Programa oferece EJA profissionalizante gratuita em Pernambuco; vagas em Petrolina

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2026 às 20:30

Foto: divulgação

O Programa ‘SEJA Pro+ Trabalho e Emprego’ está com inscrições abertas para 500 vagas gratuitas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com qualificação profissional em Pernambuco. A iniciativa contempla Petrolina e outros municípios do Estado, ampliando o acesso à escolarização e à formação profissional para jovens que desejam retomar os estudos e se preparar para o mercado de trabalho.

Voltado para pessoas de 18 a 29 anos, o programa é realizado pelo Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi-PE), em parceria com o Senai-PE, o Conselho Nacional do Sesi e o Ministério do Trabalho e Emprego. Além da formação educacional e profissional, os estudantes selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 100,00. Em Petrolina estão sendo ofertadas 100 vagas, distribuídas entre os cursos de Pedreiro de Alvenaria e Padeiro, ambos com duração de dois meses. As aulas combinam atividades online e encontros presenciais, garantindo flexibilidade para os participantes.

Além de Petrolina, o programa também atende cidades como Goiana, Paulista, Recife, Caruaru e outras localidades, com cursos nas áreas de alvenaria, eletricidade predial, pintura imobiliária, almoxarifado e instalação de sistemas fotovoltaicos, de acordo com a unidade do Senai em cada município. A EJA Profissionalizante ofertada pelo Sesi-PE abrange o Ensino Fundamental (anos finais) e o Ensino Médio, possibilitando que os estudantes concluam a escolaridade básica ao mesmo tempo em que se qualificam para o trabalho. As inscrições seguem abertas até o dia 28 de fevereiro e devem ser realizadas exclusivamente pelo site pe.sesi.org.br.

A superintendente do Sesi-PE, Claudia Cartaxo, ressalta que o programa é uma forma de ampliar a escolaridade e criar novas oportunidades para jovens que precisaram deixar a escola e agora buscam um recomeço profissional. “O SEJA Pro+ é uma oportunidade de gerar crescimento profissional para os pernambucanos, aumentando as chances de se inserir no mercado de trabalho e, consequentemente, de melhorar o próprio futuro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários