ensino técnico.
Como forma de incentivo ao ensino profissionalizante no país, a medida visa também a impulsionar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. De acordo com a proposta, a contratação dos profissionais se dará através de parcerias estabelecidas entre as Escolas Técnicas e as empresas e/ou indústrias. A obrigatoriedade atingirá a todas as empresas que recebam isenções ou qualquer outro critério de incentivos fiscais.
Além de estimular a educação, a inciativa ainda vai qualificar os trabalhadores de todo o país através de convênio estabelecido com instituições como Senai, Sesc e Sebrae. O projeto de lei será distribuído para as comissões temáticas da Casa e depois seguirá para a aprovação do Plenário. As informações são da assessoria do deputado.


