Idealizado pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), o projeto nº 638/98 – que submete a população a um plebiscito visando à criação do estado do Rio São Francisco – é um dos que tramitam na Câmara de Deputados. E pode seguir o mesmo caminho de outros projetos aprovados pela Casa: o que pede plebiscito para a criação, no Pará, dos estados de Tapajós e Carajás.
Assim como o projeto de Gonzaga, outro sugere que seja criado o estado da Gurgueia, no sul do Piauí, de autoria de Paes Landim (PTB-PI).
Já os projetos sobre a criação do estado do Mato Grosso do Norte e do Maranhão do Sul, são respectivamente do ex-deputado Rogério Silva (PP-MT) e Sebastião Madeira (PSDB-MA). A reivindicação para o desmembramento de estados é antiga e tada a sair do papel porque faltam detalhes importantes para que se consumem, como um estudo de viabilidade econômica e o impacto dos custos disso para a União.
Além disso, a criação de novos estados traria uma nova configuração ao Senado, já que cada unidade federativa tem direto a três senadores. Em relação à Câmara, as 513 cadeiras de deputado seriam redistribuídas. (com informações/JC)




Seria interessante incluir Petrolina e Juazeiro, como capital do futuro Estado do São Francisco.
Êta,que todo mundo quer uma boquinha por aí.Seja num estado ou município novo.Trabalhar que é bom,ninguém quer!
Este projeto pode ser deste deputado, porém, inumeros outros já tramitam na Câmara dos Deputados, é reinvindicação antiga da bancada baiana.
Como é que pode isso , um deputado de pernambuco querendo dividir a bahia? É nao ter o que fazer no seu estado, será que sua cidade petrolina estar uma maravilha? deputado gaste seu tempo com pernambuco, pois estar precisando de muito trabalho e empenho das autoridades
Não concordo com a criação de novos estados. O que eu acho que deveria ser incentivado é a criação de novos municípios, um
Poderia incluir Petrolina nesse Estado do São Francisco. Juazeiro não por estar do outro lado do Velho Chico. Seríamos a maior cidade desse novo estado.
Sou totalmente contra, isso só favorece os políticos, criam-se câmaras de vereadores, deputados estaduais, federais , senadores, vice-governadores e governadores, ou seja uma legião de ladrões para saquear os cofres públicos. Sou Petrolinense e orgulho de ser Pernambucano vai procurar o que fazer Deputado.
100% PERNAMBUCO
No caso do Pará a divisão se faz necessária em razão do tamanho do estado, no caso de Pernambuco, sinceramente? não vejo vantagem.
Vantagem sim, Petrolina e o Vale só teria a ganhar. Quem já é capital não deseja que os outros tenha esse direito. Pergunte se Recife quer unir o Nordeste pra formar um só Estado, mas sem ser Recife a capital. Quem domina só pensa no seu umbigo! O Brasil deveria ter no mínimo 50 estados-federais, assim como os EUA. Quem é contra é egoísta e só pensa no seu interesse. Que venha mais estados e mais municípios.
Novos estados só servirão para aumentar ainda mais o numero de vagabundos vivendo em nossas costas…
Seu JOAO JOSÉ pelo jeito vc também ta afim que conseguir uma vaguinha na politica, porque essa ideia ABISURDA de Gonzaga Patriota não passa de meros intereses politicos, agora pense mesmo como que vai criar um estado do Vale do São Francisco, se o rio começa em Minas Gerais, vai cobrir todos esses estados por onde ele passa? tem coisas mais importantes para serem aprovadas pelo congresso, do que ficar criando novas e tirando o foco dos mais importantes, ou seja, eles muito ganham e pouco trabalham.
Quem é contra a criação do estado do São francisco é porque não conhece os estados criados da divisão de grandes que existiam. Veja o caso do mato grosso e goiás. O estado de Tocantins é um grande exemplo oriundo da divisão de Goiás. Com a criação de um novo estado, os olhos da economia serão voltados para ele e consequentemente novos investimentos. Políticos que roubam existe em todos os cantos independente da região. Eu imagino Petrolina e Juazeiro sendo uma única cidade .Seria uma grande capital.
Quais seriam as vantagens? Gostaria que fossem apresentadas para apreciarmos.
´Sh. Eraldo e Sh. Joao josé temos q estudar mais e pensar muito mais, esse deputado q só esta pensando no seu bem proprio, isso tudo é pq ele q ser governador esta na cara…
Isso é para a maioria dos baianos pesquisar o seu governantes antes de volta, esse deputado mesmo é de pernambuco, mais foi eleito pela bahia.
Nem Petrolina e muito menos Juazeiro participam dessa festa do São Francisco, a proposta é dividar a Bahia.
O desmembramento da Bahia em um novo Estado – É uma excelente negócio para os municípios beneficiados pelo Estado do São Francisco, que viria a ter 173 mil quilômetros quadrados, um PIB de R$ 10 bilhões e seria composto inicialmente de 31 municípios, boa parte deles integrantes da chamada nova fronteira agrícola baiana: produzem e exportam soja e algodão, têm polos de fruticultura e crescem em agroindústria. – Tem uma população superior a mais de 1,2 milhão de habitantes, mais que o Uruguai.
Nesse município de gente que adoram ser Baianos pobres de políticas que geram desenvolvimento, é bom pensar no futuro que querem para seus filhos, se vão continuar fazendo o parte da BAHIA DOS EXCLUÍDOS, ou se querem um novo estado mais próximo do cidadãos com capacidade de formular políticas: de Educação, segurança e saúde. Na área de segurança não tem nem agentes e escrivães imaginem delegados. As estradas são uma porcaria, a educação é muito fraca. É BOM PENSAR COM CARINHO.