Programa Chapéu de Palha da fruticultura com novidades em 2010

por Carlos Britto // 28 de dezembro de 2009 às 16:33

100_4280Não poderiam ser melhores as expectativas do programa Chapéu de Palha para os trabalhadores da fruticultura irrigada em 2010. Essa, pelo menos, é a conclusão da suplente da secretaria de Assalariados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), Simone Paim, que trouxe novidades sobre o assunto no programa Carlos Britto no Ar, pela Grande Rio AM, semana passada.

Um dos pontos a comemorar, segundo Simone, foi a inclusão de novas categorias que ficaram de fora em 2009, graças a um acordo entre o sindicato e o Governo do Estado. Entre os incluídos estão os tratoristas e as embaladeiras.

Outro avanço é o valor do benefício a ser pago durante a entressafra na produção. No ano passado, os trabalhadores receberam três parcelas de R$ 232,50. Agora, esse valor será metade do salário mínimo – que a partir de 1º de janeiro de 2010 passa para R$ 510 – pago em quatro vezes.

Simone aproveitou para esclarecer alguns detalhes sobre os beneficiados do Chapéu de Palha sertanejo. Ela ressaltou que somente terão direito a se cadastrar no programa os trabalhadores demitidos entre o período de 1º de junho de 2009 a 12 de janeiro de 2010.

Também será levado em conta, segundo Simone, quem for cadastrado em algum programa do governo federal – como o Bolsa-Família, por exemplo. Nesse caso o beneficiário do Chapéu de Palha receberá apenas a diferença no valor estipulado. A representante do STR disse ainda que quem trabalha em Juazeiro na fruticultura, mas mora em Petrolina, também poderá se cadastrar, mas o contrário não poderá acontecer.

Programa Chapéu de Palha da fruticultura com novidades em 2010

  1. embaladeiras disse:

    Afinal todas categorias fazem parte da cedeia produtiva da fruticultura irrigada. não podemos permitir a exclusão de nenhum trabalhador. O governo atendeu o apelo feito!!!

  2. Antenado disse:

    Parabéns à deputada estadual ISABEL CRISTINA-PT, que fez a emenda à Lei e incluiu os tratoristas e embaladeiras no programa Chapéu de Palha. Essa é uma ação parlamentar que os trabalhadores de Petrolina e do Vale não irão esquecer.

  3. Petrolinense disse:

    Os trabalhadores da região reivindicaram corretamente e a deputada Isabel Cristina soube trabalhar junto ao Governador ampliando esse importante programa. Justiça seja feita. Foi uma importande intervenção desta deputada.

  4. juscieldon da silva nascimento disse:

    oi muito obrigado por todo q voces tem feito para nossa populasao petrolinese mas nao podemos nos esquese das pessoas d baixa renda q nao tem com diçao d alugar uma casa as pessoas q maram em parracos no bairro caxeado d petrolina vamao trabalhar mas para dar o direito da casa propria e direito do sidadao agradeso fiqui com deus

  5. maria wanderly dos s. silva disse:

    O chapeu de palha, vem em boa hora. porém, um pouco demorado, mas, muito esperado.Este programa q veio para benefeciar todos os Trab. Rurais, foi a melhor coisa q já aconteceu. Porém, ñ é porque vamos receber dinheiro sem trabalhar. E sim, diria, uma necessidade ou até mesmo, um Direito. Pois, imagine um pai de família, trabalhar de 03 á 05 meses em ano. É muito difícel adinviar! E só Deus sabe, como passamos o resto do ano sem trabalho. Portanto, agradeço de coração, o abençoado q tomou a frente dos pequenos!

  6. Emanuela disse:

    Boa noite.Sou instrutora o programa chapeu de palha.Onde estou situada está simplismente uma bagunça.Caminho pro local do destinado a quase duas semanas.Ñ sabemos na verdade onde sequer iremos nos localizar de verdade.Os alunos comparecem em peso,porém ñ temos nada a oferece-los.Estamos apenas ganhando tempo,e até hoje ñ fizemos nada em sala,pois nada nos foi passado por a coordenação ate o momento.Nem mesmo o lanche nunca foi recebido pelos alunos,que muitoas vezes veem diretamente do trabalho.Tbm ñ temos recreadores para ficarem com as crianças.Sinceramente estou desacreditada desse programa.Pelo fato da desorganização ser muito grande.Sabemos que a verba existe,mais os responsáveis ñ liberam o dinheiro,e fica todas essas pendências para todos nós.Espero que ao menos nosso pagamento entre em nossa conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários