A Comissão de Viação de Transportes (CVT) aprovou, na quarta-feira (2), o Projeto de Decreto Legislativo 234/15, de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), que susta a aplicação da resolução nº 556 de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida tornou facultativo o uso do extintor de incêndio para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
Gonzaga explica que, com essa medida, o Contran desobrigou o uso de extintores de incêndio nos veículos de passeio, o que causou um grande transtorno aos proprietários, fabricantes e comerciantes deste equipamento. “O Contran adotou unilateralmente essa medida que, além de causar insegurança no transito, traz prejuízo aos proprietários de veículos, gera desemprego, queda na arrecadação de impostos e quebra de confiança nas atitudes adotadas pelo órgão“.
O deputado sertanejo foi relator do PL que tem como objetivo tornar opcional o uso de extintores em veículos no Brasil. A medida foi rejeitada pela CVT, o que, para o parlamentar, indica que a obrigação do equipamento é de extrema importância na segurança dos ocupantes de veículos.
Conforme Boletim Saúde e Segurança do Consumidor, do Ministério da Justiça, em 2014 aproximadamente R$ 1,4 milhão de proproeitários de veículos foram chamados em recall, sendo 48% por motivo de risco de incêndio. “Desta forma, desobrigar o uso dos extintores é promover a insegurança em nossos veículos“, declara. De acordo com Gonzaga, o Governo Federal também perderá algo em torno de R$ 30 milhões em arrecadação com os impostos oriundos da cadeira produtiva dos extintores. Além disso, ele destaca que, caso a Resolução resista, existirá uma perda de postos de trabalho no setor em torno de 10 mil empregos.
Segundo o socialista, é um absurdo o Contran editar a medida para desobrigar o uso do equipamento de segurança. Ele ainda leva em consideração o fato de que a Câmara dos Deputados determinou o arquivamento do PL que tornava opcional o uso dos extintores. (foto: Assessoria/divulgação arquivo)



ideia péssima. Nunca mais voto neste candidato e convoco toda a população de Petrolina a fazer o mesmo.
É de dar desânimo a atitude desse deputado. Já temos IPTU, IPVA, mensalidade de escola, combustível caro, e esse incompetente vai atrás de mais despesas para a população brasileira. Deve estar recebendo algo em troco. O contran suspendeu o extintor em virtude dos condutores não saberem utilizar o mesmo e os veiculos serem providos de sistema de segurança que corta o combustível em caso de acidente, portanto o uso do extintor é um risco maior da o condutor. É um bando que não serve pra nada. Fecha o congresso.
Com tanta coisa para ser resolvida no nordeste brasileiro um deputado tira seu tempo para complicar a vida do povo que já paga taxa de todo tipo, como se pode defender uma ideia que em lugar civilizado nenhum do mundo é tida como obrigatária. Deputado eu sei que o senhor e trabalhador, olhe pelo Petrolinenses que paga uma das gasolina mais caras do Brasil, gaste seu precioso tempo em beneficio do povo.
FICA QUIETO, GONZAGUINHA!!!. O POVO BRASILEIRO JÁ APROVOU A IDÉIA DA EXTINÇÃO DO EXTINTOR!!
NA HORA QUE UM CARRO PEGAR FOGO….NINGUÉM FICA POR PERTO…POUCOS SÃO OA QUE SABEM MANUSEAR O CILINDRO…ENFIM!
FAÇA UMA PESQUISA, AMIGO GONZAGA!!
QUANTOS CARROS EXISTIRAM ATÉ HOJE NO BRASIL E QUANTOS PEGARAM FOGO!!!.
NAO CHEGA NEM A 0,001%. DE 100 MIL CARROS OCORRE UM INCENDIO. ADEMAISA..HÁ SEGURO ETC E TAL.
DEIXA QUIETO, GONZAGA!!!
O que eu tenho a ver se os empresários e a cadeia produtiva de extintores estão sofrendo com a resolução do CONTRAN? Deve prevalecer o livre arbítrio: eu compro se quiser. Quer bancar os empresários, tire do seu bolso nobre deputado. Vá procurar o que fazer!!!
oooooohhhh
no meu rio grande do sul o pessoal taca fogo nos carros pro seguro dar outro mais novo ou novo!
Vai não vai um carro sem ver pra que incendeia!. Quem ganha com isto? o dono do carro.
Olvida, deputado!!. a comissão das fábricas o senhor receberá em outro projeto de lei..wowwoowowo
Já sei que não votarei em você gonzaguinha.
GONZAGUINHA: TU PENSA QUE TODO MUNDO TEM O SALÁRIO ENORME QUE VOCÊ TEM, RAPAZ? VOTAR EM VOCÊ? NUNCA MAIS!!!!
Este deputado só faz coisa pra vim imposto ele foi quem feiz estas leis q acaba com agente donos de carro multas cara e tudo mas não faz nada este homem nois não vê uma obra dele
È preciso que alguém diga a esse “nobre deputado”, que ele foi eleito para defender interesses do cidadão e não dos fabricantes de extintores ou seja o empresário, como ele mesmo declara. Está parecendo os colegas do congresso que defendem as empreiteiras, e não as estatais. Isto é a mesma coisa que, por ex: Em um pais que exista a pena de enforcamento, está pena não poder ser abolida porque o fabricante de forcas não terá mais a quem vender, é totalmente absurda essa concepção do deputado.
População de Diadema é a favor da obrigatoriedade de extintoresmais de 600 famílias aguardam a lei pra voltar ao mercado de trabalho