Professores baianos estão entre os piores do Brasil

por Carlos Britto // 19 de fevereiro de 2011 às 22:06

A Bahia é o estado que tem a pior equipe de professores na rede pública de ensino, de acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, deste sábado (19). A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determina que os docentes que dão aulas do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio têm de ter formação superior. No estado, 50,8% dos 96,5 mil professores dessas séries não terminaram a faculdade, os sequer começaram – a média nacional é de 16,8%. São Paulo, o melhor estado, tem taxa de 2,25%. Os dados são de janeiro deste ano. A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Almeida e Silva, reconheceu a ilegalidade da utilização dos profissionais sem nível superior, mas afirmou que há programas em curso para amenizar a situação.

Professores baianos estão entre os piores do Brasil

  1. Bruno disse:

    Essa frase “pior equipe de professores”, soa muito forte. Eu não os chamaria assim, já que conheço muitos professores que não tem ensino superior, mas que sabem fazer uma aula melhor que muitos que são formados. Dentre esses estão os que fizeram o magistério, que prepara o professor tanto quanto o ensino superior. O que está faltando é o governo valorizar esses heróis e heroínas, já que os mestres e doutores não vão as salas de aulas do ensino básico pegar na mão de nossos alunos para ensiná-los a escrever.
    O ensino superior precisa chegar aos nossos professores sim, mas sem denegri-los, hoje, como “piores”.
    Quem conhece o interior da Bahia, sabe a dificuldade que esses profissionais passaram na vida para conseguir, pelo menos, o magistério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários