Na próxima quinta-feira (16), o programa água doce realizará uma capacitação para 20 participantes na escola municipal da comunidade de Atalho. O treinamento acontece pelo período da manhã, onde será realizada a parte teórica, e á tarde, a prática. A capacitação tem como foco os operadores dos sistemas de dessalinizadores instalados na localidade e região.
Os ajustes foram definidos em uma reunião realizada nesta terça-feira (15) na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), que contou com a participação da secretária Tereza Carvalho e a técnica Ministério do Meio Ambiente, Solange Amarillis, e técnicos da mobilização social. Ainda na terça-feira, uma reunião com a comunidade de Atalho terá como tema a discussão de como utilizar a água.
O programa Água Doce é coordenado em Petrolina pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, executado em parceria com a Embrapa, Fundação Banco do Brasil e Ministério do Meio Ambiente, que realiza a dessalinização de água salobra, transformando-a em potável, o aproveitamento de rejeitos (parte da água salobra) em tanques para a criação de tilápia vermelha e a reutilização da água salobra já enriquecida com materiais orgânicos provenientes da psicultura, para implantação de Erva-Sal, destinada a forragem para engorda de caprinos e ovinos.


