Professora diz que SUS não terá condições de atender massa de infectados por novo coronavírus e alerta para prevenção

por Carlos Britto // 16 de março de 2020 às 20:49

Foto: Ilustrativa

A Professora e leitora assídua do Blog, Mary Ann Saraiva, chama atenção para um detalhe importantíssimo em relação ao novo coronavírus (Covid-19). O Sistema Único de Saúde (SUS) não tem condições de atender uma demanda em massa de infectados. Por este motivo, ela clama para a conscientização das pessoas em manter hábitos preventivos que podem evitar esse cenário.

Confiram:

Em 1.000.000 de pessoas, se 10% se infectar pelo vírus teremos 100.000 pessoas com coronavírus, sendo que 80% delas apresentarão sintomas leves e 20% terão um quadro de gripe maior (20 mil pessoas). Desses 20 mil doentes, 5% deverão complicar problemas respiratórios (taxa esperada), ou seja, precisará de 1.000 leitos de UTI, e só temos 87, sendo que os do SUS estão sempre cheios de pessoas acidentadas, com AVC, etc.

Então, cada um de você é também responsável para convencer a família e amigos chegados.

Para tratar quem vai precisar, é necessário que poucos sejam infectados. Isso só se consegue com redução do convívio social.

Mais vale perder alguns dias de plena liberdade de ir e vir do que ter essa liberdade e ver pessoas queridas partirem antes da hora, de COVID-19.

Professora Mary Ann Saraiva/M.Sc. em Biologia Animal pela UFPE

Professora diz que SUS não terá condições de atender massa de infectados por novo coronavírus e alerta para prevenção

  1. Defensor da liberdade disse:

    Descobriu isso agora? O SUS não deu conta da epidemia de zika e chikungunya, quem dirá de uma pandemia de um vírus desconhecido.

    Aconselho as pessoas a se cuidarem, o inverno está vindo aí, e as chances de contrair o vírus irão quadruplicar.

  2. MARIA disse:

    Concordo! ! E há pessoas ignorando tudo isso, aqueles que dizem : isso não é com meu umbigo.

  3. maria disse:

    A petrolina e juazeiro não tem condições de lida com uma doença desse porte, tirar-se pelo o diagnostico da upa e sempre o mesmo injeção, apos injeção alta. raramente os médicos da upa examinam o paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários